Em 2023 prepare-se para a 5º Edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Anúncio foi feito no encerramento do 4º Fórum, em Caxias do Sul (RS). Evento na Serra Gaúcha teve 350 inscritos de cinco países e de 14 estados brasileiros.

Em 2023 prepare-se para a 5º Edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Durante dois dias da programação do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foram realizados oito painéis no UCS Teatro da Universidade de Caxias do Sul. Foto: Ariane Tomazzoni
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
CIBiogás, Embrapa, UCS e Sbera

Próxima edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril de 2023

Anúncio foi feito no encerramento do 4º Fórum, em Caxias do Sul (RS). Evento na Serra Gaúcha teve 350 inscritos de cinco países e de 14 estados brasileiros. Ao longo dos três dias de programação e de reuniões, foram 16 horas de conteúdo, premiação dos Melhores do Biogás e visitas técnicas para ver na prática plantas de biogás no Rio Grande do Sul.

 

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano já tem data e local definidos: será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de abril do próximo ano (2023). O anúncio foi feito no encerramento da 4ª edição do evento, em Caxias do Sul (RS), quando representantes das entidades realizadoras – Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS) –  fizeram um balanço do Fórum, que ocorreu no Campus-Sede da UCS, de 12 a 14 de abril.

 

A pesquisadora da UCS e coordenadora do Fórum, Suelen Paesi, lembrou desafios vencidos desde a primeira edição, em 2017, e do balanço positivo dos demais eventos em 2018, 2019 e 2021. Neste ano, o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano teve 350 participantes de cinco países e de 14 estados brasileiros. Foram centenas de contatos realizados ao longo da programação e de reuniões, 16 horas de conteúdo e muitos dados e conhecimento sobre a realidade do setor e, ainda, a entrega dos nove troféus aos Melhores do Biogás, premiação realizada pela primeira vez no Fórum. "Discutimos políticas públicas, energia elétrica com biogás, descarbonização, oportunidades de negócios, tivemos visitas ilustres como o ministro do Meio Ambiente", recordou.

Palestra de abertura do evento foi do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Foto: Ariane Tomazzoni 

Na abertura do 4º Fórum, no dia 12 de abril, o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, falou sobre o Programa Nacional Metano Zero e a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano. Suelen citou, ainda, como destaque no evento, a apresentação de veículos movidos a biometano ao público.

 

"Estamos muito felizes com os resultados", resumiu o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves. Ele ressaltou que além de oito plenárias realizadas, curso e oficina movimentaram o Fórum antes mesmo do seu começo. E que durante os dias do Fórum, ocorreu uma série de eventos paralelos: reuniões de produtores do biogás, de extensionistas rurais, de rede de laboratórios e de mulheres do biogás.

 

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Felipe Souza Marques, mencionou a oportunidade de networking entre os participantes nos vários espaços do Fórum. No dia 13, durante o Painel 8, ele anunciou ao público os novos dados do Panorama do Biogás no Brasil 2021, um mapeamento do setor no país realizado pelo CIBiogás e entidades apoiadoras.

 

EXPANSÃO

O documento corresponde ao ano de 2021 e traz dados atualizados sobre as plantas de biogás e biometano e sua evolução no Brasil. Um dos dados mais representativos do documento refere-se à quantidade de biogás gerado. Só em 2021, 2,35 bilhões de Nm³ de biogás foram produzidos por 755 plantas em operação, gerando um aumento de 10% da produção em relação ao ano de 2020 (2,14 bi Nm³/ano).

 

O Painel 8, com a apresentação dos dados, pode ser conferido no canal do Fórum no Youtube. Os dados da Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil 2021 estão disponíveis em https://cibiogas.org/wp-content/uploads/2022/04/NT-PANORAMA-DO-BIOGAS-NO-BRASIL-2021.pdf.

 

NA PRÁTICA

No dia 14 de abril, terceiro dia do Fórum, foram realizadas visitas técnicas a plantas de biogás. Um dos roteiros foi na Fazenda Trevisan, em Farroupilha, uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite. Foto: Ricardo Barp

No terceiro e último dia do evento (14/04), 120 participantes puderam ver de perto, na prática, o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. Foram realizadas visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás no Rio Grande do Sul:

    • Fazenda Trevisan, no município de Farroupilha, uma iniciativa de produção de biogás na pecuária de leite;
    • Ambev, em Viamão, que aproveita o biogás gerado a partir dos resíduos da produção de cerveja como fonte de energia do processo;
    • Usina de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão, referência na produção de biogás em aterro sanitário,
    • Folhito, no município de Estrela, experiência de geração de energia em modelo conjugado de compostagem e biodigestão na fabricação de fertilizantes orgânicos.

 

NÚMEROS DA 4ª EDIÇÃO

    • 350 participantes de 5 países: de 14 estados do Brasil, da Alemanha, Argentina, Bolívia e Uruguai;
    • 120 participantes em visitas técnicas;
    • 18 patrocinadores;
    • 27 organizações apoiadoras;
    • Pela primeira vez, o evento abriu espaço para que 05 startups apresentassem soluções inovadoras para o biogás;
    • 16 horas de conteúdo e dados sobre o setor do biogás;
    • Premiação com 9 troféus aos Melhores do Biogás;
    • O Espaço de Negócios reuniu 14 empresas do setor, que apresentaram equipamentos e serviços para a cadeira do biogás.

 

Durante o Fórum foram entregues nove troféus aos premiados no Melhores do Biogás. Foto: Ariane Tomazzoni

ACESSO AO CONTEÚDO ON-LINE

Três painéis e a premiação Melhores do Biogás foram apresentados de forma on-line e o conteúdo permanece disponível no canal do Fórum no Youtube:

 

Mais informações sobre o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:

 

 

O 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano teve o apoio do Portal Energia e Biogás.

Fonte: Rosa Ana Bisinella - Jornalista, Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano - Realização: CIBiogás, Embrapa e UCS | Organização: Sbera
Publicado em: 20 de abril de 2022.

Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.