Série: Heróis do Biogás - Felipe Gomes - Ah, É Lixo!?

Essa super dica de vídeo traz uma série especial: Heróis do Biogás é uma série produzida por Felipe Gomes para seu canal "Ah, É Lixo!?".

Série: Heróis do Biogás - Felipe Gomes - Ah, É Lixo!?
Foto: Divulgação/ Ah, É Lixo!?
Série de vídeos
- Ah, É Lixo!? Felipe Gomes

Heróis do Biogás

A série de sete episódios destaca o trabalho de empreendedores que contribuíram e contribuem muito com o desenvolvimento do mercado do biogás no Brasil. Sete incríveis histórias para você conhecer. Bate-papos descontraídos e muito informativos.

Episódios

  • Ep. #01 - Vinhaça: O Combustível do Futuro com João Paulo de Oliveira
  • Ep. #02 - Resíduos Sólidos Urbanos com Bernardo Ornelas
    • Pílula #1 - Ep. #02 - Resíduos Sólidos Urbanos
  • Ep. #03 - Dejetos Suínos com Anélio Thomazzoni
  • Ep. #04 - A história da Sansuy com Daniel Honda
  • Ep. #05 - Dr. Oliver Jende (ETW Energietechnik)
  • Ep. #06 - Euripede Alves (Terra Bioenergia)
  • Ep. #07 - Cícero Bley Jr (BLEY Energias Estratégias e Soluções)





  • Ep. #01 Vinhaça - O Combustível do Futuro com João Paulo de Oliveira

    • No primeiro episódio contou com a participação de João Paulo de Oliveira Faria, um dos maiores especialistas brasileiros quando o assunto é produção e utilização de biogás gerado a partir da vinhaça, um efluente bem malcheiroso resultante da produção do etanol.
      João Paulo é formado em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e atua desde 2010 como pesquisador em processos químicos e biológicos. Na biodigestão anaeróbica empreende desenvolvendo tecnologias 100% nacionais para produção e tratamento do biogás a partir da vinhaça. Foi Gerente de Metanização na Methanum Energia e Resíduos e hoje é Especialista em Biogás na Adecoagro, onde é um dos responsáveis ​​por um projeto em escala industrial que utiliza a vinhaça concentrada na produção do biogás.

Clique e assista direto no: Youtube, 30/09/2020



  • Ep. #02 - Resíduos Sólidos Urbanos com Bernardo Ornelas 

    • No 2º episódio da série #HeróisDoBiogás, teve a participação de Bernardo Ornelas Ferreira, doutor em saneamento que atua como engenheiro de processos na planta de metanização da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do EcoParque do Caju da Companhia Municipal de Limpeza Urbana - COMLURB, no Rio de Janeiro.
      Bernardo é o responsável técnico das unidades de biometanização, compostagem, aproveitamento energético de biogás e produção de biossólidos orgânicos da planta. Nos últimos 8 anos tem atuado no desenvolvimento e implementação de projetos de saneamento e gestão integrada de resíduos, com recuperação de recursos e promoção da economia circular.
      A unidade produz biogás processando cerca de 30t/d resíduos orgânicos, o qual é utilizado na geração de energia elétrica. A tecnologia utilizada para a construção da planta é 100% brasileira e foi desenvolvida pela UFMG em parceria com a empresa Methanum Engenharia Ambiental, por meio de recursos de subvenção econômica captados junto ao BNDES .

      Nesse episódio, Bernardo contou tudo sobre essa jornada brilhante que ele vem trilhando há tantos anos e revelou como utilizou seus superpoderes na produção de biogás a partir dos RSU.

Clique e assista direto no: Instagram, 08/10/2020 

Clique e assista direto no: Instagram, 07/10/2020 



  • Ep. # 03 - Dejetos Suínos com Anélio Thomazzoni

    • O 3º episódio da série #HeróisDoBiogás recebeu Anélio Thomozzoni, agricultor, suinocultor, técnico em agropecuária e presidente da Associação Comercial e Industrial de Vargeão - SC.
      Sua granja possui com mais de 37 mil suínos e uma longa história com o biogás, inovação e empreendedorismo.
      Seu relacionamento com biodigestores nasceu em 2005, quando instalaram as primeiras unidades focados em gerar receita com créditos de carbono. Em 2015 investiu na autogeração de energia elétrica. Hoje possuem 7 biodigestores, os quais alimentam 3 grupos geradores que totalizam uma potência instalada de 960kVa.
      Anélio sempre busca inovar em sua propriedade, seus biodigestores possuem um sistema de aquecimento, por meio de serpentinas internas que circulam água quente para manutenção da temperatura de operação dos bios. O tratamento do biogás é realizado com a injeção controlada de ar atmosférico no interior da câmara de biogás, o que promove a remoção do sulfeto de hidrogênio (H2S).
      A granja conta ainda com uma série de inovações, com o sistema de compostagem mecanizada, onde adicionam serragem ao efluente do biodigestor para a geração de um adubo sólido.

