Pós-graduação: Gestão Estratégica de Negócios em Biogás

Tempo de leitura: aproximadamente 7m16s

O Curso é uma parceria entre a Unochapecó e o CIBiogás - com 360 horas de duração é totalmente online.

Pós-graduação: Gestão Estratégica de Negócios em Biogás
Foto: Divulgação/ Unochapecó e CIBiogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cursos
Educação

Capacitação em biogás: especialização tem como foco a gestão estratégica de negócios 

A pós-graduação lançada pela Unochapecó em conjunto com o CIBiogás apresenta estudos de referência voltados aos agentes do ramo

Na intenção de qualificar os profissionais que tenham interesse em atuar ou compreender mais sobre o biogás, a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), lançaram este ano a pós-graduação: “Gestão Estratégica de Negócios em Biogás”. A oportunidade com 360 horas de duração é totalmente online e possui custo bastante acessível. A pós-graduação será ministrada por profissionais com vasta experiência acadêmica e de mercado para explorar o assunto em questão e proporcionar a melhor experiência a todos os participantes. 

Segmento promissor

Com o crescimento do mercado sustentável voltado à iniciativas amigas do meio ambiente e em prol de ações renováveis, o biogás acaba se destacando devido às suas diversas vantagens. O mercado de biogás, especificamente, vem dando um salto a cada ano, demonstrando a sua eficácia quando acolhido e aplicado da maneira correta e necessária dentro de um projeto. 

Micheli Zanetti, professora da Unochapecó, comenta que a região oeste de Santa Catarina é destaque nacional no agronegócio, pois está entre os líderes de produção, industrialização e comercialização da carne suína e de aves no país, visto que a região também comporta as maiores agroindústrias do Brasil e toda a produção de aves e suínas geram grandes volumes de desejos sólidos, líquidos e gasosos, que precisam ser descartados corretamente.

“Surge então grandes oportunidades para aproveitamento destes rejeitos, e o biogás se apresenta hoje como uma das alternativas mais consolidadas e viáveis do mercado, porém ainda pouco implementada na região e no país”, reitera a professora.

A nota técnica “Panorama do biogás no Brasil em 2020” revela que o volume de biogás, assim com a quantidade de plantas, aumentou expressivamente nos últimos anos, visto que de 2015 a 2019 o crescimento médio foi de 20% a.a e de 2019 para 2020, o número chegou a 23% a.a. 

Como o biogás é uma iniciativa sustentável capaz de reduzir os impactos de gases poluentes tanto na área rural quanto urbana, dando o nome às ideias voltadas à eficiência energética das energias renováveis, a alternativa também requer uma boa capacitação de profissionais que tenham potencial para atuar em qualquer área que demande a utilização dessa fonte. 

Daiana Gotardo, da área de Transferência de Conhecimento do CIBiogás, diz que com o desenvolvimento do setor, também encontra-se uma grande necessidade de profissionais  que realmente entendam do processo e estejam aptos a inovar cada vez mais neste segmento.

“A cadeia do biogás têm demandado de profissionais capacitados, para apoiar no desenvolvimento e inovação em todos os aspectos, desde a aplicação à produção deste energético que é biogás”, complementa.

 

Ao perceber a popularização desse mercado, adquirir uma especialização focada nas estratégias de negócios neste momento demonstra uma oportunidade promissora pela elevada necessidade de mão de obra qualificada. Desta maneira, a pós-graduação “Gestão Estratégica de Negócios em Biogás”, surge na intenção de formar profissionais aptos no desenvolvimento e gestão de negócios inovadores e aplicáveis na cadeia produtiva do biogás. 

Quais assuntos a especialização irá abordar? 

Para facilitar a organização e compreensão do aluno durante todo o processo, o curso será dividido em três módulos que compilam todos os aspectos necessários para integrar o estudante sobre a cadeia do biogás. As aulas serão particionadas com assuntos que contemplam desde a base da pauta, até tópicos mais avançados, para quem já está familiarizado com o mercado.

Serão três módulos com abordagens sobre o universo do biogás, aspectos legais e mercadológicos, cada módulo irá tratar, respectivamente, dos fundamentos da digestão anaeróbia, questões operacionais e sobre a produção do biogás; tecnologias para a conversão da fonte, com informações sobre dimensionamento, ambiente regulatório e oportunidades para a geração de energia elétrica; e por fim, uma série de aulas sobre as oportunidades nos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, entre outros assuntos.

