Biometano para um turismo sustentável em Itaipu
Tempo de leitura: aproximadamente 3m38s
CIBiogás é responsável por gerar o biometano utilizado no abastecimento dos ônibus da frota do Turismo Itaipu.
Biometano para um turismo sustentável em Itaipu
CIBiogás vai gerar biometano para ônibus de turismo da Itaipu Binacional.
Itaipu Binacional está buscando soluções sustentáveis para o setor turístico no Brasil, utilizando biometano, gerado pelo CIBiogás, para abastecer os ônibus da frota do Turismo Itaipu. A iniciativa faz parte do SmartCTI, que é o primeiro sandbox em um complexo turístico no Brasil para testes e validações de soluções tecnológicas.
O projeto faz parte do programa ConectaIGU, uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e o EmbraturLAB, que impulsiona startups que resolvem desafios do turismo com visões favoráveis ao meio ambiente.
Os impactos positivos para o turismo sustentável em Itaipu incluem:
- Redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes locais, uma vez que o biometano é um combustível renovável.
- Popularização de iniciativas sustentáveis no setor de turismo, aproximando os usuários de tecnologias sustentáveis.
- Desenvolvimento da matriz energética do país, contribuindo para a transição energética.
- Criação de oportunidades de negócios e desenvolvimento de empresas de base tecnológica relacionadas ao turismo sustentável.
As oportunidades e perspectivas futuras que esse projeto irá proporcionar incluem:
A integração tecnológica entre várias empresas, fomentando o desenvolvimento de projetos e empreendimentos relacionados a biogás e biometano. Assim como a popularização do biometano como fonte de energia renovável no setor de turismo.
Outros destaques estão relacionados com oportunidades de industrialização do país por meio de tecnologias nacionais de produção e uso final do biogás e biometano. Esse projeto chama a atenção ao possibilitar a redução das barreiras de acesso a tecnologias sustentáveis no futuro.
Nesse sentido, a criação de um ambiente real de testes e aperfeiçoamento de tecnologias sustentáveis para o turismo no Complexo Turístico Itaipu (CTI) certamente irá possibilitar um impulso ao turismo sustentável, com possibilidade de uma frota 100% sustentável e movida a energia renovável no Turismo Itaipu.
Entre o conjunto de oportunidades que o projeto poderá proporcionar estão os novos incentivos, infraestrutura, apoio técnico, mentoria, networking e acesso a incubadora para as startups selecionadas no programa ConectaIGU.
No geral, o projeto busca promover a sustentabilidade no setor de turismo, reduzir as emissões de gases poluentes, desenvolver tecnologias nacionais relacionadas ao biometano e impulsionar o turismo sustentável em Itaipu.
Produção de biometano no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR)
O CIBiogás é responsável por gerar o biometano utilizado no abastecimento dos ônibus da frota do Turismo Itaipu. Através do projeto da Unidade de Demonstração Itaipu (UD Itaipu), o CIBiogás já produz biometano para aproximadamente 40 veículos da frota da Binacional.
Além disso, Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, destaca que a iniciativa contribui para o desenvolvimento do biogás e biometano, com a democratização da fonte em todo o Brasil. Ele ressalta que a inserção do combustível renovável no contexto do turismo, na maior geradora de energia do país, populariza a iniciativa e aproxima os usuários de tecnologias sustentáveis.
Portanto, o CIBiogás desempenha um papel estratégico como fornecedor do biometano utilizado nesse projeto, contribuindo para a transição do diesel para uma fonte de energia mais limpa e renovável no setor de turismo em Itaipu.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Fonte: com informações do CIBiogás - Junho de 2023.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.