Lives do Lançamento do Panorama do Biogás no Brasil 2022

Evento online | Segunda-feira, 04 de setembro de 2023, às 16 h e dias 05 e 06/09 às 10h (Horário de Brasília).

Lives do Lançamento do Panorama do Biogás no Brasil 2022
Foto: Divulgação/ CIBiogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agenda de Eventos
Panorama do Biogás no Brasil em 2022

Panorama do Biogás no Brasil mostra que o número de plantas que produzem biometano cresceu 82% em 2022

Documento que será lançado pelo CIBiogás reúne informações atualizadas sobre o
crescimento do setor de biogás e biometano no Brasil e traz novas perspectivas para 2024.

Em 2022, o Brasil demonstrou um crescimento na geração de biogás e biometano. Com a alta dos investimentos e procura sobre as fontes alternativas de energia e biocombustíveis, o Panorama do Biogás no Brasil em 2022,  lançado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) no dia 04 de setembro em uma live no YouTube do CIBiogás - (Inscreva-se aqui: Webinar Panorama do Biogás no Brasil 2022), vai trazer mais números sobre o desenvolvimento do setor de biogás e biometano no Brasil. Nos dias 05 e 06 o canal no YouTube também vai compartilhar cases de empresas parceiras que fizeram a diferença no setor em 2022.

Confira a programação nas redes sociais do CIBiogás: @cibiogasoficial.

Foto: Divulgação/ CIBiogás

Energia elétrica e biometano em destaque

Confirmando a importância da fonte para o desenvolvimento da bioeconomia, o documento revela que, em 2022, 114 novas plantas de biogás começaram a operar, o que representou um crescimento de 15%, em relação a 2021. Hoje o Brasil possui 936 plantas instaladas, sendo que 885 unidades estão em operação produzindo aproximadamente 2,8 bilhões Nm³/ano de biogás com aproveitamento energético.

Entre as aplicações energéticas do biogás o biometano se destacou com um crescimento de 82% no número de plantas no país, registrando um total de 20 plantas em operação em 2022. Estas plantas convertem 22% do biogás produzido no Brasil em cerca de 359,8 Nm³/ano de biometano, o equivalente a rodar 3.598 milhões km/ano com veículos leves e 900 milhões km/ ano com veículos pesados.

A geração de energia elétrica apresentou aproximadamente 86% das plantas em operação no Brasil, o que representa a geração de 2,08 bilhões de Nm³/ano, ou seja, 72% do volume de produção de biogás em 2022. Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás, relata que o crescimento reflete o comportamento dos agentes do setor, que vem investindo em alternativas renováveis que fazem evoluir o cenário da matriz energética brasileira.

“O biogás e o biometano estão se destacando dentre outras energias. Na agropecuária, vimos que o crescimento foi significativo, sendo responsável por 63% do total das plantas que entraram em operação em 2022. Isso é muito importante, pois traduz como as fontes renováveis são essenciais para todo o tipo de setor e como podem impactar positivamente várias cadeias produtivas” afirma o diretor.

O impacto do Saneamento
Apesar do destaque do crescimento do número de plantas de biogás a partir de resíduos da agropecuária, o maior volume de biogás produzido em plantas que entraram em operação no ano de 2022 foi protagonizado pelo setor de saneamento, que aproveitou energeticamente cerca de 2,1 bilhões de Nm³/ano de biogás, o equivalente a 74% do biogás produzido no país.

Felipe Marques, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, destaca que o volume expressivo reflete importantes projetos implementados em aterros sanitários no país e sinaliza boas expectativas para o aproveitamento energético em 2023, pois a cada dia ficam mais evidentes as oportunidades associadas ao saneamento ambiental com biogás.

“No Brasil todo o biogás vem ganhando espaço. O grande trunfo do biogás está relacionado à diversificação de fontes, aplicações e distribuição geográfica no território e estamos vendo isso acontecer no Brasil. Os impactos à matriz energética são diversos e de toda ordem”, ressalta Marques.

O diretor complementa enfatizando a importância desses dados na democratização das alternativas renováveis com apoio dos setores políticos.

“A intenção do CIBiogás com o Panorama do Biogás 2022 é trazer clareza sobre como o mercado de biogás no Brasil vem se desenvolvendo, permitindo que oportunidades de mercado e necessidades de avanços em políticas públicas sejam percebidas. A publicação é multipropósito e pode atender a diversos públicos. O Biogás é um energético estratégico para a economia de baixo carbono e a transição energética. O Brasil tem grande potencial e devemos aproveitar os dados compartilhados pelo Panorama para voltar olhares esperançosos para este setor que só tem a crescer cada ano mais em todos os estados brasileiros” complementa o diretor.

Biogás em todo o Brasil

O Panorama do Biogás no Brasil 2022 ressalta mais uma vez a permanência de Minas Gerais como o estado com mais plantas em operação, totalizando 274, tendo em segundo lugar, o Paraná, com 198 plantas. Quando analisamos os estados que registraram um crescimento expressivo em relação ao ano anterior, São Paulo é protagonista, com aumento de 21% de plantas e de 27% na produção de biogás.

Tamar Roitman, gerente executiva da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), comenta que para 2024 as expectativas são muito positivas para o setor, principalmente para o biometano e energia elétrica. Com o aumento da cadeia de fornecimento, houve um aumento do número de plantas, que poderia ser muito maior, mas que depende do amparo de políticas públicas direcionadas, além de linhas de financiamento aplicáveis para diversas
formas de produzir o biogás em diversas escalas.

