São Paulo tem potencial de energia a partir de biogás inexplorado

A dica de podcast de hoje é o episódio#17Momento Tecnologia, publicado em 15 de outubro de 2019.

São Paulo tem potencial de energia a partir de biogás inexplorado

Momento Tecnologia - USP é um podcast produzido pelo Jornal da USP

Episódio Momento Tecnologia #17: São Paulo tem potencial de energia a partir de biogás inexplorado

 

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, sediado na USP, publicou mapas interativos que mostraram o potencial de produção de energia a partir de biogás e biometano no Estado de São Paulo. Os dados mostraram que o biogás tem um potencial para suprir 93% da energia consumida residencialmente em São Paulo, e o biometano poderia substituir até 72% do diesel comercializado no Estado. Os mapas podem também orientar investidores e o governo sobre como aproveitar esse potencial

Ouça: iTunes | Spotify

No Momento Tecnologia de hoje vamos falar de energia, para ser mais específico, de energia sustentável. O Brasil destoa muito do resto do mundo nesse assunto. Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2019 – feito pelo Ministério de Minas e Energia – nosso país produz cerca de 45% de sua energia a partir de fontes renováveis. Se compararmos com a matriz energética do mundo inteiro, esse número não chega a 10%.

Entre essas fontes sustentáveis existem o biogás e o biometano. Os dois são gases provenientes de material orgânico e possuem um grande potencial de produção energética. Um estudo recente do Centro de Pesquisa e Inovação em Gás escancarou o quanto o Estado de São Paulo ainda pode explorá-los.

Financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela Shell, e sediado na Escola Politécnica (Poli) da USP, o centro lançou mapas interativos, em uma plataforma on-line, que mostram o potencial de geração de energia desses gases no Estado. Os dados mostraram que o biogás tem um potencial para suprir 93% da energia consumida residencialmente em São Paulo, e o biometano poderia substituir até 72% do diesel comercializado no Estado. Os mapas podem também orientar investidores e o governo sobre como aproveitar esse potencial.

Para entender melhor essa iniciativa, nesta edição do podcast Momento Tecnologia conversamos com a professora Suani Coelho, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, e coordenadora desse projeto.

Ficha técnica

  • Reportagem e apresentação: Leonardo Lopes
  • Edição de Áudio e Sonorização: Tabita Said e Beatriz Juska
  • Fonte: Jornal da USP -  
  • Publicado em: 15 de outubro de 2019
  • Arquivos de áudio: créditos a Rádio USP

Este podcast não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o podcast em seus canais de divulgação, utilize os link abaixo: