Biometano e carros elétricos

Festival Interlagos 2023 atrai multidões com sua pegada verde e test drives eletrizantes. O biogás marcou presença no Festival Interlagos 2023, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de julho, no Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos) em São Paulo - SP.

Biometano e carros elétricos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
São Paulo - SP
Transcição Energética na Mobilidade

Biometano e carros elétricos

A combinação verde que agitou o Festival Interlagos 2023.

Automobilismo Verde

O biogás marcou presença no Festival Interlagos 2023, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de julho, no Autódromo José Carlos Pace (Autódromo de Interlagos) em São Paulo - SP.

A Raízen Power consolidou a Shell Recharge como a marca oficial de recarga de veículos elétricos no Festival Interlagos 2023. No local, foi estruturado um lounge de recarga com três carregadores de alta potência e seis vagas para recarga dos carros do evento, todo sistema alimentado a partir do biometano, impulsionando a pegada sustentável do evento.

Biogás na eletromobilidade

A IGÁS, CHP Brasil e a Gerastar Geradores estiveram presente no Festival Interlagos, fornecendo energia limpa com gerador movido a biometano de aterro sanitário, carregando os carros elétricos do stand da Shell Recharge. 

“O biogás captado em aterros sanitários dá origem a um biocombustível nobre e renovável, o biometano. Hoje, gerar energia limpa e renovável para atender demandas elétricas, térmicas e de mobilidade é uma realidade com viabilidade técnica e econômica”, destacou o Engenheiro Marco Aurélio Pagliarini, da CHP Brasil.

Foto: Engenheiro Marco Aurélio Pagliarini, da CHP Brasil.

A realização desse projeto com biogás para a eletromobilidade em Interlagos contou com uma forte parceria entre as empresas Raízen, Grupo IGÁS, CHP Brasil e Gerastar Geradores.

A preocupação da CHP Brasil no fornecimento de energia renovável trouxe para o mercado de eventos uma solução inovadora no fornecimento de energia sustentável. Esse princípio viabilizou o abastecimento (recarga das baterias) dos carros elétricos no Festival Interlagos 2023.

A logística do biometano do aterro sanitário até Interlagos contou com a solução do Grupo IGÁS, que utilizou uma carreta transportadora de gás carregada com aproximadamente 5.000 m³ de biometano. A capacidade da carreta atendeu à demanda por carregamento (recarga das baterias) de todo o stand da Shell Power durante os três dias do evento.

Detalhes da carreta de biometano do Grupo IGÁS, Grupo gerador CHP Brasil e Gerastar Geradores. 
Foto: Engenheiro Marco Aurélio Pagliarini, da CHP Brasil.

O potencial energético do biometano disponível na carreta possibilitou inúmeras recargas para os carros elétricos, que foram testados em sua capacidade mecânica máxima e, mesmo assim, todos os carros foram carregados sempre que necessário. Em média, os carros tinham autonomia de 400 km por recarga, e o sistema de carregamento da Shell Recharge proporcionou uma imensa visibilidade dos benefícios do biometano para a eletromobilidade aos usuários dessa tecnologia, especialmente quando percebem que os automóveis foram testados em uma pista usada para a Fórmula 1.

Todo esse processo sustentável de recarga possibilitou uma compensação na emissão de aproximadamente 600 mil toneladas de CO2.

Sobre o Festival Interlagos 2023

O Festival Interlagos 2023, evento tradicionalmente conhecido pela sua edição de motos, teve sua 2ª edição para carros. Na ocasião, o público conheceu as tecnologias de recarregamento elétrico e pôde conferir como foi feito o carregamento de carros elétricos em estações Shell Recharge. O público também teve a oportunidade de participar de jogos interativos sobre eletromobilidade e conhecer a rede de recarga rápida já em operação no Brasil, Argentina e Paraguai.

Foto: Engenheiro Marco Aurélio Pagliarini, da CHP Brasil.

Ainda, o público teve contato com exposições de novos modelos das montadoras, corridas, sessões de drifts, shows e experiências de test drives com carros elétricos, híbridos e a combustão, além de exposição de montadoras e fornecedores de produtos e serviços da cadeia automotiva nacional. O Festival Interlagos 2023 promoveu mais de 7,3 mil sessões de test drive (circuito principal e arena off-road) e teve mais de 45 mil visitantes (crescimento superior a 100% em relação a 2022).

No evento, a Audi Brasil lançou o E-tron GT, o seu quinto carro 100% elétrico. Outros destaques foram o lançamento do Toyota GR Corolla e a presença de marcas chinesas GWM e BYD com novos produtos 100% elétricos: GWM Ora GT 03 e BYD Seal. Mais de 20 empresas participaram do evento, incluindo Audi, Chevrolet, Citroën, Ford, Peugeot, RAM, Toyota e Volvo, entre outras.


Para saber mais acesse: https://auto.festivalinterlagos.com.br/ 

Referências Consultadas

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Copyright © 2018 - 2023 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®