The World Biogas Summit em Birmingham - UK

31-03-2023

Acompanhe os principais fatos divulgados por brasileiros presentes no maior evento de biogás do mundo. The World Biogas Summit and Expo ocorreu entre os dias 29 e 30 de março de 2023.

Reino Unido

World Biogas Association and ADBA

World Biogas Summit em Birmingham/UK

Acompanhe os principais fatos divulgados por brasileiros presentes no maior evento de biogás do mundo. The World Biogas Summit and Expo ocorreu entre os dias 29 e 30 de março de 2023.

⇒ 28/03/2023 - Leidiane Ferronato Mariani: sócia fundadora da Amplum Biogás, representante da Rede Mulheres do Biogás e Instituto 17.

Estou participando da World Biogas Summit em Birmingham / UK. Destaco esse slide apresentado por Kunal Shah da Anaergia UK (Figura 1) em que ele destaca que para acelerar o desenvolvimento do biogás e reduzir impactos das mudanças climáticas, o empreendedorismo será mais importante que as tecnologias.

Concordo com Kunal que precisamos de mais profissionais capacitados(as) e empreendendo para fornecer serviços e produtos para toda a cadeia de biogás no Brasil e em todo mundo. Tecnologias são importantes, mas sem mentes para utilizá-las e adaptá-las a cada necessidade, não serão úteis.

Como empreendedora recente, sinto as dificuldades de seguir por esse caminho mais arriscado, mas acredito que com incentivo de organizações relacionadas ao biogás e ao empreendedorismo no Brasil, podemos criar um ambiente propício e incentivador à criação de empresas (startups ou empresas mais “tradicionais”). Com mais empresas e mais integradores de serviços e tecnologias, teremos projetos mais eficientes e mais projetos.

É essencial e urgente que se crie esse ambiente para termos mais empresas capacitadas e em mais locais do Brasil e, assim, consigamos realizar o potencial de biogás do país.

Ações já realizadas por Sebrae, ABiogás - Associação Brasileira de Biogás, Embrapa Suínos e Aves, CIBiogás - Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação - Biogás e outras Energias Renováveis, são importantes mas precisamos de mais recursos e ações coordenadas nesse sentido de incentivar o empreendedorismo em biogás.

Deixo uma imagem de um dos painéis e do encontro do grupo de brasileiros ontem. O setor vem crescendo e a quantidade de brasileiros nesse evento também.

Figura 1 - Divulgação/ Leidiane Ferronato Mariani

⇒ 29/03/2023 - Leidiane Ferronato Mariani

Painel sobre “Gerenciamento de nutrientes do digestato” no World Biogas Summit trazendo os desafios para a produção de biogás ser considerada totalmente no contexto economia circular.

Há tecnologias e legislação na Europa para valorização do digestato e produção de fertilizantes, mas é necessário pensar nas questões logísticas para se encontrar a viabilidade dos projetos (Figura 2).

Também se falou da importância da separação dos orgânicos antes do RSU ser enviado para aterros sanitários. Esses orgânicos podem gerar biogás com mais eficiência em biodigestores que em aterros e ainda pode haver o reaproveitamento do digestato. E comentaram que há tecnologias para garantir a remoção de contaminantes e patogênicos.

Enfim, como no Brasil, ainda há desafios nessa parte da cadeia do biogás.

No Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano haverá um painel sobre o tema com moderação de Airton Kunz e sugiro participarem.

Figura 2 - Divulgação/ Leidiane Ferronato Mariani

29/03/2023 - Karina Navarro Finco: Pesquisadora de Biogás do CIBiogás

O World Biogas Summit and Expo 2023 está ON e minha mente está explodindo!

Dia 1 em poucas palavras (Figura 3).

A Diretora Executiva da WBA, Charlotte Morton OBE, abriu o Dia 1 convocando toda a indústria para #FazeroBiogásAcontecer nesta década!

Segurança energética, descarbonização e substituição de combustíveis fósseis foram algumas das palavras-chave de seu discurso de abertura.

Jennifer Sara, Diretora Global do Grupo de Mudanças Climáticas do Banco Mundial, falou sobre a mobilização de financiamento para mudanças estruturais, especialmente em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

É preciso apoiar os países a olharem para suas políticas, estabelecerem metas e terem sistemas de garantia para que mudanças reais aconteçam.

Na sala de máquinas, o Dr. Espen Govasmark apresentou um inovador reator de fluxo contínuo de biofilme, que eu achei incrível! São sistemas modulares (mínimo 30m³) integrando um novo design (plug flow + biofilme) que proporciona um aumento de 75% na produção de biogás.

A última apresentação, muito interessante, foi sobre a descarbonização de uma série de processos industriais usando digestão anaeróbia e biogás para produzir, por exemplo, éter dimetílico via gás de síntese >> metanol para ser misturado com GLP ou para produzir hidrogênio renovável.

No final do dia, foi uma ótima experiência. Já estou ansiosa para o dia 2!

Figura 3 - Divulgação/ Karina Navarro Finco

⇒ 29/03/2023 - Gabriel Kropsch: ABiogás - Associação Brasileira de Biogás

Todo ano 105 bilhões de toneladas de resíduos orgânicos são produzidos no mundo pela atividade humana. Só 2% desse volume tem uma destinação e tratamento corretos.

Todo esse recurso pode ser usado para geração de energia limpa através da produção de biogás, com um volume equivalente a 1/3 do consumo de gás natural no mundo, substituindo combustíveis fósseis na Indústria e no transporte.

