Biometano para a Mobilidade

16-01-2024

A Tecnologia de Membranas na Jornada Sustentável da Transformação da Mobilidade.

Tecnologias
Tecnologias para produção de Biometano

Biometano para a Mobilidade

A Tecnologia de Membranas na Jornada Sustentável da Transformação da Mobilidade.

O setor de mobilidade está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela busca incessante por fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Nesse cenário, o biometano emerge como uma peça fundamental no quebra-cabeça da transição para um transporte mais verde e eficiente.

Também conhecido como gás natural renovável (GNR), o biometano é produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como resíduos agrícolas, esgoto e até mesmo resíduos alimentares. Esse processo resulta em um combustível versátil e de baixo impacto ambiental, capaz de substituir o gás natural convencional.

No contexto da mobilidade, a utilização do biometano como combustível para veículos apresenta diversas vantagens. Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o biometano é uma opção atrativa pela sua disponibilidade sustentável e pela infraestrutura de distribuição já existente para o gás natural.

Outro impacto positivo apontado pelos especialistas sobre o uso do biometano na mobilidade é o desenvolvimento de uma nova matriz energética no país a fim de contribuir para a transição energética. Esta
migração também cria oportunidades de negócios e de desenvolvimento de empresas de base tecnológica relacionadas ao Turismo Sustentável.

Pegando carona nesta tendência, a Itaipu Binacional, que busca soluções sustentáveis para o setor turístico no Brasil, começou a utilizar o biometano gerado pelo CIBiogás para abastecer os ônibus da frota do Turismo Itaipu. Este projeto de Turismo Sustentável é uma iniciativa do SmartCTI, o primeiro sandbox em um complexo turístico no Brasil para testes e validações de soluções tecnológicas. O projeto faz parte do programa ConectaIGU, uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e o EmbraturLAB, que impulsiona startups que resolvem desafios do turismo com visões favoráveis ao meio ambiente.

Atenta a esta relação entre o biometano e a mobilidade, a UBE oferece uma linha de membranas que garante eficiência e segurança no upgrade de biogás para biometano, resultando em um combustível que atende às normas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), mais versátil que os outros energéticos, e que pode ser aplicado de forma complementar ao gás natural e ao diesel.

Mas apesar das vantagens evidentes, a integração do biometano na mobilidade enfrenta desafios, como a necessidade de investimentos em infraestrutura e a conscientização do público sobre os benefícios
ambientais. No entanto, esses desafios também representam oportunidades para inovações tecnológicas e estratégias de comunicação eficazes.

Para ela, a integração do biometano na mobilidade é mais do que uma questão técnica; é uma escolha estratégica que pode moldar o futuro do setor.

Para saber mais sobre esse tema, acesse: 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.