Legislações europeias podem influenciar setor de biometano no Brasil

Tempo de leitura: aproximadamente 4m54s

Um breve panorama sobre como a descarbonização do setor dos transportes na Europa terá de contar com soluções múltiplas e complementares para reduzir as suas emissões de gases do efeito de estufa.

Legislações europeias podem influenciar setor de biometano no Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunista
Biogás sem Fronteiras, por Crislaine Florzino Flor

Legislações europeias podem influenciar setor de biometano no Brasil

Revisão do Regulamento Europeu 2019/1242 no que diz respeito a emissões de gás carbônico (CO2) de veículos pesados.

Crislaine Florzino Flor | Colunista do Portal Energia e Biogás — No dia 14 de fevereiro de 2023, a Comissão Europeia publicou a revisão que altera o Regulamento (UE) 2019/1242 no que diz respeito ao reforço das normas de desempenho sobre emissões de gás carbônico (CO2) de veículos novos pesados (caminhões e ônibus) e à integração das obrigações de comunicação de informações decorrente do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal).

Essa proposta legislativa é fundamental para a descarbonização dos transportes pesados e para apoiar o desenvolvimento das tecnologias que contribuem para a transição da mobilidade com baixas emissões de gases do efeito estufa. A Europan Biogas Association (EBA) apoia as ações da proposta que proporcionam condições para a implantação de tecnologias limpas.

Tal como reconhecido pela Comissão Europeia, a descarbonização do setor dos transportes terá de contar com soluções múltiplas e complementares para reduzir as suas emissões de gases do efeito de estufa. Os combustíveis renováveis, como o biometano, fazem parte das atuais alternativas para reduzir as emissões, dada a sua prontidão e compatibilidade com os veículos existentes e as infraestruturas de abastecimento na Europa.

Para cumprir os objetivos, o regulamento exige que os fabricantes de veículos definam metas de emissões de CO2 para os seus veículos. Até 2025, será necessária uma redução de 15% nas emissões médias dos veículos pesados em comparação com os valores de base de 2019-2020. Até 2030, essas emissões deverão diminuir 30% em comparação com 2019-2020.

A EBA apoia as ambições acrescidas da proposta, mas lamenta a escolha da Comissão de não reconhecer a contribuição dos combustíveis renováveis, incluindo o biometano, para a descarbonização do setor. Segundo a EBA, o órgão executivo da UE perdeu a oportunidade de fornecer um forte sinal positivo à cadeia de valor do biometano, pois o combustível é um gás renovável e essencial para promover a autonomia da UE no setor de energia e a sua liderança tecnológica do bloco nesse setor.

“Embora represente apenas 2% dos veículos em circulação na Europa, o setor dos veículos pesados gera sozinho cerca de 6% do total das emissões de gases com efeito de estufa na UE. O uso de biometano para o transporte fornece uma alternativa sustentável, prontamente disponível e escalável, sendo um potencial combustível na transição energética para uma economia neutra em termos climáticos”, explica Giulia Cancian, secretária-geral da Associação Europeia de Biogás.

Plantas de Biogás / Biometano e abastacimento de veículos pesados com biometano. Imagens: by canva.com

As legislações europeias são importantes elementos que podem influenciar o setor de biogás e biometano no Brasil, portanto é imprescindível ficarmos ligados no que acontece por lá para adotarmos boas práticas por aqui. A efetiva aplicação de uma norma pode dar espaço à reflexão para iniciativas semelhantes em nosso país.


Referências consultadas



A coluna Biogás Sem Fronteiras é apoiada pelo Projeto GEF Biogás Brasil. Este artigo independente não reflete, necessariamente, a opinião do projeto.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autora: Crislaine Flor    Publicado em: fevereiro de 2023.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.