Biogás: Energia Solar Armazenada

O biogás possibilita uma geração de energia contínua, sem intermitência e com armazenamento eficiente.

Biogás: Energia Solar Armazenada
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
colunista
Biogás em Pauta, por Heleno Quevedo

Biogás: Energia Solar Armazenada

Geração de energia contínua, sem intermitência e com armazenamento eficiente.

Heleno Quevedo  | Colunista do Portal Energia e BiogásO biogás é uma forma de energia renovável produzida pela ação de micro-organismos durante a decomposição anaeróbia da matéria orgânica. Mas qual é a origem dessa energia?

A energia solar é a fonte primária de energia para quase todas as formas de energia na Terra. Toda biomassa da terra é obtida de forma direta ou indireta do processo de fotossíntese, que tem a energia solar como fonte primária de energia.

De modo simples e direto, podemos resumir a fotossíntese em uma fórmula química geral:

6 CO2 + 6 H2O + Luz (Energia Solar) → C6H12O6 + 6 O2

Isso significa que, na presença de luz solar, as plantas usam dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) para produzir glicose (C6H12O6) e oxigênio (O2).

Quando as plantas e outros materiais orgânicos morrem e se decompõem, a energia solar armazenada nos carboidratos é liberada na forma de calor e gás metano durante o processo de decomposição anaeróbia. A equação simplificada para ilustrar a digestão anaeróbia da glicose com produção de CO2 e CH4 é:

C6H12O6 + micro-organismos anaeróbios → 3 CO2 + 3 CH4

Portanto, o biogás é essencialmente uma forma de energia solar armazenada, pois é o resultado da conversão da energia solar em energia química pelas plantas durante a fotossíntese e liberada na forma de biogás durante a decomposição anaeróbia. Os elementos principais desses dois processos estão representados no logotipo de Portal Energia e Biogás: sol, biomassa e biogás:

Além de ser uma forma de energia solar armazenada, o biogás apresenta uma vantagem significativa em relação a outras fontes de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica: sua capacidade de fornecer energia de forma não intermitente¹. Enquanto a energia solar e eólica dependem das condições climáticas para gerar eletricidade, e as hidrelétricas podem ser afetadas pela disponibilidade de água, o biogás pode ser produzido continuamente, independentemente das condições meteorológicas.

Isso ocorre porque a matéria orgânica utilizada na produção de biogás está disponível constantemente, e os processos de decomposição anaeróbia podem ser controlados para garantir um fornecimento contínuo de gás. Portanto, o biogás é uma fonte de energia despachável, segura e não intermitente.

Além disso, o biogás é uma opção acessível em termos de custos e demanda uma tecnologia eficiente capaz de despachar essa energia a qualquer momento. Comparado aos sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias, o biogás é uma alternativa extremamente competitiva em termos de custo.

Dessa forma, o biogás oferece uma solução confiável e econômica para a produção de energia renovável, contribuindo para a diversificação da matriz energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

  • ¹ Intermitente, aquilo que ocorre com interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo.

O que achou dessa pauta? Fique a vontade, contribua e deixe o seu comentário. 

Até breve!

Referências Consultadas

  • THUMANN, Albert; MEHTA, D. Paul. Handbook of energy engineering. River Publishers, 2020.
  • HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; DOS REIS, Lineu Belico. Energia e meio ambiente. Cengage Learning, 2014.
  • DOS REIS, Lineu Belico; SANTOS, Eldis Camargo. Energia elétrica e sustentabilidade: aspectos tecnológicos, socioambientais e legais. Editora Manole, 2006.
  • BRAGA, Benedito et al. Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável, 2005.

A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Autor: Heleno Quevedo     Publicado em: 09 de fevereiro de 2024.

Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.