ABiogás assina acordo de cooperação, denominado Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável

Tempo de leitura: aproximadamente 3m56s

Brasil tem potencial para produção de hidrogênio verde a preços competitivos, afirmam associações. O Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável foi lançado pelas associações: ABEEÓLICA, ABSOLAR, ABIOGÁS e AHK RIO.

ABiogás assina acordo de cooperação, denominado Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável
Foto: Divulgação/ Portal de Hidrogênio Verde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Cooperação e Desenvolvimento de Mercado

Associações defendem maior investimento em produção de hidrogênio no Brasil

Brasil tem potencial para produção de hidrogênio verde a preços competitivos, afirmam associações. O Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável foi lançado pelas associações: ABEEÓLICA, ABSOLAR, ABIOGÁS e AHK RIO.

No dia 5 de maio de 2023, a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Associação Brasileira de Biogás (ABIOGÁS) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) assinaram um acordo de cooperação denominado Pacto Brasileiro pelo Hidrogênio Renovável (H2R).

Foto: Representantes da ABEEólica, ABSOLAR, ABIOGÁS e AHK Rio. Divulgação: Portal de Hidrogênio Verde - Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde.

O pacto visa acelerar o desenvolvimento do mercado brasileiro de hidrogênio renovável, tanto para consumo interno quanto para exportação. Os seis objetivos centrais do acordo são contribuir para a definição de um marco regulatório, desenvolver o mercado de aplicação de hidrogênio renovável, promover o desenvolvimento socioeconômico, promover o hidrogênio renovável no Brasil, disseminar oportunidades de hidrogênio renovável e aumentar a competitividade da produção e uso de hidrogênio renovável.

“O Pacto agrega e representa uma parcela significativa dos agentes e do mercado brasileiro interessado no desenvolvimento da economia de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis. Com o apoio técnico e institucional de entidades que representam o setor de energias renováveis e de câmaras de comércio bilateral, a iniciativa amplia a cooperação e o networking com importantes players nacionais e internacionais”, destacou a AHK Rio.

As ações conjuntas entre as assocoações incluirão projetos e atividades técnicas e institucionais para desenvolver a cadeia de valor do hidrogênio renovável, estimular investimentos e negócios e promover o hidrogênio renovável nacional e internacionalmente. O hidrogênio renovável tem potencial para se tornar um eixo estratégico na transição energética e descarbonização para diversos setores produtivos, incluindo indústrias de difícil descarbonização, como fertilizantes nitrogenados, mineração, siderurgia, metanol, transporte aéreo, marítimo e rodoviário pesado. Segundo Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, “o desenvolvimento do hidrogênio renovável pode transformar o Brasil em líder global na produção, consumo e exportação de combustível limpo, atraindo novas fábricas, capital internacional, geração de empregos locais, oportunidades de negócios e novas tecnologias”.

A ABiogás afirma que o Brasil pode liderar a descarbonização global com a produção de hidrogênio renovável a partir de biogás e biomassa, juntamente com fontes eólicas e solares. O Brasil tem um grande potencial de biogás e pode se tornar o principal fornecedor de hidrogênio renovável para mercados globais. O uso do biogás na produção de hidrogênio renovável é uma solução imediata e competitiva para descarbonizar a produção, pois a molécula do biometano é igual à do gás natural fóssil. Isso coloca o Brasil em uma posição para alcançar o desenvolvimento econômico e social baseado em produtos com baixa pegada de carbono.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

Fonte: Portal de Hidrogênio Verde - 05 de maio de 2023.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.