Clique e assista direto no: Instagram, 14/10/2020 



  • Ep. #04 - A história da Sansuy com Daniel Honda

    • Quando se conta a história do biogás no Brasil não se pode deixar de falar da Sansuy S.A. Indústria de Plásticos . Com 54 anos de mercado, é uma das principais indústrias do setor do plástico, em especial em relação a soluções em PVC. Atuam em diversos seguimentos desse mercado e possuem uma grande relevância quando o assunto e biogás.
      Há 16 anos, quando começaram a ocorrer os primeiros projetos de MDL no Brasil, no âmbito do Protocolo de Kyoto, a Sansuy começou sua atuação no setor do biogás, onde construíram seus primeiros biodigestores na suinocultura Granja Becker, em Patos de Minas - MG. De lá para cá já foram mais de 4.000 biodigestores, processando os mais diferentes substratos, tanto no Brasil, quanto em países vizinhos.
      E para nos contar um pouco dessa história este episódio recebeu Daniel Saturo Honda, que está na Sansuy desde 2004 e acompanhou no detalhe toda a atuação da empresa no segmento do biogás. Daniel Satoru Honda é advogado formado pela PUC SP, possui mestrado em direito - LLM International Law pela Golden Gate University de São Francisco e MBA em Business Administration, Finance, Accouting and Marketing pela UC Berkeley Extension.

Clique e assista direto no: Instagram, 04/11/2020 



  • Ep. #05 - Dr. Oliver Jende (ETW Energietechnik)

    • O 5º episódio da série “Heróis do Biogás” apresenta Dr. agr. Oliver Jende, gerente de vendas de plantas de purificação de biogás da ETW Energietechnik. Oliver é brasleiro e alemão e se formou em engenharia agronômica pela Unipinhal. Possui Mestrado e Doutorado em “Mudanças de Uso do Solo e Sequestro de Carbono” pela universidade de Bonn, na Alemanha. De 2008 a 2011 trabalhou na área de gerenciamento de biomassa da Nawaro-Envitec, operadora de plantas de biogás. Entre 2011 e 2013 foi gerente de projetos para América Latina na MT-Energie, a qual implantou em Castro-PR uma planta de biogás com tecnologia alemã no Brasil. De 2013 a 2015 foi consultor no Probiogas, projeto desenvolvido pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbHAtuou ainda como representante da empresa ECObiopower/FARMATIC no Brasil.
      Foi um dos fundadores da ABBM - Associação Brasileira de Biogás e Metano e um dos primeiros associados da ABiogás - Associação Brasileira de Biogás. Desde 2016 atua como gerente de vendas da ETW Energietechnik no setor de fornecimento de plantas de purificação de biogás para produção de biometano.

Clique e assista direto no: Youtube, 18/11/2020



  • Ep. #06 - Euripede Alves (Terra Bioenergia)

    • O 6º episódio da série “Heróis do Biogás” recebereu Eurípedes Alves, gerente de energia da Terra Bioenergia.
      Eurípedes é um pesquisador do biogás, que desenvolve uma série de soluções inovadorados para o seguimento. Desde 2009 tem atuado na área de produção, limpeza e utilização de biogás a partir de diferentes substratos orgânicos. É o fundador da Terra Bioenergia, empresa que presta serviços relacionados a energias renovaveis, em especial quanto ao projeto, implantação e otimização de reatores anaeróbios. Desenvolveram uma série de inovações para aumento da produtividade de biogás em reatores, bem como para limpeza e condicionamento do biogás.

Clique e assista direto no: Youtube, 27/11/2020



  • Ep. #07 - Cícero Bley Jr (BLEY Energias Estratégias e Soluções)

    • O 7º episódio da série Heróis do Biogás recebeu Cicero Bley Jr, uma das principais autoridades quando se fala de biogás no Brasil.
      Cícero é graduado em engenharia agronomica pela UFPR e possui mestrado pela UFSC. Em 1987 fundou a Ecoltec, empresa focada na reciclagem de resíduos sólidos. Foi o Superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, onde fundou o CIBiogás, do qual esteve presidente. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da ABiogás - Associação Brasileira de Biogás. Hoje é o seu Presidente Emérito. Por indicação do MME foi o representante do Brasil na Task Force 37 -  Biogás da International Energy Agency (IEA). Desde 2017 é Assessor Técnico do Conselho Temático de Energia da FIEP e do Cluster FIEP de Energias Renováveis. É o fundador e CEO da BLEY Energias, uma Startup Cleantech que em parceria com a ERBR Soluções em Energia e Biometano, certificaram o microposto para biometano. Cícero implantou uma grande quantidade de projetos e escreveu o livro “Biogás, a energia invisível”.

Clique e assista direto no: Youtube, 08/12/2020 




Contato:

Felipe Gomes

Idealizador do Coletivo Ah, É Lixo!?


Fonte: Felipe Gomes
Publicado em: de 30 de setembro a 08 de dezembro de 2020.

Esses vídeos não são de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do Coletivo Ah, É Lixo!? Clique para acessar os vídeos em seus veículo originais: youtube e instagram.