CEO da ADBA recebeu uma OBE, Excelentíssima Ordem do Império Britânico, por serviços na indústria de Biogás

Charlotte Morton, CEO da ADBA - Anaerobic Digestion and Bioresources Association, recebeu uma OBE (Oficial da Mais Excelente Ordem do Império Britânico) por serviços ao Desenvolvimento da Indústria de Biogás. Charlotte Morton estava na Lista de Honras do Jubileu de 2022 da Rainha Elizabeth II.

CEO da ADBA recebeu uma OBE, Excelentíssima Ordem do Império Britânico, por serviços na indústria de Biogás
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo
ADBA

CEO da ADBA recebeu uma OBE, Excelentíssima Ordem do Império Britânico, por serviços na indústria de Biogás

Charlotte Morton, CEO da ADBA - Anaerobic Digestion and Bioresources Association e CEO da World Biogas Association, recebeu uma OBE (Oficial da Mais Excelente Ordem do Império Britânico) por serviços ao Desenvolvimento da Indústria de Biogás. Charlotte Morton estava na Lista de Honras do jubileu de 2022 da Rainha Elizabeth II.

Charlotte Morton, diretora executiva da Anaerobic Digestion and Bioresources Association é reconhecida por seus serviços ao Desenvolvimento da Indústria de Biogás na Lista de Honras do Aniversário da Rainha 2022.

Charlotte Morton atua como CEO da ADBA desde que foi fundada em 2009.
Ela foi gradualmente deixando esse cargo para se tornar a Diretora Executiva da Associação Mundial de Biogás (WBA).
Desde o seu lançamento, o ADBA facilitou um crescimento de quase 400% no setor de digestão anaeróbica (DA) no Reino Unido.
A Associação Mundial de Biogás (WBA) visa apoiar o crescimento global do setor de digestão anaeróbica e produção de biogás como um ator-chave no mix de energia renovável para lidar com as mudanças climáticas.

A Lista de Honras do Aniversário da Rainha 2022 foi publicada em 1 de junho de 2022, no Diário Oficial.

A digestão anaeróbica (DA) é uma tecnologia pela qual a matéria orgânica, como resíduos de alimentos, esgoto, esterco e outros resíduos agrícolas, é reciclado em um gás verde (biogás/biometano), um biofertilizante (digestato), bioCO2 e outros bioprodutos valiosos.

A digestão anaeróbica (DA) é atualmente creditada com a redução das emissões anuais totais de gases de efeito estufa (GEE) do Reino Unido em mais de 1%. Se todos os resíduos orgânicos fossem tratados por meio da A digestão anaeróbica (DA), esse número poderia aumentar para 6%, o que, com o devido apoio do governo, é alcançável até 2030. Isso aumentaria o número de empregados da indústria para 60.000 dos cerca de 4.800 empregados hoje.

Além disso, o setor pode produzir de 2 a 3 vezes a quantidade de gás atualmente importado da Rússia, bem como todo o CO2 usado no Reino Unido.

“Estou extremamente honrada em receber esta OBE”, comentou Charlotte. “É fundamental que desenvolvamos a indústria de biogás em todo o seu potencial o mais rápido possível, não apenas para mitigar as mudanças climáticas, mas também para nossa segurança alimentar e energética. É também uma enorme oportunidade comercial que criaria 60.000 novos empregos em todo o Reino Unido. Ao longo dos anos, muitas pessoas trabalharam arduamente ao meu lado para apoiar esse objetivo e, portanto, este também é o prêmio delas. Ainda temos muito a fazer para levar o setor aonde ele precisa estar, mas isso nos dá um enorme impulso em nossa determinação de ter sucesso em benefício da sociedade e da saúde do planeta”, destacou Charlotte Morton.

Carreira profissional

Nascida e criada em Hampshire, Charlotte Morton estudou direito inglês e francês na London School of Economics and Political Science e na Universidade de Strasbourg, na França. Ela se qualificou como advogada e praticou por 10 anos antes de concluir um MBA na London Business School em 2003 e estabelecer um dos primeiros esquemas de clubes de carros pagos por hora do Reino Unido, WhizzGo, em 2004.

Após a aquisição da empresa de aluguer de automóveis, foi convidada pelos seus membros fundadores para criar a vertente empresarial de uma nova associação comercial – a Associação de Digestão Anaeróbia e Biogás (ADBA)*, lançada em Setembro de 2009. Desde então, ela fez campanha incansável para que a digestão anaeróbica (DA) se tornasse uma parte fundamental da estratégia de descarbonização do Reino Unido e ajudou a ADBA a facilitar o crescimento do setor em quase 400%.

Charlotte é agora Diretora Executiva da Associação Mundial de Biogás, que ela foi fundamental para estabelecer em 2016.

Nessa capacidade, ela discursou na conferência COP26 em Glasgow no ano passado para promover o valor da digestão anaeróbica (DA) como uma solução para as mudanças climáticas; uma tecnologia que pode inaugurar uma nova era sustentável na gestão de resíduos e produzir biorecursos valiosos para energia, transporte, agricultura e produção de alimentos – destacando, em particular, o papel crítico que a digestão anaeróbia (DA) pode desempenhar na redução das emissões de metano.

Pesquisas demonstraram que digestão anaeróbia (DA) e a produção de biogás podem ajudar a contribuir para 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e reduzir as emissões globais em 10% até 2030, entregando também metade do Compromisso Global de Metano.

* Em 2014 foi renomeada para Associação de Digestão Anaeróbia e Biorecursos.

O que é a OBE?

A Ordem do Império Britânico foi estabelecida pelo Rei George V em 1917 para homenagear aqueles que serviram em um papel não combativo e expandiu a Ordem para recompensar contribuições para as Artes, Ciências, Trabalho de Caridade e Serviço Público. A Ordem é composta por cinco classes em ambas as divisões militares e civis. A Ordem também inclui a Medalha do Império Britânico concedida àqueles que contribuíram para o serviço em sua comunidade.

Fonte: honours.cabinetoffice.gov.uk

Mais informações: 

Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.