MME participa de debate na Frente Parlamentar de Economia Verde

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na última semana (18/05), de debate sobre “Corredores Sustentáveis: Inserção do Biometano no Transporte Pesado de Cargas” promovido pela Frente Parlamentar de Economia Verde.

MME participa de debate na Frente Parlamentar de Economia Verde
Foto: Divulgação/ MME. MME participa de debate na Frente Parlamentar de Economia Verde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Ministério de Minas e Energia

MME participa de debate na Frente Parlamentar de Economia Verde

Evento discutiu a inserção do biometano no transporte pesado de cargas. O MME destacou a importância da inclusão do biometano no REIDI.

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, na última semana (18/05), de debate sobre “Corredores Sustentáveis: Inserção do Biometano no Transporte Pesado de Cargas” promovido pela Frente Parlamentar de Economia Verde. A mesa, coordenada pelo deputado federal Arnaldo Jardim, contou com a participação da secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços do Ministério da Economia (ME), Glenda Lustosa.

O secretário-adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, falou sobre a importância da inclusão do biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), o que suspende a cobrança do PIS e Cofins para aquisição de equipamentos. Além disso, destacou que esses investimentos aumentam a oferta do produto, possibilitando a inserção no transporte pesado de cargas.

O secretário destacou a manutenção da liderança do Brasil na transição energética, com participação fundamental da bioenergia. “O Brasil pode ser o primeiro país do mundo a ter uma legislação de avaliação da mobilidade sustentável de baixo carbono, com análise de ciclo de vida do poço à roda, que leva também em consideração a etapa de geração de energia”, disse.

Segundo o secretário, para isso acontecer, é necessário integrar as políticas do RenovaBio ao Rota 2030, como previsto no projeto de lei do Programa Combustível do Futuro proposto pelo Poder Executivo.

Também participaram do evento o secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares, o diretor da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Marcelo Mendonça, o representante da Associação Brasileira do Biogás (Abiogas), Tamar Roitman, entre outros.

Fonte: MME

Assista à íntegra do evento:

Café da Manhã da Frente da Economia Verde: Inserção do Biometano no Transporte Pesado de Cargas
A live foi transmitida ao vivo em 18 de maio de 2022, destacou a inserção do biometano no transporte pesado de cargas. O conteúdo está disponível no canal da Frente Economia Verde no YouTube.

Confira a apresentação do Secretário-Adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME.

Para saber mais sobre as medidas de incentivos para produção de biometano, conheça o Programa Nacional Metano Zero. Acesso no matéria especial: Governo Federal lança o Programa Nacional METANO ZERO 

Saiba mais sobre as medidas de incentivo ao biometano.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Fonte: Assessoria de Comunicação Social. Publicado em: 25 de maio de 2022.

Estas notícias não são de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada acima. Para acessar os conteúdos em seus veículos originais, acesse os respectivos links das fontes.