Certificação de Energia Renovável

Tempo de leitura: aproximadamente 3m55s

Certificação de Energia Renovável
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Biogás é o novo parceiro do Programa de Certificação de Energia Renovável

A Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás) é o novo parceiro do Programa de Certificação de Energia Renovável (REC), que tem como objetivo fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto valor agregado de sustentabilidade. Coordenado pelo Instituto Totum, que é o emitente local dos certificados RECs Brazil, o Programa foi fundado pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), e conta também com parceria da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), ABRACEEL (Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia Elétrica) e agora também com a ABiogás.

O Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil está em franco crescimento, tendo chegado à marca de 1,3 milhão de certificados transacionados em 2018, valor cinco vezes superior ao comercializado em 2017. Para este ano, a estimativa é atingir 3 milhões de certificados. Com os RECs, as empresas podem exercer seu poder de escolha sobre os atributos ambientais da energia adquirida.

A união das associações mostra a força das energias renováveis e o crescente interesse das empresas pelo mercado. “Se é uma demanda empresarial, nada mais compreensível do que a busca por energia certificada. É uma garantia de quem compra e também de quem vende, garantindo a qualidade do produto e seu impacto no desenvolvimento sustentável”, ressalta Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás.

A entrada da ABiogás no Programa é muito importante para o desenvolvimento e amadurecimento desse mercado no País, afirma o presidente do Totum, Fernando Giachini Lopes. Segundo ele, quanto mais entidades representativas da área de energia renovável apoiarem a iniciativa, maior o reconhecimento do Programa, reconhecimento esse que tem garantido o aumento consistente do mercado de RECs no Brasil.

No site do Programa www.recbrazil.com.br, é possível ter informações detalhadas sobre todo o processo e como é feito o registro, emissão e transação de certificados de energia renovável, em linha com os padrões internacionais.

 

Sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é um organismo de certificação que atua no mercado de auditorias independentes, selos e programas de autorregulamentação desde 2004. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios, por meio de selos e certificações setoriais. Atualmente, gerencia mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos, sendo responsável no Brasil pelos Programas de Certificação de Energia Renovável (REC Brazil e IREC).

 

Sobre a ABiogás

A Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás) atua, desde 2013, como um canal de interlocução com a sociedade civil, os governos federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro para transformar a energia elétrica, combustível e térmica, tanto do biogás quanto do biometano, em commodities energéticas amplamente utilizadas, com uma participação de 10% na matriz brasileira. Com mais de 53 associados de todos os portes e setores da cadeia produtiva de biogás, a ABiogás promove, anualmente, o Fórum do Biogás, considerado o maior encontro entre empresários, autoridades e estudiosos do setor na América Latina.

 

Fonte:O PETRÓLEO

Créditos da imagem: https://www.opetroleo.com.br/wp-content/uploads/2019/03/biogas1.jpg

Por Débora Souza, 1 de março de 2019.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

 

 

 

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.