Produção de biogás entra na agenda da Klabin em parceria com GEF Biogás Brasil

Tempo de leitura: aproximadamente 5m9s

O objetivo é aumentar a geração de energia por meio do biogás e contribuir ativamente na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de aterros sanitários e propriedades rurais

Produção de biogás entra na agenda da Klabin em parceria com GEF Biogás Brasil
Foto: Divulgação/ Klabin
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Assessoria de Imprensa

Produção de biogás entra na agenda da Klabin em parceria com GEF Biogás Brasil

A Klabin firmou um convênio de trabalho com o projeto GEF Biogás Brasil para fomentar a produção de biogás na Região Sul do país e apoiar na redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A agenda prevê uma série de atividades para este ano, começando por estruturar o modelo de negócios, no qual serão avaliadas as possibilidades técnicas, econômico-financeiras e jurídicas para a produção do biogás a partir do tratamento de resíduos sólidos em aterros sanitários e em propriedades rurais no Paraná.

A primeira proposta em estudo é otimizar o sistema de captação de biogás do Aterro Sanitário da cidade de Imbaú (PR), que é vinculado ao Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi e recebe o apoio da Klabin por meio do Programa de Resíduos Sólidos da empresa. O segundo projeto é analisar sistemas para o tratamento dos resíduos do saneamento rural (esgoto) das propriedades atendidas pelo programa Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis, iniciativa socioambiental desenvolvida pela Klabin. Ambos ocorrem na região dos Campos Gerais, no Paraná.

O projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e executado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). A previsão é de que os modelos de negócios no âmbito do convênio entre o projeto e a Klabin sejam entregues ainda em 2021, incluindo as avaliações técnicas dos meios de implantação de cada proposta.

"O projeto, além de agregar parcerias, traz um ambiente de oportunidades para novos negócios e uso de tecnologias", afirma o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim.

"Nessa etapa de implementação do trabalho, as equipes da Klabin e do GEF Biogás Brasil estão trabalhando juntas reunindo as informações necessárias para a avaliação da viabilidade dos projetos pretendidos. Estamos entusiasmados em contribuir ativamente para o sucesso dessa iniciativa, que está alinhada aos compromissos ambientais firmados pela Companhia", afirma Francisco Razzolini, Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos.

"Juntamente com o setor privado, o projeto GEF Biogás Brasil está desenvolvendo sete modelos de negócios e planos de negócios em setores-chave, com alto potencial para a produção de biogás e aplicações lucrativas do biogás e seus subprodutos", explica Alessandro Amadio, representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela.

O objetivo do projeto GEF Biogás Brasil é diversificar a matriz energética brasileira por meio do biogás, contribuindo para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da dependência nacional de combustíveis fósseis. A iniciativa vai ao encontro dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável - KODS, lançados em 2020. Os KODS são um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para a empresa e para as urgências globais da sociedade e do planeta.

Sobre a Klabin:

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para "Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis", Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Para mais informações, acesse: https://klabin.com.br/ 

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Fonte: Assessoria de Imprensa - Klabin. In Press Porter Novelli, por Jessyca Trovão.
Publicado em:  03 de agosto de 2021.

Com exceção da entrevista exclusiva, esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da Assessoria de Impressa.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.