Em Triunfo, no RS, inicia a construção de usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes
Tempo de leitura: aproximadamente 5m50s
Evento que marcou o início da construção da usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e Sebigas Cótica, contou com representantes do governo estadual, incluindo o Governador Eduardo Leite e sua comitiva; o prefeito de Triunfo, Murilo Machado, entre outros.
eB Capital e Sebigas Cótica iniciam a construção de usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes em Triunfo, RS
Evento que marcou o início da construção da usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e Sebigas Cótica, contou com representantes do governo estadual, incluindo o Governador Eduardo Leite e sua comitiva; o prefeito de Triunfo, Murilo Machado, entre outros.
A eB Capital, gestora de investimentos alternativos, e a Sebigas Cótica, empresa especializada no desenvolvimento de negócios ambientais de tratamento de resíduos e geração de biogás, realizaram hoje, no município de Triunfo, no Rio Grande do Sul, uma cerimônia que marcou o início da construção da Bioo, primeira usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes idealizada por meio da sociedade entre as duas empresas. O evento ocorreu ao lado do Polo Petroquímico do Sul, há cerca de 30 km de Porto Alegre.
A Bioo conta com investimento de cerca de R$ 200 milhões e terá capacidade para a produção de 30 mil metros cúbicos de biometano por dia. A primeira planta já possui contrato firmado com a distribuidora Sulgás para fornecimento do componente químico para injeção diretamente no gasoduto da companhia. O empreendimento irá gerar também, em um primeiro momento, cerca de 40 empregos diretos na região.
Esta será a primeira usina (de outras duas que serão construídas posteriormente) com características para tratar resíduos orgânicos industriais em larga escala no Brasil, mitigando gases de efeito estufa e auxiliando as empresas brasileiras em suas metas de descarbonização e aterro zero.
Eduardo Sirotsky Melzer e Pedro Parente, cofundadores da eB Capital, e Maurício Cótica, diretor executivo da Sebigas Cótica, estiveram na solenidade, que contou também com representantes do governo estadual, incluindo o Governador Eduardo Leite e sua comitiva; o prefeito de Triunfo, Murilo Machado e delegação; o CEO da Sulgás, Marcelo Leite; entre outras autoridades e convidados.
“Estarmos aqui para o lançamento da construção da primeira usina da Bioo é um momento de imensa realização e entusiasmo. A sinergia entre a eB Capital e a Sebigas Cótica materializou uma visão conjunta de inovação. A Bioo não é apenas um empreendimento, mas um marco na jornada do Brasil em direção a um futuro mais sustentável. Estamos orgulhosos do papel que desempenhamos e ansiosos para ver o impacto positivo que este projeto trará para a região Sul e ao nosso País”, reflete Pedro Parente, cofundador da eB Capital.
“Este é um momento muito significativo para nós. Identificamos um vasto horizonte de oportunidades no tratamento de resíduos agroindustriais e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa por meio da produção do biometano e de outros produtos, como o CO2 e o fertilizante orgânico. Nossa planta foi concebida para ser altamente versátil, trazendo solução mais de 40 tipos de resíduos. Estamos confiantes de que nossa abordagem de economia circular em parceria com a eB Capital nos levarão a grandes realizações e novos projetos como o que lançamos aqui em Triunfo”, celebra Maurício Cótica, diretor executivo da Sebigas Cótica.
“É um momento de grande celebração. A planta industrial que aqui se estabelecerá vai produzir biometano, gás carbônico e fertilizantes. Vai gerar emprego, renda e riqueza a partir do uso de resíduos para diversas finalidades, que ajudarão a destravar também o crescimento de empreendimentos industriais e das agroindústrias, já que esses locais precisam lidar com esses resíduos, um passivo ambiental que precisamos eliminar. Portanto, há ganhos nas duas pontas e vem na esteira de de um esforço do Estado para viabilizar investimentos como esse a partir da política do biogás”, explicou Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, presente no evento.
A eB Capital terá um papel ativo e colaborativo na construção da plataforma em parceria com a Sebigas Cótica, visando garantir a escalabilidade e expansão do negócio. Segundo a gestora, o mercado de Transição Energética no Brasil representa mais de R$ 130 bilhões em investimentos mapeados para os próximos cinco anos.
A Sebigas Cótica é uma empresa que se destaca no mercado de energia renovável, especialmente no desenvolvimento de negócios ambientais de tratamento de resíduos e geração de biogás. Apresenta diferenciais como a construção da maior planta de biogás das Américas, localizada em Guariba – SP, além de outros relevantes projetos, como planta de biometano em Piracicaba – SP, com capacidade para produzir 80 mil m³/dia e atuação com projetos em outros países da América do Sul. A partir de sua tecnologia e expertise na produção de biogás, a Companhia é uma referência no setor.
Saiba mais sobre:
- eB Capital
- Sebigas Cótica
- O que é a Bioo – plataforma de biosoluções?
Originada pela Sebigas Cótica e eB Capital, a Bioo é uma plataforma de biosoluções que transforma resíduos agro e industriais em bioprodutos. Norteados pela economia circular, mitigação de emissões e odores, zero resíduos e segurança operacional, atuamos ativamente para tratar e transformar resíduos em biometano, dióxido de carbono em grau alimentício e fertilizante orgânico por meio de uma plataforma de reciclagem orgânica única no país, processando resíduos oriundos de diversos geradores com padrão de qualidade industrial.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Copyright © 2018 - 2023 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.