Circuito Biogás nos Estados: PARANÁ
Tempo de leitura: aproximadamente 4m26s
Evento presencial em Curitiba / PR - Segunda-feira, 18 de março de 2024, das às 14h às 19h (horário de Brasília).
Circuito Biogás nos Estados: PARANÁ
Evento presencial | Segunda-feira, 18 de março de 2024, das às 14h às 19h (horário de Brasília).
Sobre o evento
Projeto vai debater o setor de biogás e biometano nos estados
Primeira edição do Circuito Biogás nos Estados será em março no Paraná; edições seguintes vão explorar o potencial do Biogás e do Biometano em outros estados
A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) realizará o Circuito Biogás nos Estados, uma iniciativa que tem como objetivo explorar as particularidades e oportunidades do biogás e do biometano em cada estado e maximizar o aproveitamento de todo o seu potencial. A primeira edição será realizada em Curitiba (PR), para trazer um olhar para o Estado do Paraná. O evento será no dia 18 de março e as inscrições estão abertas, de forma gratuita, com ingressos limitados.
“A ideia do Circuito Biogás nos Estados é focar no debate regional, permeando os atributos e vocação produtiva de cada unidade federativa. Cada edição vai tratar do potencial e dos benefícios do setor especificamente para o estado que vai sediar o projeto. Assim, intensificamos o trabalho de interiorização do biogás e do biometano. Um hub regional vital para discussões significativas para o setor”, explica a presidente executiva da ABiogás, Renata Isfer. Ela destaca que o circuito chegará a Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais ainda neste ano.
Essa primeira edição do evento tem o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e contará com a participação das principais autoridades do setor no estado do Paraná. O evento terá dois painéis para debater a cadeia de proteína animal e os desafios logísticos de infraestrutura. Será realizado um coquetel de networking trazendo uma oportunidade para estabelecer conexões com especialistas, líderes do setor e autoridades públicas.
Biogás e biometano no Paraná
O Paraná é o 4º estado brasileiro em produção de biogás, com 742.000 metros cúbicos por dia e 198 plantas de biogás, das quais 136 são de origem agropecuária. É o segundo estado com maior número de plantas instaladas. O potencial aponta para uma produção de mais de 2 milhões de metros cúbicos por dia de biometano.
As características agropecuárias e agroindustriais do estado, o adequado saneamento e tratamento dos resíduos gerados e sua destinação aos aterros sanitários e a força da sua indústria concedem ao Paraná liderança no potencial produtivo de biogás e biometano do Sul do país.
O Estado está na vanguarda das políticas públicas de incentivo ao biogás e possui uma Política Estadual do Biogás e Biometano aprovada em lei. O Paraná oferece uma série de incentivos ao segmento, como a isenção de ICMS para operações com máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para a geração de energia elétrica a partir do biogás, a concessão de crédito presumido de 12% sobre o valor das aquisições internas de biogás e biometano e a redução da base de cálculo nas saídas internas com biogás e biometano. Além disso, o programa Paraná Energia Rural Renovável - RenovaPR disponibiliza linhas de financiamento e equalização de taxas de juros que incentivam a geração e uso de energia renovável no meio rural.
Inscreva-seData e Local do Evento
Serviço -Circuito Biogás nos Estados - Paraná
- Data: 18/03/2024
- Horário: das 14h às 19h (horário de Brasília)
- Local: Centro de Eventos Sistema FIEP - Auditório Caio Amaral
- Endereço: Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba – Paraná
- Inscrições: Evento gratuito, inscrições através do link: Sympla/circuito-biogas-nos-estados-parana
Realização
- Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).
Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são dos realizadores.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.