O que são Siloxanos?

Siloxanos afetam a vida útil dos motores, causam incrustações com vários milímetros de espessura.

O que são Siloxanos?
Foto: Divulgação/ GAS-Dortmund.de
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdos
Conceitos
Siloxano

Elemento presente na composição do biogás produzido em reatores anaeróbios do tratamento do esgoto sanitário, biodigestão de lodo e gás de aterros sanitários.

O que são Siloxanos?

Siloxanos são diferentes compostos de sílica presentes no biogás devido ao processo de digestão anaeróbia de produtos encontrados no esgoto doméstico, nos lodos e em resíduos sólidos urbanos. É causado por elementos como cosméticos, desodorantes, aditivos de alimentos, alguns sabões, resíduos de tintas, materiais impermeabilizantes, entre outros, comuns em efluentes e em resíduos destinados aos aterros sanitários.

Os siloxanos são elementos de baixa solubilidade e alta pressão de vapor que volatilizam-se facilmente, misturam-se ao biogás. 

Quando ocorre a combustão do biogás os siloxanos são convertidos em dióxido de silício (SiO2) ou silicatos (SixOy), muitas vezes possuindo associação com outros elementos, como: cálcio, enxofre, zinco e fósforo.

Esses minerais depositam-se, na forma de micros cristais, sobre as peças da câmara de combustão em turbinas a gás, em motores a combustão que operam com biogás in natura. Os siloxanos presente nos gases de escape da combustão, podem depositar-se em todo sistema de exaustão dos motores.

Os siloxanos causam incrustações, geram abrasão, corrosão e avarias, afetando a vida útil dos equipamentos e impactando diretamente na viabilidade técnica e econômica de projetos.

É extremamente importante analizar constantemente a composição do biogás para identificar a presença de siloxanos. Assim como, definir a estratégia mais adequada para a purificação do biogás e remoção de siloxanos.

Referências

    • SCHWIND, Rachel A.; WOOLDRIDGE, Margaret S. Effects of organic silicon compounds on syngas auto-ignition behavior. Combustion and Flame, v. 212, p. 234-241, 2020. DOI: 10.1016/j.combustflame.2019.10.022

    • ARRHENIUS, Karine et al. Suitability of vessels and adsorbents for the short-term storage of biogas/biomethane for the determination of impurities–Siloxanes, sulfur compounds, halogenated hydrocarbons, BTEX. Biomass and bioenergy, v. 105, p. 127-135, 2017. DOI: 10.1016/j.biombioe.2017.06.025

    • TANSEL, Berrin; SURITA, Sharon C. Selectivity and limitations of carbon sorption tubes for capturing siloxanes in biogas during field sampling. Waste management, v. 52, p. 122-129, 2016. DOI: 10.1016/j.wasman.2016.03.057

    • A GAS desenvolve e fabrica instrumentos analíticos de alta tecnologia. Informações: GAS-Dortmund.de 

Gostou do tema, que saber mais?

Não perca o Webinar - Avanços em métodos de amostragem e análise de siloxanos em amostras de biogás e biometano, que ocorrerá dia 11 de fevereiro. O evento é uma realização do Brazil Energy Programme (BEP), Instituto 17, entre outras instituições.

Para explorar outros conceitos, acesse o nosso Glossário.

Acesse também Biogás no Brasil.

Obrigado e boa leitura!

Confira outras matérias do Portal Energia e Biogás, acesse:



Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás