Live - Eficiência, Bioenergia & Crédito de Carbono

Evento online será realizado na quarta-feira, 27 de abril de 2023, às 20h (horário de Brasília).

Live - Eficiência, Bioenergia & Crédito de Carbono
Foto: Divulgação/ ABEMEC-MS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Eficiência, Bioenergia & Crédito de Carbono

Evento online | Quarta-feira, 27 de abril de 2023, às 20h (horário de Brasília).

Sobre o evento

Nesta LIVE, será apresentado e depois debatido como o Brasil está se comprometendo em alcançar a neutralidade de carbono e como as energias renováveis podem ajudar o país a cumprir suas metas. Será explorado o impacto das energias limpas na economia e no meio ambiente.

A neutralidade de carbono significa que um país não emite mais gases de efeito estufa do que consegue absorver. Isso é importante para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O Brasil se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

O Brasil tem grande potencial para produzir energia a partir de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, solar e a mais estável de todas a biomassa. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, em 2020, 83,9% da energia gerada no Brasil veio de fontes renováveis. O país tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo.

Nosso país tem grande potencial de energia do vento, principalmente nas regiões montanhosas e do nosso litoral. O Centro-Oeste e Nordeste possuem altos índices de insolação, tornando a energia solar cada dia mais viável e utilizada nessas regiões.

Agora a energia térmica ou elétrica da Biomassa já pode e está sendo produzida tem todas as regiões do nosso pais, levando o conforto a milhares de lar. Esse gas o biogás, quando purificado, se torna um gas altamente competitivo com o nosso Gas Natural, porem com a pegada de carbono negativa.

Aqui irão debater, a pegada de carbono, esclarecendo, ou tentando, sobre a possibilidade de produção também de biometano, o que o torna a cada dia mais negativa a pegada de carbono de vários segmentos, principalmente se partirmos para o Hidrogenio Verde, bem, assunto para outras e outras lives.

Programação

  • ABERTURA – presidente da ABEMEC MS
  • 19:00-23:00 → Atualizações do mercado → Rodolpho Mangialardo - Diretor Regional Senai MS
  • 19:00-23:00 → Introdução ao biogás → Candia & Braga lab de energia – Msc Marco Aurelio Candia Braga - Eng.Mecânico
  • 19:00-23:00 → Bioenergia e a Produção Eficiente de Biogás e Derivados → SulBiogas – Iara Dreger - Meste em Gestão Tecnológica e de Recusros Naturais e Energias Renováveis
  • 19:00-23:00 → Crédito de carbono em usinas de Biogás → Sustev Negócios Sustentáveis – Msc Andrea Bordignon
  • 19:00-23:00 → Atualização dos Gráficos do Setor Elétrico → CHP BRASIL - Péricles PinheiroFilho - Especialista Setor Elétrico
  • Mesa redonda: moderador André Canudo - Eng. Mecânico
  • Lúcio de Souza - Dr. Engenharia Civil e Ambiental
  • Guilherme Rangel - Eng.Mecânico

Inscrições gratuitas

Inscreva-se

Local do Evento

Organização

Este evento não é de autoria do Portal Energia e Biogás ®, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada.