3º Ep - BioMovement Ambiental
Tempo de leitura: aproximadamente 20m50s
Acompanhe o 3º Episódio da série de reportagens especiais sobre Startups que atuam no mercado de biogás brasileiro.
3º Episódio
BioMovement Ambiental
Startups de Biogás do Brasil
Afinal, o que é uma Startup?
Neste 3º Episódio da série temos o prazer de apresentar:
BioMovement Ambiental
São Paulo - SP
INTRODUÇÃO
ENTREVISTA
Leandro Toledano
CEO da BioMovement Ambiental
Portal: Leandro, qual foi a sua principal motivação para atuar como empresário no mercado de biogás?
Leandro Toledano: Venho do mercado empresarial, tive a oportunidade empreender muito cedo, não só no Brasil, como em outros países. Morei 10 anos dos Estados Unidos e nesta trajetória atuei em vários segmentos e pude viajar e conhecer realidades de diversas partes do mundo. Isso me fez ter um outro olhar que me motivou a buscar negócios com impacto social, que fossem economicamente viáveis e que pudessem realmente mudar a vida das pessoas. Gosto de dizer que quero impulsionar a fila de trás para frente procurando, efetivamente, ajudar quem realmente precisa.
Portal: Quais foram os desafios para empreender e desenvolver negócios na área de biogás no Brasil?
Leandro Toledano: A tecnologia do biogás é milenar. No Brasil existem muitos biodigestores que demandam obras civis para sua construção, têm uma manutenção bem complicada e os que já são industrializados focam na macrogeração, o que deixou uma lacuna para o tipo de equipamento que fui buscar: biodigestores de uso doméstico, fáceis de transportar, instalar e utilizar, com baixa manutenção e longa durabilidade, além de serem ambientalmente corretos. E o mais interessante: trabalham no mercado da microgeração que no Brasil ainda é um terreno muito grande a ser trabalhado.
Portal: Como o brasileiro vê a possibilidade de tratar localmente os seus resíduos orgânicos e produzir biogás com o biodigestor Homebiogas?
Leandro Toledano: A destinação correta dos resíduos orgânicos alimentares é algo que todos nós já deveríamos estar fazendo. Faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos desde a sua implantação que todo resíduo gerado é de responsabilidade de quem gera e se esse resíduo puder ser reaproveitado não deve ser descartado de forma incorreta.
O resíduo orgânico alimentar pode ser reaproveitado em forma de energia. Hoje cada vez mais o brasileiro que tem acesso à informação, que seja via redes sociais e já tem essa consciência. Aquele que não tem, sente no bolso e busca alternativas mais econômicas para que possa ter maior qualidade de vida.
São quase três anos de atividade, lembrando que um ano e meio quase numa pandemia. Ainda assim, temos mais de 500 equipamentos já instalados e muitos com pessoas físicas. Não tem volta nesse processo. Cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância social, ambiental e econômica da Economia Circular e os impactos positivos que traz para suas vidas, independente de sua classe social.
Portal: Sobre os aumentos dos preços do gás de cozinha (GLP), gás natural (GN) e da energia elétrica, o Homebiogas pode contribuir para reduzir a exposição, das residências e de algumas empresas, a esses aumentos de preços?
Leandro Toledano: Com certeza, hoje qualquer economia que se possa fazer é fundamental em um cenário no qual temos inflação, uma política pública nada definida e um mundo pós-pandemia que tem enfrentado um aumento no custo de seus produtos, fruto de um período de parada de produção que agora vai refletir e impactar a todos. No Brasil, qualquer economia no uso do gás ou da energia elétrica e muito bem-vinda.
Portal: Há algum case aqui no Brasil do uso de vários biodigestores Homebiogas em sequência para produção de biogás com o objetivo de abastecer grupo gerador para geração de energia elétrica?
Leandro Toledano: O foco deste equipamento não é a geração de energia elétrica e sim a transformação de biomassa para cocção. Temos outros modelos de biodigestores que atuam na geração, mas dentro do nosso planejamento só estarão no Brasil em meados de 2022 e ainda não falamos deles. Nosso foco, neste momento, são os biodigestores de uso doméstico que geram biogás para cocção e biofertilizante líquido natural para agricultura.
Portal: A Homebiogas em Israel já possui soluções para usar os resíduos orgânicos na produção de biogás com objetivo de produzir água quente para residências e empresas, assim como uma solução baseada na geração de energia elétrica a partir de motores Stirling. A BioMovement Ambiental já está avaliando essas soluções para o mercado brasileiro? Se sim, já há uma previsão de quando essas soluções estarão disponíveis para os seus clientes?
Leandro Toledano: Sim, mas são equipamentos que estão em fase de teste com instalações em outros países e, assim que estiverem testados e homologados, vamos trazer ao mercado brasileiro. A BioMovement, além de buscar em qualquer lugar do planeta tecnologias que possam ser escaláveis e resolver problemas complexos, também cria e desenvolve tecnologias próprias, mas só colocamos no mercado quando estão totalmente testadas, homologadas, patenteadas, quando temos a distribuição exclusiva e quando atendem aos objetivos de nossa missão e visão.
Portal: Sobre a atuação no mercado brasileiro, quantos biodigestores de uso doméstico Homebiogas estão em operação atualmente?
Leandro Toledano: São mais de 500 equipamentos instalados hoje no Brasil em operação.
