New Holland Agriculture apresenta protótipo de trator movido a GNL e biometano

12-12-2022

Trator a biometano líquido poderá revolucionar o setor agropecuário ao possibilitar autossuficiência energética no campo.

Estudo de Caso
Mobilidade Sustentável no Campo

New Holland Agriculture apresenta protótipo de trator movido a GNL e metano

Solução é fruto de uma parceria entre a CNH Industrial e a Bennamann, permite ao novo modelo de trator ser abastecido com biometano líquido.

O futuro com agricultura sustentável e autossuficiente em energia está cada vez mais próximo. O lançamento do protótipo do "primeiro" trator movida a gás natural liquefeito (GNL) e biometano liquefeito (BioGNL) do mundo trás prespectivas positivo para uso do biogás na mobilidade no campo, possibilitando valor agregado real a produção agropecuária para todos os atores envolvidos.

A transição energética para uma economia de baixo carbono muradá drasticamente a forma como nos relacionamos com os insumos energéticos. Assim como, impactará diretamente na gestão dos resíduos orgânicos com potencial de produzir biocombustíveis. As novas tecnologias possibilitarão um avanço direto nos conceitos de economia circular.

A produção local de energia para atender as demandas locais do produtor rural impactará de forma signifcativa não apenas a balança comercial brasileira, ao reduzir nossa dependência da importação de diesel, mas também impactará na saúde local, nas relações sociais e ambientais, reduzindo a emissão dos gases causadores do efeito estufa.

A pegada de carbono de um agricultor é um fator importante na determinação de sua sustentabilidade. E os agricultores ainda precisam de tratores potentes que possam trabalhar 24 horas por dia para viabilizar a produção no campo com custos baixos. A disponibilidades de resíduos orgânicos para produção de biometano, como combustível de maquinários agrícola, é uma solução ideal para garantir maior potência às máquinas, reduzindo emissões e custos operacionais.

Nesse contexto, a CNH Industrial continua a impulsionar seus clientes para o futuro com equipamentos e serviços inteligentes e sustentáveis. A empresa continua avançando e evoluindo para oferecer soluções de futuro para os agricultores, e seu investimento de longo prazo em P&D em combustíveis renováveis é parte da sus estratégia de desenvolvimento de mercado.

A marca global New Holland Agriculture sempre defendeu os combustíveis renováveis como o futuro da agricultura, estabelecendo em 2006 a sua Clean Energy Leader Strategy. Desde então, a marca acumulou uma vasta experiência e conhecimento neste sector, com o desenvolvimento de conceitos, protótipos e atualmente a comercialização do primeiro trator a gás natural (GNV e biometano) da história, o New Holland T6 Methane Power.

Nesse mês, a marca CNH Industrial revela o próximo passo em seu caminho para a Energia Limpa com o protótipo de pré-produção do trator T7 Methane Power LNG (Gás Natural Liquefeito - GNL e Biometano Liquefeito).

O trator T7 Methane Power LNG dobrará amplamente o alcance em comparação com um projeto de trator a GNV, ao mesmo tempo em que aumenta a sustentabilidade geral da operação. Em comparação com o T6 Methane Power CNG, a capacidade de combustível é multiplicada por quatro. O GNL também é um facilitador importante para a expansão do amplo portfólio futuro de gás natural da CNH Industrial, particularmente em equipamentos agrícolas maiores e mais pesados, bem como em equipamentos de construção.

O protótipo de pré-produção T7 Methane Power LNG oferece desempenho incomparável para um trator abastecido com biocombustível (biometano líquido). Com seus 270 CV, oferece a mesma potência e torque de um trator a diesel, além de proporcionar autonomia sem a necessidade de tanques adicionais. Por outro lado, é mais sustentável, quando alimentado com biometano liquefeito obtido apartir de resíduos da agropecuária e da agroindustria.

Para liderar esse desenvolvimento mais recente, a CNH Industrial fez uma parceria com a Bennamann, uma empresa do Reino Unido especializada em soluções para capturar e reutilizar biogás como energia.

Os tanques de armazenamento criogênico sem ventilação patenteados da Bennamann mantêm o biometano em estado líquido a -162°C, criando uma nova fonte de energia limpa para o trator T7 Methane Power LNG. Além disso, é uma tecnologia que permite transportar o GNL, como se fosse diesel, onde quer que seja necessário, com o qual fazendas que não têm capacidade de produzir GNL poderão aproveitar suas vantagens e ter um reabastecimento flexível no campo durante os períodos de trabalho intensivo.

Quando o protótipo do trator for integrado ao processo de produção de biometano líquido nas fazendas, será possível criar pegadas de carbono negativas. O ambiente onde atuará o trator também se beneficia de uma redução significativa no ruído do seu motor, o que é perfeito para o desenvolvimento de trabalhos próximo dos planteis ou em áreas urbanas.

