Pará e o Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática

Tempo de leitura: aproximadamente 3m39s

No seu novo texto, Dr. Fábio Viana de Abreu fala da exploração de políticas públicas e legislação no Pará para incentivar o uso do biogás, gestão de resíduos sólidos urbanos e o impacto econômico positivo do GNL de Barcarena.

Pará e o Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática
Foto: Divulgação/ Canva PRO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Comunidades & Produtores de Biogás
Legislação e Políticas Públicas

Pará e o Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática

Fábio Viana de Abreu | Hoje o “State tour desembarca no estado do Pará, a terra da Joelma, do açaí e do tacacá.

Inicialmente o Decreto nº 1.900 de 2009, institui o Fórum Paraense de Mudanças Climáticas¹, instrumento jurídico que incentiva o desenvolvimento de projetos que possam trazer benefícios ambientais e implementar projetos com externalidades positivas quanto a economia circular.

O convênio ICMS 06 de 2019 traz a concessão de isenção do ICMS para o biogás produzido em aterro sanitário quando utilizado como matéria-prima na geração de energia elétrica.

Na cidade de Belém e região metropolitana a questão da gestão dos resíduos sólidos urbanos é uma grande problemática. Mas como dizia o saudoso Dadá Maravilha, para toda problemática temos uma solucionática.

Os resíduos sólidos urbanos (RSU) podem ser transformados de despesa pública em receitas, pois de acordo com o artigo 29 e 30 da constituição federal a gestão dos resíduos é competência municipal.

Os resíduos podem ser transformados em energia elétrica, utilizando os grupos geradores da CHP Brasil por exemplo.

O estado está muito envolvido com as questões ambientais, em especial, com a organização da COP-30.

Além disso, a Gaspara está iniciando suas atividades operacionais e comerciais com a chegada do gás oriundo do projeto de GNL de Barcarena que vai trazer ainda mais desenvolvimento de negócios, trabalho e renda para região. 

¹ Revogado pelo Decreto nº 518, de 05 de setembro de 2012.²

² Revogado pelo Decreto nº 254, de 08 de agosto de 2019 (vigente), Institui o Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática e dá outras providências.

“Gostou? Compartilhe com os amigos e profissionais do setor. Em breve vamos destacar mais um estado nesse "state tour" sobre biogás e biometno no Brasil. Vamos em frente com nossas energias renovadas! ”

- Fábio Viana de Abreu

Referências

  • PARÁ (Estado). Decreto nº 254, de 08 de agosto de 2019 (vigente), Institui o Fórum Paraense de Mudanças e Adaptação Climática e dá outras providências..  Disponível em: <Decreto 254 de 2019>

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

Sobre o autor

Fábio Viana de Abreu - Palestrante, Perito Judicial, Advogado, Engenheiro (RGN, GNL e Biogás) - Profissional de nivel superior na Petrobrás, com mais de 16 anos de experiência. Atua nas áreas de Gás e Energia. Perfil no LinkedIn

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!

Autor: Fábio Viana de Abreu. Publicado em: 14 de junho de 2024.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da autora. O Portal Energia e Biogás disponibiliza o espaço Comunidades & Produtores de Biogás para que especialistas publiquem conteúdos de opinião e conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás e biometano. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.