Portal: Além de biogás, o biodigestores Homebiogas também produz digestato (efluente do processo da biodigestão). Qual destinação desse digestato?
Leandro Toledano: Esse digestato é um biofertilizante líquido, natural, rico em macro e micronutrientes excelente para condicionamento e fortalecimento do solo.
Portal: Há mercado para comercialização desse digestato (biofertilizante)?
Leandro Toledano: Há mercado, mas não é hoje o nosso foco. Em alguns outros países já existem ações para essa comercialização. Não é algo simples, exige uma regulação, mas temos aqui também algumas tratativas já caminhando neste sentido em parcerias que em um futuro próximo poderemos falar a respeito.
Portal: Qual estado e qual município possui maior número de unidades em operação?
Leandro Toledano: Hoje, o estado que tem mais biodigestores em funcionamento é o Rio Grande do Sul, com destaque ao município de Lajeado, que instalou em todas as suas escolas municipais, um excelente trabalho da Secretária Municipal de Educação deste município.
Portal: Para uma empresa que produz resíduos orgânicos, o biodigestor Homebiogas pode ser uma ferramenta para que a empresa possa de adequar a alguns pontos dos ODS assim como as principais práticas de governança ESG?
Leandro Toledano: São coisas diferentes. Não tem como transferir para o uso de um produto ou a adoção de um serviço o fato de estar ou não cumprindo um ponto dos ODS ou praticando ESG. O biodigestor é um produto que, se utilizado corretamente, pode contribuir para vários dos indicadores que a empresa adotar, assim como é uma prática que vai atender na área ambiental. Mas isso tem muito mais a ver com a política da empresa em relação ao uso do produto, do que com o produto em si.
Portal: Como o biodigestor Homebiogas contribui para mitigar os impactos decorrentes da produção de resíduos orgânicos?
Leandro Toledano: Proporcionando uma forma ambientalmente correta de fazer o descarte desses resíduos, transformando-os em energia, em forma de biogás para cocção, e em biofertilizante líquido natural para agricultura. Isso tudo sendo tratado no local, evitando ainda as emissões geradas pelo transporte quando da coleta desses resíduos.
Portal: O biodigestor Homebiogas pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa?
Leandro Toledano: O Homebiogas reduz Gases de Efeito Estufa uma vez que o metano que seria gerado pelo descarte incorreto dos resíduos orgânicos é transformado em biogás. E, ainda, elimina e emissão que seria gerada pelo transporte quando da coleta desses resíduos.
Portal: Considerando todos os Homebiogas em operação no Brasil, qual seria a contribuição aproximada de redução da emissão de gases de efeito estufa? É possível estimar aproximadamente quantas toneladas equivalentes de carbono foram evitadas de serem emitidas para atmosfera?
Leandro Toledano: Se considerarmos que, em uma operação correta, cada biodigestor deixa de emitir em média 6 toneladas/ano de gases de efeito estufa e temos mais de 500 biodigestores já instalados, se arredondarmos essa conta baseados nesta média - que é um cálculo que foi feito pela matriz em Israel considerando os equipamentos instalados em diversos países - estaríamos hoje já evitando que 3.000 toneladas equivalentes de carbono seja emitida na atmosfera por ano.
Portal: Aqui no Brasil, há alguma certificação (como Selo de Energia Verde, Certificação Ambiental, Certificação LEED, entre outras) que possa reconhecer as empresas que instalam Homebiogas?
Leandro Toledano: Não, mas é algo que temos buscando.
Portal: Há alguma linha de financiamento que possa atender o empresário que tiver interesse no Homebiogas?
Leandro Toledano: Sim, os planos de financiamento do governo federal para equipamentos agrícolas podem ser utilizados para a compra de biodigestores, para indústria e academia existem verbas de projetos e de pesquisa e desenvolvimento e para o consumidor final temos nossa própria linha de financiamento para facilitar a compra.
Portal: Para encerrar, pode deixar uma mensagem sobre a importância de tratarmos localmente nossos resíduos orgânicos evitando o envio deles para aterros sanitários ou outros destinos não adequados.
Leandro Toledano: O descarte adequado dos nossos resíduos orgânicos é um ponto que já faz parte da Política Nacional dos Resíduos Sólidos que nos responsabiliza por qualquer resíduo que geramos e temos a obrigação legal de dar a destinação correta, afinal somos responsáveis por tudo o que produzimos e geramos. A possibilidade de tratar localmente esse resíduos e ainda gerar subprodutos é o grande diferencial, pois meu resíduos passa ser tratado como insumo e isso, além de proporcionar conforto, saúde, e minimizar os impactos ambientais, ainda tem a possibilidade de geração de renda, além de melhora em muito a qualidade de vida. O Planeta com certeza agradece.
Contato:
Biomovement Ambiental - Distribuidor Exclusivo HOMEBIOGAS
Biomovement.com.br - contato@biomovement.com.br
Redes Socias: Facebook | Instagram | LinkedIn
Homebiogas.com.br - contato@homebiogas.com.br
AGRADECIMENTOS
O Portal Energia e Biogás, em nome do Leandro Toledano, agradece a toda equipe da Biomovement Ambiental pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa reportagem.
Aguarde!
Em breve novos episódios da série com destaque para novas Startups que atuam no mercado de biogás em diferentes regiões do Brasil.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.