“Estamos vendo a demanda por biometano crescendo de forma bastante importante e os projetos se direcionando em um bom sentido, porém ainda faltam incentivos que ajudam a orientar os investimentos, aumentando a viabilidade e tornando os projetos em biometano mais atrativos para efetivamente termos um aumento da produção” ressalta Roitman.

Projetos que alavancam o setor

Nesta edição as empresas Aggreko, 3DI Engenharia e UBE Industries, associadas mantenedores do CIBiogás, compartilharam cases que também estiveram em operação em 2022 para demonstrar a eficácia do biogás nas iniciativas realizadas por empresas que investem e veem potencial na fonte como parte expressiva da matriz energética do Brasil. A oportunidade é uma exclusividade dos membros presentes no ecossistema do CIBiogás.

No Panorama, a Aggreko dará destaque para um case em aterro sanitário com 25MW de capacidade de geração de energia elétrica a partir do biogás. Sidnei Guimarães, gerente de operações da Aggreko, contou como foi a experiência de compartilhar sobre o projeto para mais de 1 mil pessoas que esperam a publicação no setor.

“A cada ano, aguardamos com grande entusiasmo a atualização do panorama do biogás, um indicador crucial para atestar o avanço do setor nos últimos meses. Em 2023, essa expectativa se mantém. É com orgulho que a Aggreko tem a oportunidade de ressaltar sua valiosa contribuição para o universo do biogás, destacando as suas soluções no referido panorama.”

Guimarães destacou que a inserção reafirma o compromisso e estratégia de crescimento da Aggreko que estão vinculados ao modelo “energy as a service” (energia como serviço) que solidifica a presença da empresa neste cenário elevando o compromisso com a causa a partir da conexão com o CIBiogás.

Luciana Balter, Business Development Specialist South America da UBE Industries, comenta que o Panorama do Biogás é um marco importante do setor, visto que o documento destaca os avanços que o setor está alcançando e que a inserção de cases práticos se mostra eficaz para fornecer insights sobre a implementação do biogás e biometano em diversos cenários.

“Acredito que compartilhar essas situações não apenas destacam as conquistas do setor, mas também fornece um guia prático para outros interessados em adotar e trabalhar com essa tecnologia limpa, sustentável e principalmente renovável.”

Lúcio Ricken, Sócio-diretor da 3DI Engenharia, conta que um dos objetivos da empresa é a consolidação da relevância e referência em purificação e upgrade de biogás principalmente na américa latina até 2025, e ressalta a importância da conexão ao CIBiogás na criação de network com outras empresas, como foi o que aconteceu com 3DI e UBE.

“O fortalecimento do mercado do biogás será mais promissor se feito por todos os atores do setor. Demonstrar mais um case operacional da 3DI para o Panorama do Biogás evidencia a percepção de dever cumprido e de caminhada pela rota certa em prol do desenvolvimento econômico e socioambiental na cadeia do biogás.”

Lançamento do Panorama do Biogás no Brasil em 2022

Inscreva-se para acompanhar as lives sobre o lançamento e receber o documento mais completo do setor de biogás e biometano.

Evento online | Segunda-feira, 04 de setembro de 2023, às 16 horas (Horário de Brasília).

Saiba mais

Três dias de muita troca de experiência e conhecimento para profissionais do setor, entusiastas da energia limpa e interessados no assunto!

O que você vai ver e aprender:

  • Insights de especialistas do setor, com representantes da 3DI Engenharia e UBE Industries, e apresentação de cases reais.
  • Ótima oportunidade para fazer networking com outros profissionais do segmento. Envie a sua pergunta no chat da Live! 
  • Fique por dentro de tudo o que acontece na área de Biogás no Brasil e conheça as suas vantagens. 

Acesso gratuito

Inscreva-se

Quando

    Foto: Divulgação/ CIBiogás

    • Segunda-feira, 4 de setembro de 2023, às 16h (Horário de Brasília).
    • Terça-feira, 05 de setembro de 2023, às 10h (Horário de Brasília).
    • Quarta-feira, 06 de setembro de 2023, às 10h (Horário de Brasília).

    Para acessar a programação completa, clique aqui.

    Local do Evento

    • Local: online no Canal do CIBiogás no Youtube. Inscreva-se para receber os links das lives.

     

    Realização

    • CIBiogás

    Saiba mais:

    O CIBiogás - Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás é uma instituição de Ciência e Tecnologia com Inovação, dedicada ao desenvolvimento do biogás como recurso energético limpo e competitivo, com o objetivo de promover o mercado de energias renováveis.
    Iniciado há mais de 10 anos com a intenção de solucionar as questões ambientais envoltas na região Oeste do Paraná, o CIBiogás surgiu a partir de uma iniciativa da Itaipu Binacional para executar ações que desenvolveram o tema biogás e toda a cadeia de produção e fornecimento. Até hoje, as instituições juntamente com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) são parceiras em diversos projetos relacionados ao biogás e biometano em todo o Brasil e também de outros combustíveis avançados e hidrogênio a partir de biogás.
    Na competência de centro de referência, o CIBiogás desenvolve a cadeia de biogás, visando aumentar a oferta e participação do biogás na matriz energética brasileira, atuando em todas as etapas da cadeia. O CIBiogás possui o 1º Laboratório de Biogás no Brasil acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE na norma ISO 17025:2017, para o ensaio de Potencial Bioquímico de Metano.
    O CIBiogas é uma instituição com atuação especial na questão de decisão tecnológica e de negócios. Desta forma, a cada ano temos participado mais ativamente da implantação de novos empreendimentos e atualização tecnológica de plantas de biogas em operação, sendo que todo o suporte está vinculado à modelagem robusta de negócios. https://cibiogas.org/

    Gostou do assunto?

    Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




    Fonte: CIBiogás.

    Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte citada.