Biogás é foco em evento Sebrae no Dia Mundial da Energia

A ideia do projeto é chamar a atenção da possibilidade de adotar tecnologias de geração de energia, como o biogás e a energia solar fotovoltaica em pequenos negócios.

Biogás é foco em evento Sebrae no Dia Mundial da Energia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunista
Horizontes do Biogás, por Fábio Soares

Evento Sebrae em Brasília em comemoração ao Dia Mundial da Energia

No Dia Mundial da Energia, Sebrae aborda a Transição Energética e novos horizontes para o Biogás poderão surgir.

Fábio Soares | Colunista do Portal Energia e Biogás — Para celebrar o Dia Mundial da Energia, o Sebrae lançou na última segunda-feira (29/05) o programa de Transição Energética para os Pequenos Negócios, que irá apoiar esse segmento rumo à transição energética. Tive o privilégio de ser convidado e o imenso prazer em participar do encontro, e hoje vou compartilhar um pouco da experiência que o evento me proporcionou.

O evento ocorreu no hotel Royal Tulip, em Brasília, e contou com a participação de mais de 30 convidados especialistas da área de Energia em um workshop patrocinado pelo Sebrae. Em uma atividade fechada, exclusiva para convidados, foram elaborados trabalhos de planejamento para atender pequenas e médias empresas na área de Energia, permitindo que o Sebrae possa prever e fornecer apoio, fomento, incentivos e subsídios ao seu público nessa área.

Os trabalhos foram desenvolvidos por equipes compostas por especialistas dos mais diversos setores de energia, como petróleo e gás, carvão mineral, cogeração, energia nuclear, hidrogênio, hidrelétrica, gestão energética, biomassa e biocombustíveis, mercado de carbono, transmissão e distribuição de energia, biogás e biometano, entre outros.

Os grupos trabalharam o dia todo em atividades utilizando a metodologia CANVAS para o desenvolvimento dos temas, a fim de planejar o futuro, determinar o status atual de cada segmento, elaborar a estratégia para o futuro, identificar barreiras e oportunidades para o desenvolvimento de cada uma das áreas da Energia, estabelecer prioridades para os setores e, por fim, organizar uma agenda para facilitar e fortalecer as ações futuras do SEBRAE, estimulando e incentivando o setor para promover o desenvolvimento dos vários segmentos da Energia no país.

O evento contou com a participação de especialistas convidados dos diversos segmentos e foi um sucesso no desenvolvimento das estratégias a serem adotadas pelo Sebrae no futuro próximo. Foi um excelente trabalho de planejamento. A coordenadora de Energia do Sebrae Nacional, Juliana Borges, explicou que os empreendedores participantes do Programa tiveram a oportunidade de conhecer a transversalidade da energia, que serve tanto como insumo para as empresas quanto como geradora de negócios para pequenas empresas.

“Parabenizo o Sebrae e todos os parceiros que organizaram o brilhante evento. Assim como, parabenizo também todos os colegas especialista da área de Energia que tive o prazer em encontrar. O evento me possibilitou muitos reflexões sobre a transição energética, entre elas, algumas reflexões especiais sobre oportunidades para novos modelos de negócios na área de biogás e biometano voltados para a Transição Energética dos Pequenos Negócios.”

Resumo sobre o Evento

    Sebrae lançou o Programa de Promoção da Transição Energética para os Pequenos Negócios. Como parte das iniciativas do programa, foi realizado um workshop em formato de mesas de discussão chamado “Painel de Especialistas”, metodologia desenvolvida pelo observatório Sebrae e Observatório FIEC.

    A ideia do projeto é chamar a atenção dos donos de pequenos negócios sobre o custo da energia, o consumo dessa e a possibilidade de adotar tecnologias de geração de energia, como a energia solar fotovoltaica e o biogás.

    Foto/Créditos

    Postagem no perfil do Cleiton Oliveira dos Santos no LinkedIn

    A coluna Horizontes do Biogás aborda questões importantes relacionadas com a gestão dos nossos resíduos para uma transição energética de baixo carbono.

    Gostou do assunto?

    Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



    Autor: Fábio Soares    Publicado em: 1 de junho de 2023.

    Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.