Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal promoverá reunião no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

O encontro discutirá a temática do biogás a partir dos resíduos das diferentes cadeias da produção de proteína animal, discutindo oportunidades tanto na fase de produção quanto de processamento.

Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal promoverá reunião no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Evento
Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Fórum abrigará evento paralelo com reunião sobre biogás nas cadeias de  proteína animal

Atividade ocorrerá dia 18 de abril e será aberta aos participantes inscritos no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

     

    A reunião do Grupo Nacional Agroenergia & Biogás - Seção Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal ocorre em paralelo ao 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. A atividade está programada para o dia 18 de abril de 2023, a partir das 18h, no Hotel Golden Park Internacional Foz & Convenções, em Foz do Iguaçu (PR).

    O encontro discutirá a temática do biogás a partir dos resíduos das diferentes cadeias da produção de proteína animal, discutindo oportunidades tanto na fase de produção quanto de processamento.

    Com o objetivo de apresentar e difundir o conceito de integração de projetos de biogás, a reunião busca refletir sobre as modificações quanto ao modo de produção do biocombustível e discutir também as possibilidades de aplicação de seus derivados envolvendo tanto biogás quanto biometano.

    Formado a partir do Grupo Nacional Agroenergia & Biogás, o coletivo “Biogás da Proteína Animal” reúne profissionais do setor de biogás, por meio da plataforma WhatsApp. Atualmente, mais de 520 participantes buscam estimular o diálogo para incentivar a tomada de decisão em diferentes esferas de abrangência social, tecnológica e geopolítica com relação ao tema do biogás da proteína animal.

    Dentre os profissionais que participam do grupo, Anélio Tomazzoni, Cícero Bley Jr, Iara Dreger, Heleno Quevedo de Lima e Marco Galhardo deram o passo inicial na formação do primeiro manifesto público, lançado oficialmente dia 28 de março de 2023, com contribuições dos participantes do grupo (mais de 520 participantes). O documento em PDF está disponível para download no final dessa matéria.

    “A reunião em paralelo ao 5º Fórum irá ocorrer dia 18 de abril de 2023, a partir das 18h.”

    De acordo com Iara Dreger, a meta é desencadear um movimento para resgatar o significado do biogás no setor da proteína animal e estimular ações entre os vários agentes do ecossistema, com oferta de segurança jurídica, técnica, econômica e financeira.

    “Entendemos que continuar o processo de integração da cadeia produtiva do biogás com as cadeias de proteína animal é chave para promover a sua relevância na matriz energética brasileira”, destaca Iara Dreger, que é mestre em Gestão Ambiental, e fundadora da empresa SulBiogás, em Santa Catarina.

    De acordo com Iara, durante a reunião, serão levantadas propostas para reverter o quadro do biogás no ecossistema de produção e processamento de proteína animal.

    “O intuito é possibilitar um ambiente de troca de informações e ideias, de forma democrática, para assegurar o avanço do biogás como fonte renovável de energia, seja elétrica, térmica ou combustível, e garantir a viabilidade de projetos. Trata-se de um convite à reconstrução do setor, como um reinício da caminhada”, projeta Iara.

    O evento é aberto aos participantes inscritos no 5º Fórum, especialmente a profissionais e representantes de empresas privadas e públicas, instituições de ciência e tecnologia, de indústrias e cooperativas integradoras, sindicatos, federações, associações, bancos, além de produtores, profissionais independentes, estudantes e demais pessoas que se sintam atraídos pelo assunto ou que mantêm vinculação com tecnologias para a produção de biogás de resíduos e seus derivados originados na produção e processamento de proteína animal.

    “Entendemos que a sustentabilidade do setor abrange agentes diversos, desde transformação industrial a grandes, médios e pequenos produtores integrados e independentes”, salienta a arquiteta Iara.

     

    Sobre o Fórum 

    Maior evento setorial sobre Biogás no Sul do Brasil, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

    A programação ocorre de 18 a 20 de abril de 2023 e contempla painéis, visitas técnicas e espaço de negócios. As atividades ocorrem em Foz do Iguaçu, no Paraná.

    Mais informações sobre o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

    O Fórum também conta com o Apoio Institucional do Portal Energia e Biogás.

    Sobre o Grupo Nacional Agroenergia & Biogás - Seção Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal

    Apoie o Manifesto

    Clique, para download do manifesto.

    Sobre a contextualização dos objetivos do grupo

    Fonte: 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Publicado em: abril de 2023.

    Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.

    Arquivos para download

    AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.