MSGÁS lança chamada pública para biometano

Tempo de leitura: aproximadamente 4m52s

MSGÁS lança Chamada Pública para fornecimento de biometano, buscando diversificar fornecedores e ampliar o uso de gás natural renovável em MS. Propostas até 13 de setembro de 2024. Participe e acesse o edital!

MSGÁS lança chamada pública para biometano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Brasil
Chamada Pública

MSGÁS lança Chamada Pública para fornecimento de biometano no MS

As empresas interessadas em participar da Chamada Pública deverão apresentar proposta comercial até o dia 13 de setembro de 2024.

A Companhia da Gás de Mato Grosso do Sul - MSGÁS abriu uma Chamada Pública para o recebimento de propostas de suprimento de biometano, com o objetivo de diversificar seu portfólio de fornecedores e expandir o uso de gás natural renovável em Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa mapear o mercado na área de concessão da empresa, garantindo a viabilidade econômica, regulatória e operacional da distribuição do biometano aos usuários.

Prazo: as propostas devem ser enviadas até 13 de setembro de 2024

A  Chamada Pública da MSGÁS está sendo possível graças ao crescimento da produção de gás renovável, segundo o gerente de Produção da Companhia, Leonardo Fioratti. “Biometano é um combustível do futuro, limpo, renovável e versátil, pode ser aplicado para uso industrial, veicular, termoelétrico, comercial e residencial”. O potencial de produção é medido pelo número de usinas, 20 em todo o Estado, com abrangência em 42 municípios. A setor sucroalcooleiro responde por 16º do PIB Industrial de MS.

“Uma das vantagens do biometano é a possibilidade de ser injetado na rede de distribuição, acrescentando diversidade no portfólio de supridores sem a necessidade de custos com novas instalações de duto. O biometano também pode ser comprimido ou ser transportado em estado líquido”, destaca o gerente de Produção da MSGÁS.

Para se ter uma ideia, a próxima safra de cana-de-açúcar e de milho vai render mais de 4,5 bilhões de litros de etanol. Para cada litro de etanol produzido a partir da cana-de-açúcar são gerados 10 litros de vinhaça. Cada metro cúbico de vinhaça produz até 13 metros cúbicos de biogás e para cada 3 metros cúbicos de biogás, após a purificação, produz-se 2 metros cúbicos de biometano.

Atualmente, há 22 biodigestores em atividade no Estado aproveitando resíduos da suinocultura e bovinocultura. A Adecoagro, no Vale do Ivinhema, foi a pioneira com a produção utilizando a vinhaça e neste ano a Atvos, em Nova Alvorada do Sul, anunciou investimento de R$350 milhões em uma planta de biometano com capacidade de 28 milhões de m³/ano, o que coloca o Estado em um outro patamar. A produção de biometano pela suinocultura também está em expansão, puxada pela SF Agropecuária, em Brasilândia. Há também investimentos da JBS em plantas de biometano.

A capacidade de produção de biogás do setor sucroenergético no Brasil é de aproximadamente 5,2 bilhões de metros cúbicos ao ano. Isso equivale a todo gás natural que o Brasil importou da Bolívia no ano passado, por exemplo.

A injeção de biometano nos dutos da MSGÁS é um capítulo importante na meta do Governo do Estado de fazer de MS um Estado Carbono Neutro, já que o combustível, produzido a partir de resíduos de suínos e de cana-de-açúcar, ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tornando a solução ecologicamente correta.

Destaques do Edital

  • O biometano pode ser fornecido a partir de diversas fontes, desde que atenda às especificações de qualidade estabelecidas pelas resoluções da ANP.
  • Objeto do Edital: recebimento de PROPOSTAS, não vinculantes, de suprimento de BIOMETANO para atendimento ao mercado regulado da MSGÁS, visando, assim, o mapeamento do mercado em sua área de concessão (estado de Mato Grosso do Sul),
    a diversificação do seu portfólio de supridores buscando estimular o mercado de BIOMETANO, observando a viabilidade econômica, regulatória e operacional para disponibilização aos seus usuários.
  • Prazo: as propostas devem ser enviadas até 13 de setembro de 2024, com validade de pelo menos 150 dias a partir da data limite.

Acesse o edital completo e envie sua proposta: MSGÁS Edital N° 002/2024 – Suprimento de Biometano

Essa Chamada Pública é um marco importante na transição energética de Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o objetivo de se tornar um Estado Carbono Neutro até 2030.

Sobre a MSGÁS:

  • Companhia da Gás de Mato Grosso do Sul - MSGÁS, criada pela Lei Estadual nº 1.854/98, é uma Sociedade de Economia Mista, composta pelo Estado de Mato Grosso do Sul com 51% das ações e pela Commit Gás S.A., com 49% das ações. Para mais informações acesse: msgas.com.br 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Copyright © 2018 - 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.