O que diauxia?

06-05-2024

Entenda a diauxia: por que alguns gráficos de Potencial Bioquímico de Metano têm degraus? Descubra como o ciclo de vida microbiano influencia na produção de biogás.

Segundas de Conceitos
Série de posts “Grânulos do Saber” 

Você sabe por que alguns gráficos do potencial bioquímico de metano apresentam um degrau?

Entendendo a Diauxia e sua Influência na Produção de Biogás

 

Curva típica em degraus 

Esse é um fenômeno curioso que ocorre no processo anaeróbio, denominado diauxia. Os primeiros registros de observação foram realizados por Jacques Monod em 1941, que identificou o crescimento diauxia durante seus experimentos.

Na verdade, esse comportamento que pode ser observado em algumas curvas do resultado do teste de Potencial Bioquímico de Metano - PBM (em inglês para Biochemical Methane Potential - BMP) de produção de biogás reflete o comportamento de crescimento celular, quando ocorre a multiplicação de micro-organismos no processo anaeróbio.

Durante o processo anaeróbio, os micro-organismos passam por uma fase inicial caracterizada como fase de adaptação fisiológica aos nutrientes e ao ambiente em que se encontram, denominada fase lag. Segundo Carneiro (2018), após a adaptação, os micro-organismos iniciam o processo fermentativo e de crescimento exponencial (considerando a glicose como primeira fonte de energia, por exemplo). Essa fase de crescimento exponencial é chamada de fase log ou logarítmica.

Na terceira etapa do processo, quando a glicose se esgota, as células entram em uma segunda fase lag, a fase de estabilização que ocorre entre a primeira e a segunda fase lag é denominada diauxia. Neste momento, os micro-organismos passam novamente por uma etapa de adaptação para consumir um novo substrato (degradação e obtenção de energia de uma nova fonte). Em seguida, o novo estágio de crescimento é chamado de pós-diauxia (a segunda fase log), onde as células começam a metabolizar o etanol (exemplo de um novo substrato que passará a ser degradado).

Fases de crescimento celular 

Esse comportamento de adaptação (fase lag), crescimento exponencial (fase log), diauxia, pós-diauxia (segunda fase lag) e fase estacionária corresponde ao perfil de início, meio e fim do processo anaeróbio.

Quando o substrato utilizado no processo anaeróbio é heterogêneo e apresenta uma ampla variação na composição dos carboidratos, proteínas e lipídios, o comportamento diauxia se torna mais evidente.

Exemplo: biodigestão de substrato com composição heterogênea 

Durante os testes BMP de substratos heterogêneos como da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU), a diauxia ocorre quando os micro-organismos têm “preferência” por degradar (consumir) um elemento específico da composição do substrato, consumindo-o totalmente antes de começar a consumir outros elementos da composição do substrato. Por exemplo, podemos citar quando a degradação da glicose ocorrerá antes da degradação da celulose.

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

A curva típica em degraus corresponde ao tempo necessário para adaptação do inóculo (micro-organismos anaeóbios) ao substrato, consumindo primeiro os substratos com maior taxa de biodegradabilidade e deixando para depois os compostos menos biodegradáveis.

Referências Bibliográficas consultadas

O que achou dessa pauta? Fique a vontade, contribua e deixe o seu comentário. 

Até breve!

Série de posts “Grânulos do Saber

O que são grânulos?

Sobre processos anaeróbios, em algumas condições há a formação de estruturas constituídas por micro-organismos anaeróbios, os grânulos anaeróbios.

Essas estruturas (aglomerados de diferentes micro-organismos) possibilitam de forma mais eficiente a transferência de nutrientes e favorecem a sobrevivência da comunidade microbiana.

Esses aglomerados de micro-organismos densamente agrupados contribuem para aceleração do processo de digestão anaeróbia, principalmente em lodos de reatores UASB.

Figura 1 -  Frascos reatores para cultivo de lodo granular anaeróbio.

Os grânulos anaeróbios são esferas muito pequenas e possuem uma vasta comunidade de seres vivos. Atuam na decomposição da matéria orgânica e possibilitam reciclagem de nutrientes.

Figura 2 - Frascos reatores com mistura de grânulos anaeróbios (pontos pretos) e substratos (conteúdo mais claro).

Seguindo o conceito sobre “pequenas pérolas com conteúdo adensado” o Portal Energia e Biogás publica uma série de posts “Grânulos do Saber” -  pequenos posts para contribuir com disseminação de informações sobre processo de produção de biogás.

Acompanhe sempre o nosso conteúdo específico sobre a ciência por trás do processo anaeróbio e produção de biogás.

Em breve novos posts “Grânulos do Saber”.
Até logo!

Para explorar outros conceitos, acesse o nosso Glossário.

Acesse também Biogás no Brasil.

Obrigado e boa leitura!

Confira outras matérias do Portal Energia e Biogás, acesse:

Copyright © 2018 - 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.