Produção de Biogás na Disney World
Tempo de leitura: aproximadamente 3m20s
Tratamento de resíduos orgânicos, economia circular e recuperação energética de resíduos orgânicos.
Produção de Biogás na Walt Disney World Resort, na Flórida
Tratamento de Resíduos Orgânicos, Economia Circular e Recuperação Energética de Resíduos Orgânicos.
Publicado em 28/04/2022. Atualizado em: 28/02/2023.
A Walt Disney World Resort promovia economia circular ao transformar os resíduos orgânicos, gerados no complexo de parques temáticos e hotéis, em energia e biofertilizante.
Como isso ocorre?
O restinho do lanche que as crianças não consomem todo, assim como outros restos de alimentos (incluindo restos de mesa, óleos de cozinha usados nos restaurantes, cascas de frutas, legumes, entre outros restos descartadas no preparo das refeições) coletados em restaurantes selecionados no complexo Disney World, bem como em hotéis, praças de alimentações, entre outros locais, são enviado para um sistema de tanques gigantes (reatores anaeróbios) em uma central de tratamento de resíduos orgânicos localizada próxima aos parques.
Por meio do processo conhecido como digestão anaeróbica, os parques da Disney na Flórida possuem a melhor maneira de extrair valor de restos de comida e esgoto tratado que caso contrário, todo esses resíduos acabariam em um aterro sanitário.
Nessa unidade industrial, os resíduos orgânicos são misturados com outros substratos orgânicos e também com biossólidos (materiais orgânicos ricos em nutrientes que sobraram após o tratamento do esgoto - inóculo). Todo esse material orgânico alimenta micro-organismos anaeróbios capazes de produzir biogás com alta concentração de gás metano.
Esse combustível gasoso metano (biometano) abastece grupos-geradores de energia produzindo calor, eletricidade e biofertilizantes.
Localização da planta de produção de biogás
A área destinada para tratamento de resíduos orgânicos e produção de biogás está localizada na coordenada geográfica:
O que a Disney faz com os restos de comida?
Fonte: https://youtu.be/VDSpGnN2dsk
Atualização sobre a planta
Atualmente a planta encontra-se fora de operação. De acordo com alguns diretores da Disney a planta de produção de biogás não tinha a geração esperada de biogás e possuia um custo operacional elevado. Não foram informado mais detalhes e nem sobre os planos futuros.
Mais informações:
- 05/11/2018 Environmental Leader, por ALYSSA DANIGELIS - Orlando Businesses Save Waste Fees Through Disney-Supported Biofuel.
- 07/04/2016 GreenBiz, by Heather Clancy - Disney, Microsoft, PepsiCo lead business charge on biogas.
- 09/09/2015 Fortune, by BETH KOWITT - Could your child’s uneaten broccoli help provide electricity?
- 14/10/2014 The Guardian, por Marc Gunther - Instalação de biogás da Disney World: um modelo para converter resíduos alimentares em energia - Como os EUA geram 35 milhões de toneladas de resíduos alimentares anualmente, os biodigestores podem ser um grande negócio.
- 02/10/2014 Harvest Power uses e-noses @ Organics Co-Digestion Facility in Orlando.
- 24/07/2014 ZD Net, by Julie Mehta - Could food waste power our cities? - Biogas plants convert wasted food into electricity, fertilizer and irrigation water, all while cutting down on greenhouse gas emissions.
- Waste 360 - Organic Food Waste to Energy/Fertilizer Production Plant to be Sold at Public Auction.
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.
AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.