Método inovador possibilita maior rendimento na produção de biogás a partir de grãos usados em cervejaria
Tempo de leitura: aproximadamente 4m50s
Pesquisadores da Unicamp e WPI avaliaram o rendimento da produção de biogás a partir de grãos utilizados em cervejaria. O novo método possibilita um ganho na produção de biogás, contribuindo processo de descarbonização na produção de cervejas.
Método inovador possibilita maior rendimento na produção de biogás a partir de grãos usados em cervejaria
Pesquisadores da Unicamp e WPI avaliaram o rendimento da produção de biogás a partir de grãos utilizados em cervejaria. O novo método possibilita um ganho na produção de biogás, contribuindo processo de descarbonização na produção de cervejas.
O artigo com título original "Ultrasonic pretreatment of brewers’ spent grains for anaerobic digestion:
Biogas production for a sustainable industrial development" foi aceito no "Journal of Cleaner Production, e será publicado no Volume 355, edição de junho 2022, 131802" pelos autores:
- Luz Selene Buller a
- William Gustavo Sganzerla a
- Michele Nunes Lima a
- Kerry E. Muenchow b
- Michael T. Timko b
- Tânia Forster-Carneiro a
Integrantes das respectivas instituições:
a School of Food Engineering, University of Campinas (UNICAMP), Rua Monteiro Lobato, n.80, 13083-862, Campinas, SP, Brazil
b Department of Chemical Engineering. Worcester Polytechnic Institute (WPI). 100 Institute Road, Goddard Hall 123, Worcester, MA, USA
Principais destaques do artigo
-
O pré-tratamento ultrassônico (US) aumenta o rendimento de biogás na digestão anaeróbica (DA) de grãos usados em cervejaria (BSG).
-
O teor de metano atingiu 56% na composição do biogás para pré-tratamento ultrassônico (US).
-
O biogás gerado a partir da digestão anaeróbica (DA) com/sem pré-tratamento ultrassônico (US) pode produzir energia elétrica e calor a partir da queima de biogás.
-
A produção de calor é suficiente para suprir uma cervejaria com excedente de energia para outros usos.
-
A digestão anaeróbica (DA) produz energia verde e contribui para o desenvolvimento de uma cervejaria de baixo carbono.
Resumo Gráfico
Resumo
Os grãos usados em cervejaria (BSG) representam 85% da matéria-prima seca utilizada no processo de fabricação de cerveja. O pré-tratamento do BSG pode tornar seu conteúdo orgânico mais passível de digestão anaeróbica (DA), mas à custo de energia adicional.
Este trabalho avaliou pré-tratamento ultrassônico (US) em BSG como um possibilidade de pré-tratamento antes do processo de digestão anaeróbica (DA).
Quando somados, pré-tratamento ultrassônico (US) + digestão anaeróbica (DA) produziu biogás com 56% de metano, que é um resultado 27% maior do que o resultado obtido no reator de controle que não recebeu pré-tratamento ultrassônico (US).
O pré-tratamento ultrassônico (US) aumentou o rendimento de metano (107,28 L CH4 kg−1 TVS) em 4 vezes maior quando comparado com o reator de de digestão anaeróbica (DA) sem pré-tratamento ultrassônico (US) (26,72 L CH4 kg−1 TVS).
As rotas de recuperação de energia da "DA" e "US + DA" foram avaliadas para:
(i) recuperação de energia elétrica e térmica, e
(ii) produção de biometano para uso veicular.
O sistema "US + DA" poderia gerar 0,23 MWh t−1 BSG de energia elétrica e 1,2 × 103 MJ t−1 BSG de energia térmica.
A digestão anaeróbica (DA) sem o pré-tratamento ultrassônico (US) gera 0,15 MWh t−1 BSG de energia elétrica e 0,79 × 103 MJ t−1 BSG de energia térmica.
A energia necessária para o pré-tratamento ultrassônico (US) foi estimada em 0,29 MWh t−1 , enquanto a geração teórica de energia elétrica foi de 0,23 MWh t−1.
Assim, o pré-tratamento ultrassônico (US) gera energia elétrica suficiente para compensar a maior parte da energia que consome, com coprodução líquida de energia térmica para uso no local e com excedente de calor adicional.
Do ponto de vista ambiental, o processo de digestão anaeróbica (DA) evita potencialmente emissões de gases de efeito estufa de 0,056 tCO2eq t−1 BSG, e o processo "US + DA" poderia evitar 0,083 tCO2eq t−1 BSG se a energia térmica do biogás for usada para compensar o uso de gás natural para aquecimento.
Finalmente, o processo de digestão anaeróbica (DA) produz energia verde que contribui para a descarbonização da cervejaria, e o pré-tratamento ultrassônico (US) combinado com digestão anaeróbica (DA) promete atender a todas as necessidades de energia térmica de uma cervejaria de baixo carbono.
Acesso ao artigo
- Mais informações e acesso ao artigo: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2022.131802
Download do artigo completo, sem custo (acesso pelos próximos 50 dias)
Referência Bibliográfica
BULLER, Luz Selene et al. Ultrasonic pretreatment of brewers’ spent grains for anaerobic digestion: Biogas production for a sustainable industrial development. Journal of Cleaner Production, p. 131802, 2022. DOI: 10.1016/j.jclepro.2022.131802.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.