I-REC(G) / GAS-REC

Tempo de leitura: aproximadamente 2m45s

Novo padrão internacional para garantia de origem de biogás e biometano em desenvolvimento

I-REC(G) / GAS-REC
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Certificação de Ativos Ambientais

I-REC(G)/GAS-REC: Novo padrão internacional para garantia de origem de biogás e biometano em desenvolvimento

Consórcio formado por Instituto Totum (Brasil), M-RETS (Estados Unidos) e Evident (União Européia) é responsável pelo projeto de acreditação junto à Fundação I-REC Standard

Instituto Totum (BR), Evident (UE) e M-RETS (US) assinaram um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de novos códigos internacionalmente reconhecidos para biogás e biometano, sob o padrão I-REC.

O objetivo do novo Código do Produto I-REC(G) é desenvolver um sistema de rastreamento padronizado para biogás e biometano, com implementação local. Esse novo projeto reconhece a certificação GAS-REC, já existente e gerenciada pelo Instituto Totum no Brasil, que rastreia o biogás e o biometano provenientes de usinas de produção. Isso significa que, até o final de 2023, o GAS-REC será uma certificação acreditada pela Fundação I-REC Standard.

O Instituto Totum é reconhecido por sua vasta experiência em rastreamento de energia elétrica renovável, atuando como Emissor Local do I-REC Standard e como gestor do Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável.

Com a participação ativa do Instituto Totum nesse consórcio, o Brasil será um dos responsáveis pela definição e implementação das regras de rastreamento de biogás e biometano em âmbito mundial. Essa parceria fortalecerá a credibilidade e a confiança na certificação desse ativo ambiental, permitindo que as organizações reduzam suas pegadas de carbono.

“GAS-REC será acreditado junto à Fundação I-REC Standard até final de 2023 e Instituto Totum será "Code Manager" das garantias de origem de biogás / biometano em âmbito mundial com parceiros dos Estados Unidos e Europa”, destacou Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum.

“Inovar em direção a uma Economia Limpa global verdadeiramente certificada sempre impulsionou a Evident e isso continuará à medida que aumentamos nossos produtos e serviços”, disse o CEO da Evident, Ed Everson. “Esta nova norma ajudará a esclarecer o papel inovador do biogás e do biometano e é um passo vital no caminho para um futuro mais limpo e verde.”

Para mais informações, acesse:

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Fonte: Instituto Totum - maio de 2023.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.