Webinar: Determinação da Demanda Química de Oxigênio em Amostras Sólidas e Semissólidas

Será realizado no dia 21 de setembro, de forma online e gratuita. Webinar irá destacar metodologias para realização de análises de DQO de amostras Sólidas e Semissólidas.

Webinar: Determinação da Demanda Química de Oxigênio em Amostras Sólidas e Semissólidas
Eventos
RedBioLAC

Webinar: Determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO) em Amostras Sólidas e Semissólidas

evento online

O método de refluxo fechado é aplicável?

Existem três métodos principais para avaliar a presença de contaminantes orgânicos na água: Carbono Orgânico Total (COT) , Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Demanda Química de Oxigênio (DQO), que é definida como a quantidade de um oxidante especificado que reage com um amostra sob condições controladas.

A quantidade de oxidante consumido é expressa em termos de sua equivalência de oxigênio. Devido às suas propriedades químicas, o íon dicromato (Cr2O7-2) é o oxidante mais utilizado. A  DQO é usado como o principal parâmetro de qualidade da água em muitas estações de tratamento de águas residuais.

Essa determinação é realizada pelo método colorimétrico de refluxo fechado padronizado pela APHA - AWWA - WPCF 5220 D.

Mas essa técnica é diretamente aplicável a amostras orgânicas com alto teor de sólidos, como inóculos e substratos usados ​​em reatores anaeróbios?

Palestrante

  • MARIA DE LOS ANGELES DE LA RUBIA

Ph.D. em Engenharia Química (2003) pela Universidade de Cádiz. Em 2014 ingressou na Autonomous University of Madrid como investigadora tornando-se professora permanente em 2020. Tem desenvolvido o seu trabalho como investigadora em diferentes centros de investigação e universidades como a University of Southampton (Reino Unido) (2012-2014), Institute of la Grasa de Sevilla (Conselho Superior de Investigação Científica) (2007-2012), Universidade de Alicante (2005-2007), Universidade de Cádiz (2003-2004). Seus tópicos de pesquisa cobrem principalmente a recuperação de resíduos orgânicos por meio de digestão anaeróbia e carbonização hidrotérmica.

 

Moderador

  • RICARDO STEINMETZ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa María (2004), mestrado em Química, com ênfase em análise ambiental, pela mesma instituição (2007) e doutorado em Engenharia Química, com ênfase no desenvolvimento da química e biotecnologia processos, da Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa porcina y pícola), onde atua em projetos relacionados ao núcleo temático de meio ambiente e nas atividades do laboratório de estudos de biogás. Tem experiência na área de Química Analítica Ambiental e Processos Biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e aproveitamento de resíduos agrícolas e agroindustriais por meio da digestão anaeróbia e do aproveitamento da energia do biogás.

Evento:    Webinar: Determinação da Demanda Química de Oxigênio em Amostras Sólidas e Semissólidas
Quando:   

 Terça-feira, 21 de setembro de 2021. 

  • 8:00 - 10:30 (Costa Rica, San Salvador);
  • 9h00 - 11h30 (Colômbia, México, Equador e Peru);
  • 10:00 - 12:30 (Cuba, Paraguai e Bolívia);
  • 11h00 - 13h30 (Brasil, Chile, Argentina e Uruguai);
  • 16:00 - 18:30 (Espanha)
Onde:   YouTube
Realização:   Laboratórios de Digestão Anaeróbia GdT da RedBioLAC
Idioma:   Evento será transmitido em Espanhol
Inscrição:   Formulário de inscrição




Fonte: Laboratórios de Digestão Anaeróbia GdT da RedBioLAC
Publicado em: setembro de 2021.

Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.