A apresentação desse protótipo é o primeiro passo para a produção em série e comercialização do primeiro trator a GNL do mundo, que complementa o atual T6 Methane Power da New Holland e o extenso portfólio de energia alternativa da CNH Industrial.

Trenance Farm Cornwall. Foto: Divulgação/ New Holland Agriculture - CNH Industrial

Durante o Tech Day 2022, realizado em Phoenix, no Arizona (EUA), a CNH Industrial apresentou o protótipo em pré-produção do trator T7, da New Holland Agriculture, com tanque de GNL (Gás Natural Liquefeito) e alimentação a metano, que chega por meio da força das parcerias da CNH Industrial, que também acreditam na energia limpa. O trabalho da Bennamann, especialista do Reino Unido em soluções para a captura e reaproveitamento de emissões de metano de escape para uso de energia, demonstra que este novo trator não vem apenas equipado com uma tecnologia de ponta, mas também com soluções testadas e comprovadas para a criação independente de energia na exploração agrícola e para trazer benefícios sustentáveis para os clientes.
Bennamann tem pesquisado e desenvolvido a produção de biometano por mais de uma década. Na Cornualha, no Reino Unido, a empresa tem trabalhado em estreita colaboração com a comunidade agrícola do condado para desenvolver soluções de combustíveis alternativos de importância global.

    Um projeto piloto importante

    O protejo piloto está instalando a tecnologia patenteada de captura de biogás por meio de lagoas de esterco líquido seladas (biodigestores) de Bennamann.

    O novo biodigestor e o espaço de produção no local contendo o sistema de filtragem de biogás e as bombas de manuseio de esterco líquido foram comissionadas no final de 2021. Pouco depois, começou a produzir metano para abastecer os veículos por meio da unidade móvel do BioCycle de Bennamann. Esse combustível está sendo enviado para a Corserv e utilizado no abastecimento do caminhão da própria empresa de Bennamann. Além disso, ele foi usado recentemente também para dar suporte aos testes de campo do protótipo em pré-produção do T7 com tanque de GNL e alimentação a metano.

    Processo de reabastecimento com GNL. Foto: Divulgação/ New Holland Agriculture - CNH Industrial

    Informações sobre reabastecimento e tanque

    • O reabastecimento é fácil, como o de um trator a diesel;
    • Tanque abastecido através de um sistema simples de GNL que permite armazenar quatro vezes mais combustível do que no trator T6 com tanque GNV com alimentação a metano, proporcionando maior autonomia em operações de uso intensivo de energia;
    • Tanque criogênico de aço inoxidável com formato semelhante ao seu equivalente a diesel, maximizando o espaço de armazenamento e minimizando qualquer impacto no design geral do veículo;
    • O sistema tem um espaço de vácuo autossustentável que isola o combustível dentro dele e reduz a espessura da parede do tanque;
    • Os tanques criogênicos de armazenamento externos sem exaustão patenteados de Bennamann mantêm o metano como um líquido a -162 °C;
    • Esta tecnologia permite transportar o GNL, como o diesel, para onde for necessário, permitindo um reabastecimento flexível no campo.

    Cabine espaçosa e ergonômica. Foto: Divulgação/ New Holland Agriculture - CNH Industrial

    Cabine e monitores

    Por dentro, uma cabine progressiva.

    • A cabine de trator mais silenciosa do setor;
    • Um teto skydome por toda extensão para oferecer uma maior visibilidade e maior sensação de espaço;
    • Os assentos ergonômicos em com listras contrastantes e logótipo bordado são esportivos e confortáveis;
    • Apoio de braço SideWinder™ Ultra, totalmente configurável para um controle total do veículo;
    • Monitores completos;
    • Maior tela sensível ao toque IntelliView™ com 12 polegadas e layout de tela totalmente personalizável;
    • O monitor montado no volante de cubo fixo CentreView™ fornece uma linha de visão desobstruída e exibe as principais informações de operação de fome clara, como:
      • Temperatura do motor;
      • Velocidade do motor;
      • Direção de movimento;
      • Medidor de combustível;
      • Horas de funcionamento do motor;
      • Mapa de navegação quando em estrada;
      • Trajeto de orientação quando em campo;
      • Vista do sistema de câmera de ré.

    Foto: Divulgação/ New Holland Agriculture - CNH Industrial

    Referências consultadas

    Acompanhe matérias sobre o Trator biometano T6 Methane Power:

    ⇒ Transição Energética no Campo - Trator a Biometano foi destaque durante a Agrishow

    ⇒ Na Expodireto Cotrijal, a New Holland apresentou o primeiro trator movido a biometano do mundo

    ⇒ CIBiogás destaca as ações na área de biogás desenvolvidas durante Show Rural Coopavel 2022

    ⇒ Trator a biometano será lançado oficialmente no Brasil durante o Show Rural Coopavel

    ⇒ Trator New Holland movido a biometano chega ao mercado mundial em 2021

    ⇒ Biometano em veículos pesados

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