2º Webinar - O potencial energético do biogás de RSU no estado de São Paulo: estratégias para a descarbonização

Será realizado no dia 05 de outubro, de forma online e gratuita. Webinar irá destacar o potencial de biogás como estratégia de descarbonização.

2º Webinar - O potencial energético do biogás de RSU no estado de São Paulo: estratégias para a descarbonização
Foto: Divulgação/ SIMA-SP e BEP
Eventos
SIMA/SP e BEP

Webinar - O potencial energético do biogás de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no estado de São Paulo: estratégias para a descarbonização

evento online - Parceria SIMA/SP e BEP

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Governo do Estado de São Paulo e o British Government (Governo Britânico) através do “Brazil Energy Programme – BEP”, realizarão o Webinar: “O potencial energético do biogás de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no estado de São Paulo: estratégias para a descarbonização”.

 

DESCARBONIZAÇÃO

Encontro digital vai debater o potencial energético dos Resíduos Sólidos e as estratégias para descarbonização em São Paulo

 

O Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima) e o governo britânico, por meio do Programa de Energia do Brasil (Brazil Energy Programme - BEP), promovem nesta terça-feira, 5, a partir das 14h, o 2º webinar - “O potencial energético do biogás de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no estado de São Paulo: estratégias para descarbonização”. O evento terá transmissão ao vivo pelo youtube  e será aberto a gestores, empresários, pesquisadores, estudantes e interessados em geral.

 

A Frente Parlamentar Mista de Resíduos Sólidos (FPMRS) destaca a importância do encontro para o cenário de transformações que a gestão de resíduos sólidos vem passando no Brasil, sobretudo com a sanção do novo Marco Legal do Saneamento Básico, em julho de 2020. “Este encontro vai debater, de forma bastante oportuna, o potencial que a gestão dos resíduos pode proporcionar à economia do país, transformando em energia limpa grande parte do volume de lixo que hoje é desperdiçado. Essa iniciativa traz impactos importantíssimos à sustentabilidade do setor, sobretudo por possibilitar, também, a diversificação de nossa matriz energética”, comenta o deputado Geninho Zuliani (DEM/SP), que é coordenador das Frentes Parlamentares de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos, na Câmara Federal.

 

O evento contará com a apresentação de quatro palestras: “Estratégias de descarbonização do Estado de São Paulo pelo biogás de RSU”, a ser ministrada por Ricardo Cantarini, coordenador de Óleo, Gás e Biocombustíveis, da SIMA; “Modelos de Negócios para aproveitamento energético de resíduos”, que será realizada por Luciano Bastos de oliveira, representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); “O potencial de descarbonização de São Paulo por meio do biogás de RSU”, apresentada por Leidiane Ferronato Mariani, do Programa de Energia do Brasil (Brazil Energy Programme- BEP); e “Os casos de uso de biogás de RSU no Estado de São Paulo”, ministrada por Tamar Roitman, representante da ABiogás.

Parceria Brasil - Reino Unido

O Programa de Energia do Brasil (Brazil Energy Programme- BEP) fornece financiamento do Reino Unido e experiência internacional para apoiar a emergência do Brasil como uma usina de energia renovável. O objetivo do BEP é acelerar a transição do Brasil para uma energia sustentável e limpa, que possa dar às partes desfavorecidas da sociedade mais controle sobre a fonte e o custo da energia que utilizam.

PROGRAMAÇÃO

Abertura

  • Dr. Luiz Ricardo Santoro - Secretário Executivo da SIMA

  • Clarissa Vargas Diretora do BEP e Representante do Reino Unido

  • Deputado Arnaldo Jardim

  • Dr. Gláucio Attorre Penna - Diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Moderador

  • José Valverde - Coordenador Executivo do CIRS - Comitê de Integração de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo

 

Apresentação

  • Ricardo Cantarani (SIMA-SP): Estratégias de descarbonização do Estado de São Paulo pelo biogás de RSU
  • Luciano Basto Oliveira (Empresa de Pesquisa Energética - EPE): Modelos de Negócios para Aproveitamento Energético de Resíduos
  • Leidiane Ferronato Mariani (Instituto 17/BEP): O potencial de descarbonização de São Paulo por meio do biogás de RSU
  • Tamar Roitman (ABiogás - Associação Brasileira de Biogás): Os casos de uso de biogás de RSU no estado de São Paulo

 

Perguntas e Debates


    A transmissão será ao vivo no canal do Youtube da SIMA/SP - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

    Atenção: para assistir direto no canal do youtube clique no link abaixo:

    https://youtu.be/OExGDyowGs8

    Evento:    2º Webinar - O potencial energético do biogás de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no estado de São Paulo: estratégias para a descarbonização
    Quando:    Terça-feira, 05 de outubro de 2021, das 14h ás 16h30min
    Onde:   YouTube
    Realização:   SIMA/SP, Brazil Energy Programme (BEP)
    Idioma:   Evento será transmitido em Português

    Para mais informações sobre o Brazil Energy Programme (BEP), acesse: www.ukbrep.org.

    Para receber mais informações sobre os eventos e publicações do BEP, se inscreva em: https://lnkd.in/eZMx2S7M 




    Fonte: Brazil Energy Programme (BEP)
    Publicado em: 01 de setembro de 2021.

    Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar o conteúdo em seu veículo original, clique aqui.