Press Trip: Inovação Sustentável na Sabesp transforma o esgoto em biometano

Tempo de leitura: aproximadamente 7m25s

Com estudos em andamento para replicar projetos semelhantes, a Sabesp busca transformar suas plantas em recuperadoras de recursos para promover transição energética.

Press Trip: Inovação Sustentável na Sabesp transforma o esgoto em biometano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
colunista
Biogás em Pauta, por Heleno Quevedo

Inovação Sustentável na Sabesp transforma o esgoto em biometano para abastecer frota em Franca - SP

Com estudos em andamento para replicar projetos semelhantes, a Sabesp busca transformar suas plantas em recuperadoras de recursos para promover transição energética.

Figura 1 - Participantes da Biogás Press Trip 2023 na Sabesp ETE em Franca / SP. 
Profissionais, jornalistas e produtores de conteúdos, do Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, dos mais diversos veículos de comunicação e informação participaram da press trip. Das TVs aos portais de notícias, dos veículos especializados aos mais abrangentes.

Heleno Quevedo  | Colunista do Portal Energia e Biogás — Continuámos com o relato sobre a terceira visita técnica (de uma série de cinco visitas realizadas na última semana) proporcionada pela “press trip - Biogás e Biometano: produção, tecnologias e aplicações energéticas”, uma ação fomentada pela IPS e realizada em parceria com a Amplum Biogás e ABiogás.

No interior de São Paulo, a Sabesp, em parceria com o Instituto Fraunhofer da Alemanha, está revolucionando a forma como encaramos o tratamento de esgoto. Durante uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Franca, jornalistas participantes do Biogás Press Trip tiveram a oportunidade de entender as diversas etapas desse processo inovador, destacando especialmente a produção de biogás e a transição energética para o biometano.

Figura 2 - Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Franca

A visita à Estação de Tratamento de Efluentes - ETE Franca revelou um meticuloso processo de tratamento de esgoto, dividido entre fases líquida e sólida. Desde a rede de esgoto até a secagem do lodo, cada etapa é crucial para o funcionamento eficiente da estação. No entanto, o foco principal recai sobre a produção de biogás e a sua transformação em biometano.

 Clique aqui para seguir o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp.

O projeto em parceria com o renomado Instituto Fraunhofer tem como escopo a implantação e avaliação da planta de beneficiamento de biogás em escala real, culminando na produção de biometano para uso veicular. A ETE Franca, com uma produção diária de 2.600 Nm3 de biogás, demonstra a viabilidade do biometano como combustível.

Figura 3 - Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Franca, detalhes do gasômetro (reservatório e armazenamento de biogás).

Os resultados esperados dessa colaboração são ambiciosos e impactantes. Além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o projeto visa inovar, capacitar equipes e servir como referência para futuros empreendimentos. A economia circular é destacada, aproveitando o potencial energia disponível na ETE para fornecer biometano para abastecimento da frota.

Desde 2018, a Sabesp transforma o biogás gerado na ETE Franca em biometano, utilizado para abastecer sua frota de veículos. Com a capacidade de tratar 550 litros por segundo de esgoto, a produção diária de biometano é equivalente a até 2 mil litros de gasolina. O investimento de R$ 7 milhões possibilitou a adaptação de 40 veículos, que agora circulam utilizando esse combustível inovador.

Figura 4 - Detalhes do processo do Sistema de Beneficiamento de biogás da ETE de Franca e frota a Biometano da ETE

Franca, reconhecida nacionalmente pelo saneamento exemplar, se destaca novamente ao adotar o biometano como alternativa sustentável. A iniciativa não apenas reduz custos com combustíveis fósseis, mas também diminui a emissão de gases poluentes, contribuindo para metas ambientais e promovendo inovação no setor de saneamento.

Figura 5 - Posto de Abastecimento de Biometano na ETE de Franca.

A tecnologia de beneficiamento do biogás em Franca, proveniente de uma parceria internacional, representa uma iniciativa pioneira no Brasil. Com estudos em andamento para replicar projetos semelhantes, a Sabesp busca transformar suas plantas em recuperadoras de recursos, alinhadas ao Novo Marco Legal do Saneamento.

A transformação de esgoto em biometano não é apenas uma solução inovadora para a Sabesp em Franca, é um passo significativo em direção à sustentabilidade e à eficiência energética.

Figura 6 - Palestra com a equipe Sabesp: Gilson Santos de Mendonça - Superintendente da Sabesp de Franca, Cristina Zuffo - Superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Fabiana Rorato - Gerente do Departamento de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, Alex Veronez - Gerente Distrital da Sabesp de Franca, Luciano Reami - Gerente da ETE Franca.

Com resultados já expressivos e uma visão de futuro, a parceria Sabesp-Fraunhofer destaca-se como um modelo a ser seguido, não apenas no setor de saneamento, mas como um exemplo de como a inovação pode transformar desafios em oportunidades sustentáveis.

*O colunista viajou a convite da organização da Biogás Press Trip: IPS, Amplum Biogás e ABiogás.

Sobre Biogás Press Trip:

Uma viagem com jornalistas e produotresde conteúdos para promover a pauta do biogás, teve como objetivo principal sensibilizar os participantes à causa do biogás e do biometano. O evento iniciou no 1⁰ dia do Fórum do Biogás (13 de novembro) e encerrou dia 17, última sexta-feira. O roteiro de cinco visitas técnicas possibilitou uma imersão no universo do biogás, para quem leva informações e soluções mundo afora. A realização da press trip foi uma parceria entre a ABiogás, IPS e Amplum Biogás. Todos os custos dos jornalistas foram subsidiados pela IPS. As entidades envolvidas não obtiveram lucros tampouco benefícios financeiros. 

O roteiro de visitas técnicas teve a seguinte programação:

A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autor: Heleno Quevedo     Publicado em: 23 de novembro de 2023.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.