Comunidades & Produtores de Biogás

Com biogás, produtores tem redução dos custos com energia; Nova Lei do Gás proporciona oportunidades para o mercado de biogás; Plano Safra 2021 amplia benefícios para desenvolvimento rural.

Comunidades & Produtores de Biogás
Comunidades & Produtores de Biogás
WebRadioTV

Renato Moreira

Serviço de Imprensa dos Produtores de Energias Limpas

Médios/Pequenos Pecuaristas tem custo zero de energia e ganham dinheiro com Biogás

Geração de biogás no Brasil - Agropecuaristas brasileiros de pequeno e médio porte - criadores e terminadores de suínos, avicultores de corte e de postura, criadores de gado leiteiro e confinadores de gado de corte que já estão melhorando sua situação econômica - ganhando um bom dinheiro, aproveitando resíduos poluidores e gerando Biogás/Biometano e fertilizantes orgânicos - energia, calor e refrigeração para suas criações e lavouras. Empresários produtores de cana-de-açúcar, industrializadores de proteínas de origem animal, frutas, hortigranjeiros, mandioca já vêm planejando a implantação de usinas de processamento de restos de produtos – inclusive da criação de peixes, camarões e mariscos.

Biogás se consolida no Brasil

O Congresso Nacional aprovou, recentemente, a Nova Lei do Gás, que iguala o Biometano ao Gás Natural gerado na exploração submarina de petróleo, propondo uma nova conceituação para a Geração Centralizada e/ou Geração Distribuída (mecanismo que regula o excedente de energia elétrica injetada na rede, na forma de créditos para as propriedades rurais). Já são mais de 600 estabelecimentos rurais que geram energia elétrica pelo processo de digestão de matérias orgânicas, dejetos dos animais e restos vegetais processados nos biodigestores, onde o Biogás, depois de dar origem aos fertilizantes, pode ser transformado em Biometano, para substituir os combustíveis fósseis, mais caros e que afetam o equilíbrio ambiental do Planeta. Algumas industrias automobilísticas já fabricam caminhões, ônibus e outros veículos de transporte movidos a Biometano / GNV, eliminando os poluidores diesel e gasolina.

Colombari, PR: alta rentabilidade

Além de dar uma destinação econômica aos resíduos da agropecuária, que vem contaminando as águas e sendo desperdiçados como lixo "fedorento, acumulador de insetos, doenças" podem resultar numa renda mensal razoável: a família Colombari, de São Miguel do Iguaçu, com 5.000 suínos em terminação, tem 2 biodigestores e um custo zero de energia elétrica e ainda atende outras 4 granjas vizinhas, com os recursos da Geração Distribuída. Na negociação inicial, além da energia que utilizava, recebia cerca de 2.500 reais mensais da Copel, a geradora de energia do Paraná. Os fertilizantes que produz, após o processamento do Biogás, lhe proporcionam manter numa pastagem 10 cabeças por hectare (a média regional é de 4 a 5 cabeças) e os animais retornam aos piquetes a cada 18 dias, quando a média é de 35 dias.

Financiamentos já estão no Plano Safra

O Plano Safra 2021, anunciado pelo Governo Federal definiu recursos a juros razoáveis – de 3 a 8,5% incluindo Biogás/Biometano. Os prazos para investimentos são favoráveis e o financiamento pode pagar-se bem antes do contratado. Existem diversas fontes de informação para Médios e Pequenos criadores, para Grupos, Cooperativas, Consórcios e Associações. Anélio Thomazoni ([email protected]) suinocultor do Oeste Catarinense, que coordena um Grupo WhatsApp com cerca de 500 integrantes lembra que as Associações de Suinocultores, de Avicultores e Criadores de Gado Leiteiro, os técnicos da Extensão Rural e dos fabricantes de equipamentos tem como fornecer informações sobre Biogás.

Renato Moreira*

Fundador do Serviço de Imprensa dos Produtores de Energias Limpas

Contato: [email protected] - (49) 99179-4083

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o conceito de biogás?

Acesse




Fonte: Renato Moreira - [email protected], (49) 99179-4083
Publicado em:  28 de junho de 2021.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.