A produção de biogás é economia circular?

11-10-2022

Uma breve reflexão sobre a produção de biogás nos processos produtivos.

Colunista
Biogás em Pauta, por Heleno Quevedo

A produção de biogás é economia circular?

Uma breve reflexão sobre a produção de biogás nos processos produtivos.

Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — Antes de respondermos essa questão é importante avaliarmos alguns conceitos sobre os processos produtivos. O sistema tradicional de produção é caracterizado principalmente por uma sequência linear de  etapas como: extração de matérias-primas, produção, utilização, descarte e poluição.

No sistema de produção baseado no conceito de economia circular são adotadas metodologias que possibilitam produzir, usar, reutilizar, refazer, reciclar para novamente produzir.

Cada uma dessas etapas é vista como parte de um grande processo cíclico presente na produção, na logística, comercialização, gestão dos resíduos e na reintrodução nos processos produtivos.

São formas que possibilitam uma maior eficiência na utilização de recursos naturais e obtenção mais sustentável das matérias-primas. Esse conceito também possui mecanismos para avaliar constantemente a sustentabilidade dos processos, reduzir a geração de resíduos e os impactos ambientais, possibilitar a reciclagem de materiais e de nutrientes, aumentar a eficiência dos processos, possibilitar recuperação energética, reduzir os desperdícios e as perdas de material e energia.

Economia circular na produção de biogás.

Nesse contexto a produção de biogás caracteriza-se como um processo de economia circular, atendendo aos principais itens que caracterizam esse processo.

A produção de biogás obtida a partir do processo de digestão anaeróbio é parte do ciclo do carbono. Um ciclo biogeoquímico no qual o elemento carbono sai do meio ambiente para os organismos vivos, retornando, em seguida, ao meio ambiente. E novamente retornando para as plantas.

Desta forma, biogás caracteriza-se como um combustível renovável, um biocombustível  de origem biológica, não fóssil, produzido a partir de processos bioquímico de reproveitamento da biomassa residual.

O efluente gerado no processo de produção de biogás é o digestato, que em algumas situações pode substituir os fertilizantes industriais. Esse biofertilizante possibilita reciclagem de nutrientes, favorecendo a ciclo do nitrogênio por meio fixação biológica no solo e nas plantas.

O processo industrial de digestão anaeróbia também possibilita a recuperação energética dos resíduos orgânicos. Esses resíduos se não fosse biometanizados em reatores apropriados iriam emitir para atmosfera gases do efeito estufa, gerados durante o seu processo de decomposição.

Ao serem degradados em ambientes controlados (biodigestores rurais ou reatores industriais) ocorre a recuperação do biogás, podendo ser destinado para sistemas de geração de energia elétrica, energia térmica ou produção de combustível veicular (BioGNV).

Desta forma, o processo de produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos atende vários requisitos que caracterizam esse processo como um processo de economia circular.


Referências consultadas

  • BORSCHIVER, Suzana; TAVARES, Aline. Economia circular e o setor energético. 2018.
  • DEUBLEIN, Dieter; STEINHAUSER, Angelika. Biogas from waste and renewable resources: an introduction. John Wiley & Sons, 2011.
  • KUNZ, Airton; STEINMETZ, Ricardo Luis Radis; DO AMARAL, André Cestonaro. Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato. Embrapa Suínos e Aves-Livro científico (ALICE), 2019.
  • WEETMAN, Catherine. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Autêntica Business, 2019.
  • WELLINGER, Arthur; MURPHY, J. Patrick; BAXTER, David (Ed.). The biogas handbook: science, production and applications. Elsevier, 2013.



A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autor: Heleno Quevedo    Publicado em: outubro de 2022.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.