Transição Energética no Campo - Trator a Biometano foi destaque durante a Agrishow

O trator dá ao produtor rural ou à agroindústria a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, evitando o uso de combustível fóssil como o diesel.

Transição Energética no Campo - Trator a Biometano foi destaque durante a Agrishow
Trator T6 Methane Power na Agrishow. Foto: Divulgação/ New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Transição Energética no Campo

Trator a biometano foi destaque na Agrishow 2022

Com a produção de biogás aliada ao equipamento, possibilita ao produtor rural a autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta.

O primeiro trator do mundo movido a biometano, que foi lançado comercialmente no Brasil neste ano, durante o Show Rural Coopavel (PR). Ele foi apresentado ao público pela primeira vez – ainda como um protótipo – na Agrishow de 2019. Agora retorna ao evento como um novo produto, disponível para os agricultores brasileiros.

Esse tipo de trator inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas. Ele dá ao agricultor a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade (a partir dos dejetos dos animais ou resíduos de cana-de-açúcar, por exemplo) para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da propriedade, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correta. No comparativo com um trator convencional, a redução das emissões de carbono para atmosfera chega a 80%.

Sobre a divulgação do trator a biometano durante a Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de abril de 2022 em Ribeirão Preto - SP, o Portal Energia e Biogás conversou com Juliano Perelli, especialista em Marketing de Produto da New Holland Agriculture.

Portal - Como foi a divulgação desse equipamento durante a Agrishow? Como foi o interesse do público?

Juliano Perelli - Sem sombra de dúvida o trator biometano foi um dos grandes destaques da Agrishow e das outras feiras onde o exibimos: Show Rural Coopavel (PR), Expodireto Cotrijal (RS) e Tecnoshow Comigo (GO). O T6 Methane Power chamou a atenção de clientes, visitantes e da imprensa, todos interessados nessa nova tecnologia que inaugura um novo segmento de máquinas agrícolas que ainda não existe no Brasil.

Afinal, trata-se de um produto totalmente sustentável e rentável, que desperta a curiosidade das pessoas, principalmente clientes que dentro do seu ciclo produtivo dispõem dos principais recursos de matéria prima para a produção do gás biometano, e que agora com trator T6 Methane Power encontraram uma oportunidade de viabilizar ainda mais seu negócio. 

Portal - Qual é a agenda dos próximos eventos em que a New Holland irá destacar o trator biometano?

Juliano Perelli - Fizemos o lançamento oficial deste produto em fevereiro, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e desde então participamos das principais feiras regionais e nacionais, além de eventos específicos com parceiros relacionados à tecnologia de obtenção do gás biometano. Temos uma agenda futura já preenchida em relação às principais feiras e eventos do setor agrícola, incluindo feiras internacionais na América do Sul, além de um calendário de eventos específicos voltados a combustíveis alternativos.

Portal - Há algum showroom com demonstração do trator a biometano em que público possa conhecê-lo?

Juliano Perelli - Ainda não existe um showroom disponível, porém, teremos um evento que ocorrerá na cidade de Ponta Grossa (PR), no dia 21 de maio, onde vamos demonstrar o funcionamento do trator biometano a clientes. Esse evento ocorrerá em um de nossos concessionários Tratornew.

A região dos Campos Gerais do Paraná é reconhecida pelo seu enorme potencial de geração de gás biometano, pois ela é atualmente uma das principais bacias leiteiras do país.

Sobre o Trator a biometano

O T6 Methane Power pode utilizar o biogás proveniente de resíduos orgânicos da agropecuária e agroindústria como combustível, aproveitando o passivo ambiental e transformando-o em ativo ao gerarem o seu próprio combustível e deixando de utilizar o óleo diesel. Foto: Divulgação/ New Holland Agriculture - CNH Industrial.

Redução de 80% nas emissões

A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o biometano, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.

Equipado com motor eletrônico FPT 100% a gás natural, o T6 Methane Power possui transmissão Semi Powershift 16 x 16, o que garante um excelente escalonamento de marchas e maior agilidade durante o trabalho. Além disso, o trator tem eixo dianteiro em peça única e suspensão de cabine, fornecendo maior conforto interno. A cabine oferece visão 360º e em conjunto com as luzes de LED garante a qualidade das operações, mesmo à noite.

O trator vem equipado, ainda, com a mais moderna tecnologia de telemetria e agricultura digital da New Holland. Ele vem de fábrica com o sistema de orientação integrada IntelliSteer, que oferece controle completo de direção da máquina com o toque de um botão. Também possui o sistema ISOBUS class 2, que traz informações diretamente para o monitor do trator e o Intelliturn, que garante de forma automática as manobras de cabeceira. Além disso, o T6 Methane Power está conectado ao MYPLMCONNECT, o portal oficial de telemetria da New Holland para Gestão da Fazenda, que possibilita ao agricultor monitorar sua frota e fazer a análise dos dados agronômicos independentemente do tamanho e do tipo de propriedade. Também oferece o suporte da Central de Inteligência de Serviços, que otimiza o tempo de máquina parada.

Trator biometano T6 Methane Power

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.