Copersucar e GEO anunciam parceria para produção de SAF

Tempo de leitura: aproximadamente 4m0s

A Copersucar e a Geo bio gas&carbon anunciam parceria para desenvolver tecnologia de produção de combustível de aviação sustentável (SAF) a partir de biogás no Brasil. Planta piloto começa a operar em 2025.

Copersucar e GEO anunciam parceria para produção de SAF
Foto: Divulgação/ Alessandro Gardemann, CEO da Geo bio Gas&Carbon e Tomas Manzano, presidente da Copersucar.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Biocombustíveis

Copersucar e GEO anunciam parceria para desenvolver tecnologia no Brasil para produção de SAF a partir de biogás

O acordo prevê a construção de planta piloto de demonstração comercial para operar já em 2025

Copersucar e a Geo bio gas&carbon anunciam assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de desenvolver tecnologia para conversão de biogás em combustível de aviação sustentável (Sustainable Aviation Fuel - SAF).

Combinando a escala da Copersucar no setor sucroenergético com a experiência em tecnologia de produção de biogás/biometano da Geo, o acordo pretende viabilizar a produção de SAF em larga escala no Brasil nos próximos anos, em uma nova rota de produção além do etanol (conhecida como alcohol-to-jet - ATJ).

Como parte da parceria, as empresas vão construir uma planta piloto de demonstração comercial com previsão de início da operação em 2025. O projeto para a produção de SAF a partir de biogás/biometano empregará a rota gás-para-líquido (GTL) utilizando a tecnologia de Fischer-Tropsch, processo químico para produção de hidrocarbonetos líquidos verdes a partir de gás de síntese.

“O SAF produzido a partir do biogás/biometano é um produto de alto valor agregado, baixa pegada de carbono e amplia ainda mais o uso da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável. Essa parceria pode representar uma nova avenida de crescimento para o ecossistema Copersucar, alinhada à nossa estratégia de prover soluções em escala para a transição energética”, comenta Tomás Manzano, presidente da Copersucar.

Alessandro Gardemann, CEO da Geo, enfatiza que “as rotas de produção de biogás a partir de resíduos orgânicos são importantes para posicionar o Brasil como produtor e exportador de combustíveis avançados com valor agregado. Isso torna o País competitivo para descarbonizar tanto a matriz de transporte aéreo brasileira quanto mercados internacionais de alta exigência como o europeu. Nossa planta já irá nascer com as bases prontas para elevar de maneira rápida a produção ao nível de escala industrial”.

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

Sobre a Copersucar

Organizada como um ecossistema único e integrado de negócios especializados que abrange acesso à produção, logística, armazenagem e comercialização, a Copersucar S.A. oferece soluções em escala de energia renovável e alimento natural que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. Líder global na comercialização de açúcar e etanol, a companhia é referência no mercado de etanol, atendendo à demanda brasileira através da Evolua Etanol e o mercado americano por meio da Eco-Energy, onde também comercializa o gás natural. No açúcar, além do mercado doméstico, a companhia atende clientes em mais de 70 países através da Alvean - especializada na originação, comercialização e trading de açúcar, e opera um eficiente sistema logístico de exportação a partir do Brasil.

 

Sobre a Geo bio gas&carbon

Fornecedora de plataforma de tecnologia, concentra-se no desenvolvimento da produção de hidrocarbonetos verdes. A companhia desenvolveu um processo proprietário único e inovador para produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos do agronegócio. Hoje, com 4 plantas operando nos estados do Paraná e São Paulo, a Geo já investiu mais de R$ 450 milhões na criação e instalação de projetos para produção de biogás.

Assine nossa Newsletter

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Copyright © 2018 - 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.