ENC Energy Brasil neutraliza suas emissões de GEE e se torna a primeira empresa do ramo a emitir certificados I-RECs

A conquista dos certificados representa mais um compromisso da companhia com as práticas ambientais e de sustentabilidade mundiais.

ENC Energy Brasil neutraliza suas emissões de GEE e se torna a primeira empresa do ramo a emitir certificados I-RECs
Foto: Divulgação/ ENC Energy Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Certificação de Ativos Ambientais

ENC Energy Brasil neutraliza 100% de suas emissões de GEE e se torna a primeira empresa do ramo a emitir certificados I-RECs

A conquista dos certificados representa mais um compromisso da companhia com as práticas ambientais e de sustentabilidade mundiais.

Buscando contribuir para um cenário climático mais sustentável, a ENC Energy Brasil anuncia a neutralização de 100% de suas emissões de Gases de Efeito Estufa, provenientes do consumo de energia elétrica corporativo. Por meio da compra de Certificados I-RECs, a empresa passa a utilizar a energia renovável gerada por suas usinas que produzem energia a partir do biogás de aterro sanitário. 

A ENC Energy adotou em seu planejamento estratégico de sustentabilidade um rígido controle das emissões de GEE, tendo, em 2021, adquirido Certificados I-REC para zerar a emissão de gases poluentes.

"Todas as atividades desenvolvidas pela ENC são pensadas visando a preservação do meio ambiente e ser uma empresa de carbono neutro nos deixa muito orgulhosos. A conquista dos certificados I-REC representa mais um compromisso da companhia com as práticas ambientais e de sustentabilidade, reduzindo os gases estufa da atmosfera e valorizando a geração de energia limpa e renovável brasileira, além de cumprir com políticas e exigências internacionais realizadas pelos grandes compradores mundiais de energia renovável", afirma Igor Urasaki, Diretor de Novos Negócios da ENC Energy Brasil. 

O programa de certificação Internacional I-REC, representado no país pelo Instituto Totum, é um sistema global que contabiliza e rastreia a energia renovável. Ou seja, os I-RECs comprovam que a eletricidade produzida e consumida pelas empresas é proveniente de fonte renovável de energia. Cada certificado I-REC equivale a 1 MWh de energia gerada por fonte renovável.

Por meio das certificações, todos os consumidores de energia elétrica, tanto do mercado cativo quanto no mercado livre de energia, podem comprovar a rastreabilidade da energia que consomem. Cada usina registrada no sistema global I-REC tem sua energia rastreada, não havendo a possibilidade de duplicação de certificados.

O certificado I-REC é válido para compensar as emissões de GEE do escopo 2, referente ao uso de energia elétrica. O consumidor tem responsabilidade indireta das emissões de gases de efeito estufa ocasionada pela geração da energia utilizada.

Sobre a ENC

A ENC Energy é líder no Brasil em geração de energia por meio do biogás de aterro sanitário e é a primeira empresa do ramo a emitir o certificado I-REC. Criada em 2012, a ENC Energy Brasil, subsidiária da empresa fundada em Portugal, atua em Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Pernambuco. A companhia é responsável por nove usinas de geração de energia a partir do biogás proveniente da decomposição do lixo orgânico nos aterros. A energia gerada a partir do biogás de aterro é comercializada no mercado livre e no sistema de geração distribuída, com foco principalmente em pequenas e médias empresas. Em 2021, a companhia vendeu mais de 254 mil certificados I-RECs. 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Para saber mais sobre outros Certificados de Ativos Ambientais:

⇒ O que é o crédito de descarbonização CBIO?

⇒ O que é a Certificação GAS-REC?

⇒ 10 Perguntas e respostas essenciais sobre o Certificado GAS-REC

 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.