Equipamento transforma resíduos orgânicos em economia

De forma eficiente, o biodigestor compacto une a capacidade de tratamento de resíduos com a produção de biogás e biofertilizante.

Equipamento transforma resíduos orgânicos em economia
Lixo orgânico vira gás de cozinha (Foto: divulgação/HomeBiogas)
Notícias
Empreendedorismo e Sustentabilidade

Equipamento transforma resíduos orgânicos em economia

Sustentabilidade, economia circular, aquecimento global, redução da emissão de carbono, compromisso ambiental, energia renovável, entre outros... esses são conceitos que até pouco tempo atrás eram considerados distantes da realidade de muitas famílias brasileiras e atualmente esse cenário está mudando. Cada vez mais cresce o interesse da população, que se preocupa com as ações presentes que possam impactar o futuro.

Além das preocupações no âmbito ambiental, a questão econômica é um outro fator chave para mudança de comportamento. A população deseja formas de redução do custo de moradia e aumento da qualidade de vida.

Nesse sentido novas tecnologias estão surgindo e ganhando destaque ao promoverem soluções que conciliam todos os pontos citados anteriormente. Um exemplo disso é o Biodigestor HomeBiogas.



O que é HomeBiogas?

HomeBiogas é um equipamento que transforma restos de comida e esterco animal em gás de cozinha, além de fertilizante líquido e natural para o seu jardim.

O equipamento é um biodigestor compacto eficiente que armazena os resíduos orgânicos, normalmente gerados na cozinha, e até esterco animal em uma câmara com condições favoráveis para desenvolvimento de micro-organismos que degradam a matéria orgânica transformando-a em biogás e biofertilizante. Ideal para uso residencial e até mesmo em algumas empresas.

Pode ser colocado em qualquer lugar que tenha espaço aberto, para o sol bater no biodigestor.

Destinado para pessoas e empresas que se preocupam com o ambiente, com a qualidade dos alimentos, com a destinação correta dos resíduos orgânicos.



Origem

Fundada em 2012, a HomeBiogas tem três sócios israelenses: Yair Teller, Oshik Efrati e Erez Lanzer, que tem expandido seus negócios para várias partes do mundo. No Brasil, há vários sistemas instalados em escolas, sítios, restaurantes, residências, entre outros. Iniciativas do representante oficial da HomeBiogas no Brasil, o empresário Leandro Toledano.



Quais são os benefícios do HomeBiogas?

A principal vantagem é a produção de energia renovável. O biogás produzido pode substituir o uso do gás de cozinha como botijão de GLP ou o uso de gás natural, ambos de origem fóssil. O biogás é um biocombustível renovável que também tem potencial para substituição do uso de lenha na cocção de alimentos.



As principais vantagens são:

  1. Proporciona reciclagem dos resíduos orgânicos;
  2. Está adequado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para atender a Agenda 2030 da ONU; 
  3. Proporciona a redução de consumo de combustíveis fósseis para cocção de alimentos, consequentemente a redução da emissão de carbono;
  4. Redução do uso de lenha, consequentemente a redução da demanda por desmatamento e a redução da emissão de carbono;
  5. Tratamento e destinação correta dos resíduos orgânicos, evitando que os resíduos sejam destinados para aterros sanitários ou lixões, onde estariam emitindo gases de efeito estufa;
  6. O biofertilizante, resíduo líquido obtido após tratamento dos resíduos e após produção de biogás, tem potencial de uso como fertilizante em hortas e jardins, evitando o uso de fertilizantes químicos;
  7. Ao evitar que o resíduo seja destinado para aterros ou lixões, também haverá a redução da emissão de carbono oriunda do transporte dos caminhões de lixo.



Como funciona o HomeBiogas?

O equipamento é de fácil montagem e pode ficar ao ar livre. Não necessita de energia elétrica para funcionar, sendo o seu processo totalmente autônomo. Necessita apenas que seja respeitado alguns passos importantes de operação e manutenção para correto funcionamento. 

Os restos de alimentos e os resíduos, como cascas de legumes e frutas, são introduzidos no biodigestor por um compartimento que os conduzem até a câmara onde ocorre o processo de decomposição. Pela ação de micro-organismos anaeróbios a decomposição dos resíduos orgânicos gera biogás.

Todo o biogás produzido fica armazenado no próprio HomeBiogas, onde permanece estocado até o seu consumo.

Após a instalação o HomeBiogas pode levar entre 2 a 4 semanas para começar a produzir biogás.

Qual é a produção de biogás? 

A adição diária de três quilos de resíduos no biodigestor possibilita a produção de biogás suficientes para atender três horas de consumo de gás, por dia. 

Observação: os três quilos de resíduos destinados ao biodigestor, por dia, evitará o envio de aproximadamente uma tonelada de resíduo aos aterros por ano.

 

Quais resíduos orgânicos podem ser destinados ao HomeBiogas?

  • Restos de alimentos
  • Cascas de frutas, cascas de legumes e verduras
  • Dejetos de animais

 Dever ser evitado a uso de cascas de frutas cítricas, pois elas contêm óleos bactericidas que podem reduzir a eficácia da digestão.



Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o HomeBiogas, acesse:

 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás