Projeto de Biogás e Biometano Transforma Propriedade Familiar e Fortalece Cooperativa

O projeto é um exemplo brilhante de como a colaboração entre empresas e instituições pode criar oportunidades econômicas e ambientais.

Projeto de Biogás e Biometano Transforma Propriedade Familiar e Fortalece Cooperativa
Foto: Divulgação/ aen.pr.gov.br por Ari Dias/AEN
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia Circular e Sustentabilidade
Novos Negócios

Projeto de Biogás e Biometano Transforma Propriedade Familiar e Fortalece Cooperativa

Empresas e parcerias promovem sustentabilidade e crescimento.

Em uma propriedade rural de apenas três hectares, localizada no município de Toledo / PR, uma família cooperada da Primato Cooperativa Agroindustrial está liderando uma revolução na produção agropecuária e na geração de energia limpa. O projeto de biogás e biometano da Famíla Angst não apenas está mudando a realidade da família, mas também fortalecendo a cooperativa e promovendo desenvolvimento sustentável regional.

O projeto é um exemplo brilhante de como a colaboração entre empresas e instituições pode criar oportunidades econômicas e ambientais. O Instituto Água e Terra (IAT) concedeu uma nova licença aos proprietários, permitindo-lhes expandir sua produção. Com a capacidade de criar 7,8 mil porcos de uma vez e um rebanho de vacas leiteiras triplicado, a família Angst está gerando mais recursos do que nunca.

No entanto, o destaque do projeto é a produção de biogás, biometano, digestato e água de reuso. Cícero Bley Júnior, da Bley Energias, desempenhou um papel crucial na implementação do sistema de produção de biogás na propriedade. A Bley Energia possibilitou uma integração inovadora trazendo novas conexões para diferentes etapas do processo, que antes não eram consideradas. Ao avaliar que havia demanda por insumos (energia, água, fertilizante) de um lado e do outro estava sendo desperdiçado importantes recursos (substratos orgânicos residuais) de imediato identificou uma incrível oportunidade. Agora, os dejetos dos animais são transformados em biometano, que alimenta os caminhões da Cooperativa Primato. Essa iniciativa não apenas reduziu os custos de combustível da cooperativa, mas também resolveu um passivo ambiental.

Unidade de abastecimento de biometano na Granja da Família Angst.

“Maravilhoso! Além dos aspectos tecnológicos o produtor do biometano Emílio Angst firmou com a cooperativa Primato em contrato de compra e venda cooperativo para o fornecimento do biometano. O primeiro contrato de compra integrada de biometano do Brasil. Assim como a Primato integra suínos e leite que a Granja Angst produz, passa a integrar também um novo produto, o biometano”, destacou Cícero Bley Júnior - CEO da Bley Energias.

Anderson Sabadin, diretor-presidente da Primato, enfatizou o impacto positivo dessa parceria. Destacou que a propriedade de Maria e Emílio Angst que produz suínos, leite, pastagem e faz fertirrigação agora vai vender biometano para a Primato, com um faturamento de R$ 5 milhões por ano. Além disso, a cooperativa planeja a partir desse novo ciclo a  produzir biofertilizantes e bioinsumos, atendendo à crescente demanda por produção de alimentos sustentáveis.

O projeto também inclui uma parceria com a MWM Tupi, resultando no primeiro caminhão movido a biometano circulando na região. Isso representa um passo significativo em direção a uma economia circular, onde a ração é transportada até os cooperados, alimentando os suínos, que, por sua vez, geram dejetos usados na produção de biometano, um biocombustível gasoso para suprir consumo do primeiro caminhão movido a biometano.

O exemplo da família Angst e da Primato Cooperativa Agroindustrial destaca como o setor do agronegócio está abraçando a sustentabilidade e investindo em energias renováveis. Essas iniciativas não apenas reduzem custos, mas também atendem às crescentes demandas de uma sociedade preocupada com a sustentabilidade ambiental. Esse projeto caracteriza-se com um importante estudo de caso que prova a viabilidade da integração direto de sistemas anaeróbios aos sistemas de produção de proteína animal. Sendo essencial a colaboração entre empresas e instituições desempenha um papel crucial nesse avanço em direção a um futuro mais sustentável no agronegócio.

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Copyright © 2018 - 2023 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.