Inauguração de planta de biometano em Caieiras - SP

Tempo de leitura: aproximadamente 2m37s

MDC Energia e Solví Essencis Ambiental inauguram planta de biometano em Caieiras, SP, em um dos maiores aterro sanitário do mundo. Com produção de 70 mil m³/dia, o projeto marca um passo importante na transição energética e na descarbonização no Brasil.

Inauguração de planta de biometano em Caieiras - SP
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Expansão do Mercado

MDC Energia e Solví Essencis Ambiental inauguram planta de biometano em Caieiras

Em um dos maiores aterros sanitários do mundo, a planta impulsiona a sustentabilidade e inovação no setor energético

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, MDC Energia e Solví Essencis Ambiental inauguraram a planta Biometano Caieiras, localizada em um dos maiores aterros sanitários do mundo, na região metropolitana de São Paulo. A planta, autorizada pela ANP, com capacidade para produzir cerca de 70 mil m³ de biometano por dia, a usina se destaca por transformar o biogás gerado na decomposição de resíduos sólidos em um combustível limpo e renovável. O projeto simboliza um marco para a transição energética brasileira e oferece uma alternativa ao gás natural fóssil, promovendo a descarbonização industrial e ambiental.

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, incluindo Natália Resende Andrade Ávila, Secretária de Meio Ambiente de São Paulo, Thomaz Toledo, presidente da CETESB, Luciana Costa, diretora do BNDES e Renata Beckert Isfer, Presidente executiva da ABiogás. Durante o evento, Manuela Larangeira Kayath, diretora-presidente da MDC, destacou o compromisso da empresa com soluções sustentáveis e competitivas para indústrias off-grid, consolidando o papel do biometano na matriz energética.

Assine nossa Newsletter

Algumas organizações que também marcaram presença na inauguração destacaram em nas redes sociais a importância do projeto para a descarbonização da economia. Instituições e empresas como ABREMA, LPI Engenharia, Siemens, Empapel, Doxor, entre outras reforçaram o esforço colaborativo para transformar resíduos em energia limpa, promovendo uma transição energética sustentável.

Além de contribuir para a transição energética, a planta tem o potencial de evitar a emissão de aproximadamente 300 mil toneladas de CO₂ por ano. A produção de biometano da unidade também permitirá a emissão de CBIOs (créditos de descarbonização) via o Programa RenovaBio, reforçando o papel da usina como um projeto de alto impacto ambiental e econômico.

 Siga o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp!

Com investimento de cerca de R$100 milhões, financiado pelo BNDES e Fundo Clima, a Biometano Caieiras une a expertise de MDC e Solví na geração de valor para a sociedade, ao integrar empresas de energia renovável com gestores de resíduos.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Copyright © 2018 - 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.