Premiação Internacional de Biogás Reconhece Excelência Brasileira

Tempo de leitura: aproximadamente 5m17s

Biogás sem Fronteiras: no novo artigo, Crislaine Flor fala sobre o Prêmio Internacional que reconhece excelência brasileira no AD and Biogas Industry Awards 2024, destacando projetos como Cocal Energia S.A. e Biodigestor Sertanejo. Conheça os vencedores e suas inovações sustentáveis no setor.

Premiação Internacional de Biogás Reconhece Excelência Brasileira
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Colunista
Biogás sem Fronteiras, por Crislaine Florzino Flor

Premiação Internacional de Biogás Reconhece Excelência Brasileira

Conheça os vencedores do AD and Biogas Industry Awards 2024

Crislaine Florzino Flor | Colunista do Portal Energia e Biogás —  No evento AD and Biogas Industry Awards 2024, promovido pela World Biogas Association (WBA) e pela Associação de Digestão Anaeróbica e Biorecursos (ADBA), o Brasil teve uma destacada participação. A cerimônia, realizada no Centro Nacional de Conferências (NCC Birmingham) no dia 10/07/2024, no Reino Unido, celebrou a excelência e inovação no setor de biogás.  O evento contou com participantes de todo o mundo, e as premiações reconheceram projetos que de destaque nas áreas de sustentabilidade e tecnologia do setor.

Vencedores Brasileiros

  • Categoria: Melhor Planta de Biogás Acima de 1MWe Equivalente
    • Vencedor: Cocal Energia S.A. – Cocal and Geo bio gas&carbon
    • Altamente Recomendado: Geo Tamboara – Geo bio gas&carbon
  • Categoria: Microiniciativas de Digestão Anaeróbia
    • Vencedor: O Biodigestor Sertanejo – Diaconia

Assine nossa Newsletter

Detalhes dos Projetos Vencedores

Cocal Energia S.A. - Cocal and Geo bio gas&carbon:
A planta localizada na unidade Narandiba é a primeira no Brasil com um gasoduto dedicado ao biometano, construída em parceria com a Geo bio gas&carbon. Com capacidade instalada para 5 MW de energia elétrica e mais 25.000 Nm³/d de biometano, a planta utiliza vinhaça, torta de filtro e resíduos externos como esterco bovino e de galinha, potencializando a produção de biogás e a qualidade dos biofertilizantes. A energia elétrica é exportada integralmente, contribuindo para a diversificação da matriz elétrica brasileira, enquanto o biometano abastece clientes industriais da região.

Geo Tamboara - Geo bio gas&carbon:
Localizada em Tamboara (PR), esta planta é a primeira de produção comercial de biogás em larga escala no Brasil, processando resíduos como torta de filtro, vinhaça e palha de cana-de-açúcar. Inaugurada em 2012 em parceria com a Coopcana, a planta tem capacidade instalada de energia elétrica de 10MW e recentemente expandiu para 36.000 Nm³/d de biometano, substituindo até 38.000 L de diesel. A planta está em fase de expansão com um projeto piloto para desenvolvimento da cadeia de biogás através do pré-tratamento de biomassa, com operação prevista para 2024.

O Biodigestor Sertanejo - Diaconia:
Desenvolvido no Nordeste do Brasil, o Biodigestor Sertanejo é uma tecnologia social adaptada para pequenas propriedades rurais, transformando esterco animal em biogás. Reconhecido na categoria "Microiniciativas", o projeto destaca-se pelo impacto positivo nas práticas de convivência com o Semiárido. Segundo Waneska Bonfim, coordenadora político-pedagógica da Diaconia, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho da organização e às práticas sustentáveis que promovem. A Diaconia tem se dedicado a implementar e aprimorar tecnologias sociais, contribuindo para a produção de energia renovável e o saneamento rural. Saiba mais.

Outros Finalistas Brasileiros

Além dos vencedores, outros projetos brasileiros também foram reconhecidos:

  • Herói/Heróina do Ano: Diaconia
  • Melhor Planta de Biogás Abaixo de 1MWe Equivalente: SABESP - Franca. Saiba mais.

Reconhecimento Internacional
A premiação AD and Biogas Industry Awards 2024 não só celebrou a excelência dos projetos brasileiros, mas também ressaltou a importância do país no cenário global de biogás. A participação de organizações como a Diaconia, Cocal e Geo bio gas&carbon evidencia o compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor energético.

A presença significativa de empresas e instituições brasileiras entre os finalistas e vencedores do AD and Biogas Industry Awards 2024 ressalta a consolidação e o desenvolvimento robusto do mercado de biogás no Brasil.

O país destaca-se no cenário global de biogás devido à sua vasta produção agrícola e industrial, gerando grandes quantidades de resíduos orgânicos. Projetos como os do Biodigestor Sertanejo (Diaconia) e da Cocal Energia S.A. mostram a capacidade brasileira de desenvolver soluções inovadoras, diversificar sua matriz energética e reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Para mais informações sobre os vencedores e suas iniciativas, acesse o site oficial da premiação: AD and Biogas Industry Awards 2024 Winners

 

Referências consultadas

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

A coluna Biogás Sem Fronteiras é apoiada pelo Projeto GEF Biogás Brasil. Este artigo independente não reflete, necessariamente, a opinião do projeto.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autora: Crislaine Flor    Publicado em: 16 de julho de 2024.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.