Os múltiplos papéis do biogás e biometano na biorrefinaria de cana
Tempo de leitura: aproximadamente 4m24s
O estudo apresenta uma revisão sobre múltiplos papéis do biogás e biometano em biorrefinarias de cana-de-açúcar e etanol. Destaca os principais desafios e tendências futuras para estruturação e expansão da cadeia do biogás no setor sucroenergético.
Avanço da digestão anaeróbica da vinhaça de cana-de-açúcar
Desenvolvimento atual, lutas e tendências futuras na produção e usos finais do biogás no Brasil
O artigo com título original "Advancing anaerobic digestion of sugarcane vinasse: Current development, struggles and future trends on production and end-uses of biogas in Brazil" foi publicado no "Renewable and Sustainable Energy Reviews, Volume 157, edição de Abril 2022, 112045" pelos autores:
- Antonio Djalma Nunes Ferraz Júnior a,b,c
- Claudia Etchebehere b
- Danilo Perecin a,c
- Suani Texeira c
- Jeremy Woods a
Integrantes das respectivas instituições:
a Centre for Environmental Policy, Imperial College London, Exhibition Road, London SW7 1NA, UK
b Laboratorio de Ecología Microbiana, Departamento de Bioquímica y Genómica Microbiana, Instituto de Investigaciones Biológicas Clemente Estable, Av. Italia 3318, Montevideo, Uruguay
c Institute of Energy and Environment, University of São Paulo, Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, São Paulo, SP 05508-010, Brazil
Principais destaques do artigo
-
As lagoas cobertas em usinas de cana-de-açúcar representam uma tecnologia madura;
-
O biogás/biometano continua sendo um recurso de energia renovável significativamente subexplorado no Brasil;
-
As cadeias de valor do biogás geram retornos econômicos por meio de serviços de planejamento, implementação e O&M;
-
O biofertilizante é um coproduto da digestão anaeróbica e deve ser considerado na economia circular e nos ciclos de nutrientes;
-
O uso final do biogás/biometano requer um estudo sistemático de espaço e logística.
Resumo
A digestão anaeróbica é uma tecnologia multifuncional. Um dos produtos resultantes da digestão anaeróbia é o biogás, que pode ser utilizado para suprir uma demanda térmica local, suprir a geração de eletricidade ou ser destinado para uso como combustível veicular.
O Brasil tem o maior potencial de produção de biogás, devido à sua extensa produção agroindustrial e ao fato de o país ter uma população de mais de 210 milhões de habitantes. A Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) relata um potencial de produção de biogás de 41,4 bilhões de m3 por ano no setor sucroenergético.
No entanto, menos de 2% disso é alcançado, indicando que o biogás ainda é quimicamente, economicamente e politicamente invisível. As tecnologias atuais para produção, purificação e uso final de biogás e biometano foram revisadas e apresentadas neste estudo, no contexto apresentamos múltiplos papéis do biogás e biometano das usinas de cana-de-açúcar (biorrefinaria).
Uma das principais descobertas indicou uma eficiência térmica de 85% e um excedente destinado a rede de energia de 74 – 121 kWh.ton−1 de cana-de-açúcar, quando utilizadas as caldeiras a vapor conectadas a geradores de eletricidade.
Alternativamente, um quarto da vinhaça gerada por uma usina de cana-de-açúcar de médio porte (600 m3.d−1) seria suficiente para suprir o consumo de diesel das operações agrícolas.
A motivação desta revisão veio do fato de que normalmente as energias renováveis não atingem seu potencial devido à falta de referências tecnológicas, regulatórias e de gestão em seus arranjos produtivos: aspectos essenciais para torná-los viáveis.
Portanto, espera-se fortalecer o panorama da pesquisas no sistema de biogás para devidamente se adequar na atual expansão e diversificação da matriz energética brasileira.
Acesso ao artigo
- Mais informações e acesso ao artigo: https://doi.org/10.1016/j.rser.2021.112045
Download do artigo completo, sem custo (válido até o dia 22 de fevereiro de 2022)
Referência Bibliográfica
Nunes Ferraz Junior, Antônio Djalma, Claudia Etchebehere, Danilo Perecin, Suani Teixeira, and Jeremy Woods. "Advancing Anaerobic Digestion of Sugarcane Vinasse: Current Development, Struggles and Future Trends on Production and End-uses of Biogas in Brazil." Renewable & Sustainable Energy Reviews 157 (2022): Renewable & Sustainable Energy Reviews, 2022-04, Vol.157. Web. DOI: 10.1016/j.rser.2021.112045
Mais informações e acesso ao artigo completo: https://doi.org/10.1016/j.rser.2021.112045
Citação de acordo com a NBR 6023
JUNIOR, Antônio Djalma Nunes Ferraz et al. Advancing anaerobic digestion of sugarcane vinasse: Current development, struggles and future trends on production and end-uses of biogas in Brazil. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 157, p. 112045, 2022.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.