Entrevista: Eurípedes Alves - Terra Bioernergia

Série de entrevistas com o objetivo de apresentar empreendedores que atuam no mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.

Entrevista: Eurípedes Alves - Terra Bioernergia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entrevista

Série BiogásBusinessBrasil

A Série BiogásBusinessBrasil é uma iniciativa do Portal Energia e Biogás com o objetivo de oportunizar um espaço para apresentar empresas e empreendedores que se destacam com soluções para o mercado de digestão anaeróbia e produção de biogás.
Soluções para redução de passivos ambientais por meio da digestão anaeróbia, produção de bioenergia, produção de biofertilizante, desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na produção de biogás são alguns exemplos de ações estratégicas para processo de descarbonização e economia circular que muitas empresas demandam e algumas já adotaram.
Conheça um pouco da jornada de empresários que buscaram informações, estabeleceram metas,  atuaram com planejamento e monitoramento sistemáticos para desenvolver oportunidades. Encararam desafios que demandaram iniciativa, persistência, comprometimento, independência, autoconfiança e persuasão. Com muita empatia conseguira estabelecer uma rede de contatos essenciais para seus negócios e passaram a desenvolver projetos com exigência de qualidade e eficiência. Hoje conseguem entregar excelentes resultados, graças a experiência e conhecimentos calibrados para minimizar riscos. 



Neste primeiro Episódio da série temos o prazer de apresentar:

TERRA BIOENERGIA

Nova Mutum - Mato Grosso

A empresa oferece serviços na área de projetos, gestão e acompanhamento de obras voltadas ao tratamento de efluentes e resíduos orgânicos, associados com a produção de biogás e a geração de energia (térmica ou energia elétrica).

Possui ampla experiência no dimensionamento e implantação de estações de tratamento de efluentes (ETEs), tratamento de resíduos orgânicos por meio de lagoas ou reatores anaeróbios.

Desenvolve projetos de digestão anaeróbia via rota úmida ou seca. Assim como, atua na captação de biogás e produção de biometano. No seu portfólio conta com projetos executados nos estados: Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Pernambuco, etc.

ENTREVISTA

Eurípedes Alves

Diretor de Projeto - Terra Bioenergia

Portal: Como surgiu a Terra Bioenergia?

Eurípedes Alves: O nome (TERRA BIOENERGIA) traduz a paixão por decidir pelo biogás assemelha paixão de Cabral pela sua descoberta “brasil” como Terra de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz, desta forma, surgiu a Terra Bioenergia.

O nome simboliza a importância do biogás na minha vida naquele momento, uma mistura de amor e curiosidade sobre o tema.

Portal: Quais foram as principais motivações para desenvolver negócios (projetos) na área de biogás?

Eurípedes Alves: Quando um dia ouvindo uma reportagem, isto lá em 1980... Uma mulher na Alemanha tinha três vacas no estábulo e ela disse; "Meu sonho é ter quatro vacas, porque hoje eu tenho três e gero energia que atende a demanda do sítio e utensílios básicos da casa, com 4 eu poderia assistir a novela".

Esse foi o estopim para que eu olhasse com seriedade para o biogás.

Como consultor rural com foco na pecuária de corte, o biogás fazia parte dos meus projetos para propriedade que não tinha energia elétrica.

Foto: Divulgação/ Terra Bioenergia

Portal: No início da sua carreira, quais foram os maiores desafios para desenvolver projetos de biogás?

Eurípedes Alves: Encontrar literatura que abordasse o tema de forma responsável. Em vários documentos você encontra distorções ou falta de responsabilidade por parte de quem editou. Após dois anos de muita leitura, passei a desenvolver projeto em escala real, porém continuei lendo trabalhos não só do Brasil, mas outros como Alemanha, Holanda, Portugal e outros.

Portal: Atualmente, quais são os maiores desafios para atuar no mercado de biogás, no Brasil?

Eurípedes Alves: Você vender soluções que agregam resultados para o produtor, sem um aporte de referência tecnológica que valide seu processo.

Portal: Quais as soluções para o mercado de biogás que a Terra Bioenergia fornece?

Eurípedes Alves: Hoje temos soluções para os mais diversos resíduos de origem orgânica que foram desenvolvidas por nós e hoje aplicadas em digestores, lagoa coberta existentes ou que implantamos que nos dão resultados equivalentes aos valores alcançados em reatores de alta performance, como os de terceira geração que trabalha leito fluidizado, fluxo ascendente de leito expandido.

Lembrando que não inventamos nada, apenas adaptamos o conceito utilizado nos reatores verticais em digestor horizontal.

Temos modelos que opera no sistema extra seco para tratar cama de aviário, aves de postura em sistema automatizado, resíduo de confinamento bovino calçado ou não, e de produção leiteria sem separação da fração solida.

Resumindo temos soluções para todos os tipos de resíduos incluindo vinhaça e torta do filtro.

Portal: Quantos projetos foram desenvolvidos? Qual a capacidade de geração de energia elétrica (capacidade instalada em MW)?

Eurípedes Alves: Desenvolvemos trabalhos em 37 unidades de biodigestão, com potencial total de 2.5 a 3.7 MW.

Portal: Fale sobre atual momento do Brasil, estamos em um bom momento para os negócios na área de biogás?

Eurípedes Alves: Para quem trilha o biogás a mais de 20 anos, nunca tivemos um momento tão favorável, onde o mundo está ao nosso favor, independente dos segmentos, a humanidade nos apoia, o jurídico nos apoia, então não tem como ser melhor.

Foto: Divulgação/ Terra Bioenergia

Portal: O produtor rural está se conscientizando sobre o potencial energético dos resíduos que são descartados (desperdiçados na maioria das propriedades rurais)?

Eurípedes Alves: O produtor hoje está consciente que ele tem nos resíduos um produto, porém, na sua cabeça ele possuindo apenas o resíduo e o motor, o resultado financeiro é certo e na realidade esse fato não é bem assim. Demanda muito planejamento, conhecimento técnico e de profissionais com muita vivência e experiência em campo na área de biogás. 

Portal: Em sua opinião, o que precisa no Brasil para que haja uma expansão dos projetos de biogás?

Eurípedes Alves: O que já está acontecendo: muita conscientização e investimento.

Portal: Como a Terra Bioenergia vê o mercado de biogás no Brasil para os próximos 5 anos?

Eurípedes Alves: Vejo o mercado de biogás de forma otimista, como uma jazida de ouro que começou a ser explorada.

Contato:

Terra Bioenergia - Eurípedes Alves 

Nova Mutum - MT

Telefone: +55 (66) 9 9686-6166 

E-mail: [email protected]

Contato comercial: Ana Julia - (65) 9 9641-0572; Ana Carolina - (65) 9 9801-8980 

Redes Sociais: LinkedIn | Instagram

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.