A capacitação é voltada para profissionais graduados em qualquer área de conhecimento que tenham interesse em compreender sobre o processo de produção de biogás e suas diversas aplicações, além das estratégias de planejamento e gerenciamento de projetos e técnicas para a movimentação dos recursos financeiros.

Micheli Zanetti, reitera a otimista oportunidade para o mercado por meio da pós-graduação, visto a diversidade de assuntos que serão explorados, a fim de fortalecer o posicionamento do biogás em todos os aspectos do negócio.

“A Unochapecó, sempre atenta às necessidades do mercado, identificou a oportunidade de formar profissionais para atender estas demandas e ajudar as empresas da região e do país a valorizarem seus resíduos. A parceria com o CIBiogás, veio para somar ao time daqui, pois é um centro referência no assunto Biogás, cujos os docentes são profissionais experientes e atuantes no mercado. A parceria tem como principal objetivo auxiliar na formação de profissionais que estarão aptos ao desenvolvimento e gestão de negócios inovadores, expandindo na região e no país a cadeia produtiva do biogás.”

Para se inscrever na pós-graduação “Gestão Estratégica de Negócios em Biogás”, basta acessar o site: https://www.unochapeco.edu.br/gestao-estrategica-negocios-biogas e preencher os campos necessários. 

Institucional

O CIBiogás - Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás como Centro de referência em pesquisas e desenvolvimento do biogás no Brasil, também atua como uma instituição de capacitação, com uma área focada no lançamento de novos agentes no mercado através do conhecimento especializado sobre essa alternativa renovável. Ao total, mais de 3 mil alunos foram capacitados, a fim de incentivar o crescimento deste mercado tão promissor, visto o potencial energético do país. São cursos, treinamentos e outras oportunidades para você se identificar e entrar no mercado do biogás. 
Para os cursos, acesse: https://cibiogas.eadplataforma.com/. 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Fonte: Assessoria de Imprensa.
Publicado em:  11 de novembro de 2021.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da Assessoria de Impressa.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

  • BARTOLO ELIAS BARRIOS BARRIOS
    BARTOLO ELIAS BARRIOS BARRIOS
    Bom dia. Sou BARTOLO ELIAS BARRIOS BARRIOS - ENGENHEIRO AGRICPLA UFLA-1999; MSc. Microbiologia UFLA-2001; Professor do IFBA-PORTO SEGURO 2010. Quero muito fazer meus estudos doutorais em BIOGAS E BIOMETANO, usando as Microalgas.
    7 meses atrás Responder
    • Olá, Bartolo Elias Barrios Barrios, Ficamos muito felizes em saber do seu interesse em realizar seus estudos doutorais na área de biogás e biometano utilizando microalgas. É uma área de pesquisa extremamente relevante e com grande potencial para contribuir com soluções sustentáveis. Para iniciar seus estudos doutorais nesse campo, sugerimos que você explore universidades e instituições de pesquisa reconhecidas por seu trabalho em biogás, biometano e biotecnologia de microalgas. Diversas instituições ao redor do mundo têm programas de doutorado robustos nessa área. Aqui no Brasil, várias universidades públicas destacam-se nessa área. Além disso, é importante buscar por professores e pesquisadores que estejam desenvolvendo estudos similares aos que você pretende realizar. Entrar em contato com eles pode ser muito proveitoso para conhecer melhor as oportunidades de pesquisa, bem como possíveis orientadores para seu doutorado. A plataforma Lattes e Sucupira do MEC é uma ótima fonte para localizar professores que atuam com esse tema. Se precisar de mais orientações ou informações específicas, não hesite em entrar em contato conosco. Desejamos muito sucesso em sua jornada acadêmica e científica! Atenciosamente,
      7 meses atrás
  • William da Silva Fonseca
    William da Silva Fonseca
    Gostaria de receber informações sobre especializações em biogás.
    1 ano atrás Responder
    • Olá William, obrigado pelo contato. Além desse curso citado na matéria, também há curso Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás da UTFPR. O link para informações é esse: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/especializacao/md/tecnologias-da-cadeia-produtiva-do-biogas
      1 ano atrás