Dica de Curso - Biogás: Alternativa Energética
Tempo de leitura: aproximadamente 6m24s
Curso com inscrições aberta será realizado dias 10 e 11 de outubro, abordará modo geral a origem do biogás, definições, seus marcos históricos e o seu processo evolutivo até os dias atuais.
Biogás: Alternativa Energética
Prof. Dr. Fabio Rubens Soares
Descrição
A Comissão Técnica de Energia do CRQ-IV (Conselho Regional de Química – IV Região), juntamente com o Sinquisp (Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo), com o intuito de atender as solicitações e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da química, promove o curso “Biogás: Alternativa Energética”.
Discute de modo geral a origem do biogás, definições, seus marcos históricos e o seu processo evolutivo até os dias atuais. Trata do processo da reação de decomposição anaeróbia do biogás e sua composição. Discute os principais fatores que influenciam a formação do biogás assim como seus aspectos físico-químicos, geração de metano e poder calorífico. Mostra as principais características do biogás das diversas origens e as principais tecnologias aplicadas a produção do biogás. Trata da obtenção do biogás de ETEs, Vinhaça, Dejetos Animais e Resíduos Sólidos Urbanos. Apresenta as Tecnologias de utilização do Biogás aplicadas a conversão a energias elétrica e térmica, além da aplicação veicular e como gás para iluminação. Apresenta exemplos e casos práticos da aplicação e uso do biogás no Brasil e no Mundo.
Conteúdo
Módulo 1
1. O que é o Biogás?
2. Histórico do Biogás
3. O Processo de Decomposição Anaeróbia
4. Composição Média do Biogás
5. Principais Fatores que Influenciam a Formação do Biogás
6. Aspectos Físico-Químicos do Biogás
7. % de Metano e Poder calorífico do Biogás
8. Equivalências do Biogás de várias origens
9. Tecnologias Aplicadas a Produção de Biogás
10. Produção de Biogás – ETEs
11. Produção de Biogás – Vinhaça
Módulo 2
12. Produção de Biogás – Dejetos Animais
13. Produção de Biogás – Resíduos Sólidos Urbanos
14. Tecnologias Aplicadas a Conversão a Energia Elétrica
15. Motores Ciclo Otto
16. Microturbinas a Gás
17. Tecnologias Aplicadas a Conversão a Energia Térmica
18. Tecnologia Aplicada a Utilização Veicular
19. Tecnologia Aplicada a Iluminação a Gás
20. Exemplos e Casos de Aplicação e Uso do Biogás no Brasil e no Mundo
Palestrante
Prof. Dr. Fabio Rubens Soares
Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz (1980), Administração de Negócios pela Mauá, Pós Graduação em Gestão Ambiental pela FAAP, Mestrado em Gestão Ambiental pelo Senac SP e Doutorado na área de Energia pela Universidade Federal do ABC. Pós Doutorado no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). MBA pela Harvard Business School. Foi Coordenador do curso de Engenharia de Energia e Tecnologia em Logística do Centro Universitário Senac - São Paulo e Professor da Fundação Armando Álvares Penteado. Foi Professor e Pesquisador do Centro Universitário SENAC e Coordenador do Comitê de Implantação do curso de Pós Graduação em Energia. Experiência na Indústria Química e Petroquímica, na área de Ciências Ambientais, Energia, Produção e Operações Industriais. Atualmente é Consultor de Empresas e Diretor da Enviroservices, Pesquisador do GBio (Grupo de Pesquisa em Bioenergia) no IEE-Instituto de Energia e Ambiente da USP e Especialista da ABREN/WtERT Brasil (Associação Brasileira de Recuperação Energética). Membro de Governança Corporativa e Conselho Fiscal de uma S.A. em SP.
ATENÇÃO
- Profissionais com registro ativo no CRQ de São Paulo podem fazer sua inscrição com valor promocional como Profissional CRQ-IV.
- Profissionais de CRQs de outras regiões (fora de SP) terão acesso ao valor promocional mediante envio do comprovante (cópia da identidade profissional) para o e-mail cursos.sinquisp@gmail.com. Solicite o Código de Autorização ANTES de se inscrever!
- Estudantes da área química terão acesso ao valor promocional mediante envio do comprovante (comprovante de matrícula, declaração da instituição ou carteirinha de estudante) para o e-mail cursos.sinquisp@gmail.com. Solicite o Código de Autorização ANTES de se inscrever!
- Inscrições com Número de Registro não constante do banco de dados do CRQ-IV ou Código de Autorização inválido serão canceladas.
Vagas Limitadas
O curso tem duração de 08h, sendo dividido em dois dias: 10 e 11 de outubro de 2022, das 18h00 às 21h30.
CURSO ON-LINE POR VIDEOCONFERÊNCIA. A AULA ESTARÁ DISPONÍVEL SOMENTE NO HORÁRIO MARCADO. A gravação do evento não será disponibilizada, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e o direito de imagem.
O reembolso somente será realizado para cancelamentos realizados até 48h antes do evento.
NÃO EMITIMOS NOTA FISCAL – VENDAS DE INGRESSOS SOMENTE PARA PESSOAS FÍSICAS. O Sinquisp é uma associação desobrigada da emissão de NF. O valor pode ser comprovado no ingresso gerado pela Sympla ou solicite seu recibo de pagamento para cursos.sinquisp@gmail.com.
Certificados: Serão emitidos certificados de participação em até 5 dias úteis para os participantes presentes que preencherem a avaliação que será disponibilizada no final do curso. O nome no certificado será exatamente o mesmo preenchido na inscrição. Serão enviados por e-mail, por isso fique atento às suas caixas de spam, lixo eletrônico e outros locais de recebimento.
Dica de Curso: | Biogás: Alternativa Energética | |
Quando: | 10 e 11 de outubro de 2022, das 18h às 21h30. | |
Onde: | On-line por vídeoconferência. | |
Realização: | CRQ-IV e Sinquisp | |
Inscrições | Clique aqui para se inscrever no curso. |
Fonte: Sympla. Publicado em: outubro de 2022.
Este curso não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.