Como co-produtos desta geração, temos a produção de biofertilizantes, que ajudam a descarbonizar a cadeia produtiva de alimentos, hoje responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa, e de bio-CO2, que tem aplicações na produção de combustíveis avançados e outros bio-produtos.

Além disso, os investimentos na indústria de biogás contribuem com o desenvolvimento regional, reduzindo as migrações de populações afetadas pelos efeitos da mudança climática.

Contudo, todos esses benefícios do biogás ainda não são reconhecidos financeiramente. Os mercados de carbono e, futuramente, de metano, tem como objetivo exatamente cobrir essa lacuna.

Mas enquanto isso, ainda há muitos incentivos e subsídios para a indústria de combustíveis fósseis.
Foi com esse panorama que Charlotte Morton OBE, Presidente da World Biogas Association abriu o Congresso Mundial de Biogas ontem (Figura 4).

Mas eu vejo o copo meio cheio.

No Reino Unido, 15% do potencial de biogas é aproveitado, enquanto no Brasil ainda estamos em 2%. Só que o nosso potencial é MUITO maior, equivalente a 120 milhões de metros cúbicos por dia.

Vamos #FazeroBiogasAcontecer #MakeBiogasHappen
ABiogás - Associação Brasileira de Biogás

Figura 4 - Divulgação/ Gabriel Kropsch

⇒ 29/03/2023 - Leidiane Ferronato Mariani

Reconhecimento internacional do trabalho de mais de dois anos de muitas mulheres e homens na construção da rede Mulheres do Biogás no Brasil! 

Ganhamos a premiação da indústria mundial de biogás na categoria “Herói(ina) do ano”. Receberam esse prêmio comigo Luciana Scheidt e Danieli Rambo em Birmingham no Reino Unido, e mais centenas de pessoas a distância no Brasil (Figura 5).

Iniciativa que nasceu no Instituto 17 pelo Programa de Energia para o Brasil, na parceria entre governo brasileiro e britanico e que agora é apoiada por tantos e tantas. Nossa missão é empoderar mulheres do setor de biogás em busca da igualdade de gênero.

Obrigada The Anaerobic Digestion and Bioresources Association (ADBA) e World Biogas Association! Obrigada a todas as voluntárias da rede!! Nos próximos dias faremos um post listando nossos apoiadores, mas para saber mais, acessem: www.mulheresdobiogas.org.

Figura 5 - Divulgação/ Leidiane Ferronato Mariani

30/03/2023 - The Anaerobic Digestion and Bioresources Association (ADBA)

Congratulations to Rede Mulheres do Biogás (Women in Biogas Network – Brazil) – Incubated by Instituto 17, Sao Paulo, Brazil for winning the AD Hero of the Year Award at the AD and Biogas Industry Awards 2023! #ADBiogasIndustryAwards2023 (Figura 6). Thanks to the category sponsor Future Biogas Ltd.

Figura 6 - Divulgação/ The Anaerobic Digestion and Bioresources Association (ADBA)

31/03/2023 - Cocal

Nosso projeto de produção de biogás, na unidade de Narandiba/SP, foi case no The World Biogas Summit 2023, promovido pela World Biogas Association.

Nosso diretor comercial e de novos produtos, André Gustavo Alves da Silva, e o nosso gerente industrial, Geraldo Homem, participaram do evento (Figura 7) que reuniu empresas de diversos países, com o intuito de destacar a importância do biogás na transição para uma economia carbono zero global.

Nosso case de produção de biogás é motivo de orgulho, pois somos considerados pioneiros na produção do gás renovável a partir de resíduos nobres do processamento da cana-de-açúcar (vinhaça e torta de filtro) no Brasil e confirma como nossas práticas são sustentáveis e contribuem com a matriz energética, para além das fronteiras brasileiras. A matéria completa no site: https://www.cocal.com.br/noticias/cocal-participa-de-forum-mundial-do-biogas-na-inglaterra/ 

Figura 7 - Divulgação/ Cocal

⇒ 01/04/2023 - Leidiane Ferronato Mariani

O “Team Brazil”, como Charlotte Morton OBE da World Biogas Association nos chamou, deu um show a parte no evento mundial da indústria do Biogás em Birmingham / UK.

Eu tive a oportunidade de apresentar a Rede Mulheres do Biogás no painel sobre gênero e Gabriel Kropsch da ABiogás - Associação Brasileira de Biogás, Maurício Carvalho da Gás Verde/ Grupo Urca Energia e André Gustavo Alves da Silva da Cocal , apresentaram dados e cases do Biogás no Brasil no painel sobre Índia e Brasil (Figura 8).

Além desses, estavam no evento também Karina Navarro Finco, Renato Steffen Barnabe, Gustavo BONINI, Geraldo da Cocal, Luciana Scheid e Danieli Rambo.

Estou ansiosa para o evento internacional que ABiogás e WBA anunciaram que ocorrerá durante o Fórum do Biogás de 2023 em São Paulo.

Enquanto esse não chega, o setor de biogás do Brasil se encontrará no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em Foz do Iguaçu e no Seminário Técnico da ABiogás em maio em São Paulo.

Figura 8 - Divulgação/ Cocal

SAIBA MAIS

AGRADECIMENTOS

O Portal Energia e Biogás agradece a Leidiane, a Karina, ai Gabriel e a Cocal por compartilhar um pouco sobre World Biogas Summit, direto de Birmingham / UK.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.