Webinar: Biogás na área rural do Sul do Brasil

Será realizado no dia 23 de março de 2022. Terceiro webinar que antecede o Fórum de Biogás apresenta as tendências do setor no Brasil. Seminário online contará com a participação de técnicos da Emater/RS, Epagri/SC e do IDR/PR. No encontro, produtores rurais irão compartilhar exemplos de plantas de biogás existentes em suas propriedades.

Webinar: Biogás na área rural do Sul do Brasil
Foto: Divulgação/ Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eventos
4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Webinar apresenta projetos de biogás na área rural do Sul do Brasil

evento online e gratuito

Terceiro seminário online que antecede o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será no dia 23 de março com a participação de técnicos da Emater/RS, Epagri/SC e do IDR/PR. No encontro, produtores rurais irão compartilhar exemplos de plantas de biogás existentes em suas propriedades.

A agropecuária é a principal fonte de substrato utilizada para a produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil. Conforme Nota Técnica do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), que apresenta o Panorama do Biogás no Brasil em 2020, os setores de proteína animal e produção agrícola representam 79% das plantas de biogás atualmente em operação no país, com contribuição de 11% no volume total de biogás.

 

A programação do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano terá atividades e discussões sobre alternativas que estão sendo desenvolvidas no Sul do Brasil para aproveitamento energético de resíduos na agropecuária. Como prévia do Fórum, a temática do biogás nas propriedades rurais orientará as apresentações e o debate do webinar gratuito "Biogás na área rural do Sul do Brasil", no dia 23 de março, das 14h às 16h.

 

O encontro tem o objetivo de apresentar exemplos da aplicação de biodigestores em pequena e média escala nas propriedades rurais. O seminário online do dia 23 de março é uma ação articulada entre a Embrapa Suínos e Aves, a Epagri Santa Catarina, a Emater-Ascar Rio Grande do Sul, e o IDR Paraná, e é mais um evento que antecede o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 12 a 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

 

Nas duas horas de webinar, os técnicos irão mostrar ações promovidas em cada entidade que oportunizam o desenvolvimento de projetos de biogás aos agricultores, nos três estados do Sul do Brasil. Produtores rurais estarão presentes no seminário para apresentar suas experiências com projetos de biogás implantados em suas propriedades.

 

O webinar será transmitido no canal do Fórum no Youtube e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.biogasebiometano.com.br (no link: https://fsbbb.sbera.org.br/webinar4)

 

A mediação do encontro será do analista da Embrapa Suínos e Aves, Ricardo Steinmetz, e da pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi, duas entidades realizadoras do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

"As apresentações vão mostrar alternativas que estão acontecendo para o aproveitamento energético dos resíduos da produção animal. O webinar é destinado a interessados em conhecer mais sobre projetos de biodigestores, de geração de energia e aproveitamento de biogás dentro das propriedades rurais", explica Steinmetz.

.

 

Programação

Moderadores

  • Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves e SBERA)
  • Suelen Paesi (UCS)

Apresentações

  • João Sampaio – Assistente Técnico de Produção Animal da Emater/RS-Ascar;
  • Danieli Rambo - Granja de suínos Kist&Froelich, no município de Santo Cristo/RS - "Energia elétrica de biogás da suinocultura"
  • Herlon Goelzer de Almeida – Coordenador do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) do IDR/PR;
  • Osnei Muniz - Extensionista rural da Epagri/SC;
  • Família Perón - no município de Mirim Doce/SC - "Geração e uso térmico de biogás em bovinocultura de leite de pequeno porte, empregando biodigestor de baixo custo".

O webinar é um dos eventos prévios ao 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

O seminário gratuito contará com convidados para falar sobre as iniciativas do setor do biogás e debater sobre as oportunidades de negócio em seu desenvolvimento.

O webinar será transmitido no canal do Fórum no Youtube.

Inscrições são gratuitas podem ser feitas aqui.

Evento:    Webinar: Biogás na área rural do Sul do Brasil
Quando:    23 de março de 2022, das 14 horas às 16h.
Onde:   online no canal do Fórum no YouTube
Realização:   4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Idioma:   Evento será em Português
Inscrição:   Evento gratuito – Inscrição aqui

O webinar antecede o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que ocorrerá de 12 a 14 de abril, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é promovido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e UCS. A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Quando: 12 a 14 de abril de 2022
Evento presencial: na Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS
Inscrições abertas: www.biogasebiometano.com.br

Mais informações sobre o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:
www.biogasebiometano.com.br


Fonte: 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Publicado em: 18 março de 2022.

Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.