Biometano para um turismo sustentável em Itaipu

CIBiogás é responsável por gerar o biometano utilizado no abastecimento dos ônibus da frota do Turismo Itaipu.

Biometano para um turismo sustentável em Itaipu
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Transição Energética e Sustentabilidade

Biometano para um turismo sustentável em Itaipu

CIBiogás vai gerar biometano para ônibus de turismo da Itaipu Binacional.

Itaipu Binacional está buscando soluções sustentáveis para o setor turístico no Brasil, utilizando biometano, gerado pelo CIBiogás, para abastecer os ônibus da frota do Turismo Itaipu. A iniciativa faz parte do SmartCTI, que é o primeiro sandbox em um complexo turístico no Brasil para testes e validações de soluções tecnológicas.

O projeto faz parte do programa ConectaIGU, uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e o EmbraturLAB, que impulsiona startups que resolvem desafios do turismo com visões favoráveis ao meio ambiente.


Os impactos positivos para o turismo sustentável em Itaipu incluem:

  • Redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes locais, uma vez que o biometano é um combustível renovável.
  • Popularização de iniciativas sustentáveis no setor de turismo, aproximando os usuários de tecnologias sustentáveis.
  • Desenvolvimento da matriz energética do país, contribuindo para a transição energética.
  • Criação de oportunidades de negócios e desenvolvimento de empresas de base tecnológica relacionadas ao turismo sustentável.

As oportunidades e perspectivas futuras que esse projeto irá proporcionar incluem:

A integração tecnológica entre várias empresas, fomentando o desenvolvimento de projetos e empreendimentos relacionados a biogás e biometano. Assim como a popularização do biometano como fonte de energia renovável no setor de turismo.

Outros destaques estão relacionados com oportunidades de industrialização do país por meio de tecnologias nacionais de produção e uso final do biogás e biometano. Esse projeto chama a atenção ao possibilitar a redução das barreiras de acesso a tecnologias sustentáveis no futuro.

Nesse sentido, a criação de um ambiente real de testes e aperfeiçoamento de tecnologias sustentáveis para o turismo no Complexo Turístico Itaipu (CTI) certamente irá possibilitar um impulso ao turismo sustentável, com possibilidade de uma frota 100% sustentável e movida a energia renovável no Turismo Itaipu.

Entre o conjunto de oportunidades que o projeto poderá proporcionar estão os novos incentivos, infraestrutura, apoio técnico, mentoria, networking e acesso a incubadora para as startups selecionadas no programa ConectaIGU.

No geral, o projeto busca promover a sustentabilidade no setor de turismo, reduzir as emissões de gases poluentes, desenvolver tecnologias nacionais relacionadas ao biometano e impulsionar o turismo sustentável em Itaipu.

Produção de biometano no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR)

O CIBiogás é responsável por gerar o biometano utilizado no abastecimento dos ônibus da frota do Turismo Itaipu. Através do projeto da Unidade de Demonstração Itaipu (UD Itaipu), o CIBiogás já produz biometano para aproximadamente 40 veículos da frota da Binacional.

Além disso, Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, destaca que a iniciativa contribui para o desenvolvimento do biogás e biometano, com a democratização da fonte em todo o Brasil. Ele ressalta que a inserção do combustível renovável no contexto do turismo, na maior geradora de energia do país, populariza a iniciativa e aproxima os usuários de tecnologias sustentáveis.

Portanto, o CIBiogás desempenha um papel estratégico como fornecedor do biometano utilizado nesse projeto, contribuindo para a transição do diesel para uma fonte de energia mais limpa e renovável no setor de turismo em Itaipu.

    Gostou do assunto?

    Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

    Fonte: com informações do CIBiogás - Junho de 2023.

    AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.