8º Ep - Grupo Gerador a Biogás

Equipamento possibilita aproveitamento energético do biogás para geração de energia elétrica e energia térmica.

8º Ep - Grupo Gerador a Biogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Série Especial
Equipamento para área de biogás

Grupo gerador a biogás

Geração de calor e energia elétrica combinados

O que é um grupo gerador a biogás?

Um grupo gerador a biogás é um sistema de geração de energia elétrica que utiliza biogás como combustível. O biogás é produzido através da decomposição anaeróbia de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, esterco animal, resíduos alimentares, entre outros.

Esse biogás é então captado, tratado e usado como combustível para gerar eletricidade através de um grupo gerador, que é basicamente um motor que aciona um gerador elétrico. O grupo gerador converte a energia química contida no biogás em energia mecânica e depois em energia elétrica, que pode ser usada para abastecer residências, empresas, fazendas, entre outros locais.

O uso de grupos geradores a biogás é uma forma de produzir energia renovável a partir de fontes de resíduos orgânicos, reduzindo assim a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

É importante destacar que grupos geradores são máquinas projetadas para operar em regime contínuo, em horário de ponta ou em emergência, garantindo o fornecimento de energia elétrica. Quando houver necessidade de energia térmica, os geradores podem ser fornecidos com sistemas independentes para cogeração de energia (CHP - termo em inglês “Combined Heat & Power”), ou seja possbibilitando fornecimento simultâneo de eletricidade e energia térmica.

Os modelos mais avançados, disponíveis no mercado, possuem alta tecnologia embarcada, garantindo uma alta disponibilidade de operação e segurança energética .

Resumindo

O grupo gerador a biogás é uma máquina térmica que transformam a energia proveniente de uma reação química, a combustão do biogás, em energia mecânica. Essa força mecânica liberada pelo motor a combustão é fornecida ao gerador transforma-se em energia elétrica através de um fenômeno conhecido como indução eletromagnética. Desta forma o combustível biogás é convertido em energia elétrica.

Todo potencial energético contido no biogás é liberado nesse processo, sendo uma parte convertida em calor (energia térmica) e outra parte em energia elétrica (kWh/m³). 

Grupo Gerador a Biogás, por Portal Energia e Biogás.

Sobre a  produção de energia elétrica por metro cúbico de biogás (kWh/m³), é importante ficar atento a alguns pontos como o teor de metano no biogás, a eficiência do motor, a potência do motor, fator de potência, nos cálculos adequar sempre que necessário os valores as condições normais de temperatura e pressão (CNTP), entre outros.

Detalhamento do dispositivo

O grupo gerador a biogás é um equipamento projetado para atender fazendas de médio e grande porte, estações de tratamento de esgoto (ETEs) e aterros sanitários, além de outros segmentos que possam obter biogás a partir dos resíduos orgânicos da sua produção.

O modelo de gerador CHP400 é um ótimo exemplo de versatilidade com aplações em diferentes áreas, com capacidade de 250 kW de potência contínua, tem possibilidade de operar em paralelo com mais de uma unidade de geração, possibilitando capacidade instalada com potências maiores, podendo facilmente alcançar uma potência instalada de 5 MW, para projetos que se enquadram na Lei 14.300 de geração distribuída (GD) ou potência instalada superior a 5 MW para projetos de geração centralizada no mercado cativo ou mercado livre.

Características do CHP400

    • Os geradores podem ser fornecidos em versões com cabine acústica, possibilitanto redução da poluição sonora nos ambientes industriais, ou nas propriedades rurais, promovenendo o bem-estar animal ao evitar que os animais fiquem expostas a altos níveis de ruídos.
    • Quanto ao potencial de geração, modelo como CHP400 pode operar com biogás com teor de metano acima de 50%. Sua capacidade de entrega é de 2,3 kWh/Nm³ com biogás a 65% em metano, por exemplo.
    • Motor CHP400.6C.12L a gás quatro tempos, seis cilindros em linha, 12 litros, resfriado a água, turbo alimentado, com intercooler. Sistema elétrico 24 Vcc.
    • Alternador do Tipo Brushless e rolamento simples, com campo giratório, 4 polos e malha protetora.
      Trifásico com fator de Potência 0,8, isolamento classe H. Possui ligação estrela com neutro acessível e proteção IP21. 

Para mais informações:

CHP Brasil - Geradores a gás

Acesse: https://chpbrasil.com.br/produtos/chp400

Confira todos os episódios da Série Especial - Equipamentos para a área do Biogás

Uma série de reportagens especiais com o objetivo de apresentar equipamentos, ferramentas e softwares para trabalhar com digestão anaeróbia, produção de biogás e biometano.

⇒ 1º Episódio - Analisador de Biogás GEM5000 da Landtec

⇒ 2º Episódio - Sonda Multigás

⇒ 3º Episódio - Gas Endeavor

⇒ 4º Episódio - Tubo do Eudiômetro

⇒ 5º Episódio - Alimentadores de Substratos Sólidos

⇒ 6º Episódio - Gasômetros

⇒ 7º Episódio - Analisador de Biogás Optima 7 Biogas da MRU

⇒ 8º Episódio - Grupo Gerador a Biogás

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.