Sistema de Monitoramento para Plantas de Biogás

Tempo de leitura: aproximadamente 6m41s

Um Salto à Frente em Pesquisa, Desenvolvimento e Produtividade Sustentável. CHP Brasil + GEF Biogás Brasil anunciam a implementação de Sistema de Monitoramento completo e personalizado para Plantas de Biogás.

Sistema de Monitoramento para Plantas de Biogás
Foto: Divulgação/ CHP Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Notícias
Sistema de Monitoramento

Eficiência Redefinida: Avanço da CHP Brasil na Otimização de Plantas de Biogás

Um Salto à Frente em Pesquisa, Desenvolvimento e Produtividade Sustentável. CHP Brasil + GEF Biogás Brasil anunciam a implementação de Sistema de Monitoramento completo e personalizado para Plantas de Biogás.

A CHP Brasil, em parceria com o projeto GEF Biogás Brasil, está liderando uma revolução no setor de biogás, proporcionando um avançado sistema de monitoramento remoto para as seis Unidades de Demonstração do projeto espalhadas pela Região Sul do país. Essa iniciativa visa não apenas fortalecer as cadeias de produção e inovação tecnológica no setor, mas também contribuir significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e impulsionar a economia circular e o desenvolvimento regional sustentável.

UNIDADES DE DEMONSTRAÇÃO

As Unidades de Demonstração de produção de biogás, cuidadosamente selecionadas através de uma concorrência aberta pela UNIDO em 2021, exemplificam as melhores práticas em aproveitamento energético de resíduos orgânicos. Cada uma dessas instalações desempenha um papel vital na transformação de resíduos agroindustriais em biogás, uma fonte sustentável de energia.

As Unidades de Demonstração são: 

  1. Fecularia Três Fronteiras (Itaúna do Sul, PR): indústria de fécula de mandioca que gera energia elétrica e térmica a partir do biogás. Também planeja usar o biogás para outros objetivos, como produzir biometano para abastecer frota de tratores. 
  2. 3Di/Alegra (Castro, PR): cooperativa agroindustrial de alimentos que utiliza o biogás para gerar energia elétrica, biometano para o abastecimento de geradores e CO2 para insensibilização de animais para o abate.
  3. EnerDinBo (Ouro Verde do Oeste, PR): central para recebimento de resíduos, utiliza resíduos agroindustriais e da suinocultura para gerar energia elétrica via biogás. Pretende produzir biometano para utilizar como combustível em frotas de caminhões. 
  4. 3G’s Adubos Orgânicos (Boa Esperança do Iguaçu, PR): granja de aves poedeiras, produz biogás a partir de cama de aves, resíduos de suinocultura e soro de leite, operando em codigestão. Gera energia elétrica, térmica e digestato a partir do biogás, reduzindo custos com energia e fertilizante.
  5. Unidade Granja Master (Videira, SC): granja de suínos que usufrui da energia elétrica, térmica e do digestato por meio do biogás produzido a partir dos resíduos da suinocultura. 
  6. Granja Kist E Froelich (Santa Rosa, RS): granja de suínos que aproveita o biogás para a geração de energia elétrica e térmica para abastecer suas operações. Também gera digestato a partir do processo de produção de biogás. 

O PROJETO GEF BIOGÁS BRASIL

Liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e com o CIBiogás como principal entidade executora (CIBiogás), o projeto sem fins lucrativos visa impulsionar o setor de biogás e biometano, alinhando-se com metas ambientais e promovendo a inovação no aproveitamento de resíduos.

O PONTO-CHAVE: SISTEMA DE MONITORAMENTO INOVADOR

Em janeiro de 2023, a CHP Brasil iniciou a implementação de um sistema de monitoramento remoto personalizado em cada uma das Unidades de Demonstração. Esse sistema abrangente e altamente especializado utiliza sensores e equipamentos avançados, integrando todos os sinais em um software supervisório exclusivo.

Entre os principais parâmetros monitorados estão:

  • Pressão interna e Temperatura do biodigestor;
  • Vazão do gás e Vazão do digestato;
  • Qualidade do biogás;
  • Produção de energia;
  • entre outros.

FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

Através do software supervisório, a CHP Brasil monitora diversos aspectos cruciais, como pressão e temperatura do biodigestor, vazão do gás e do digestato, qualidade do biogás e produção de energia. Rodrigo Zawadzki, Gerente Comercial da CHP Brasil, destaca a importância desse sistema personalizado:

“Esse sistema pode ser replicado em outros projetos e têm como suma importância o fornecimento de um sistema personalizado que pode integrar o monitoramento de todas as variáveis de processo de uma planta de biogás: biodigestor, equipamentos de tratamento de biogás e equipamentos de aproveitamento energético, seja para uso térmico, seja para geração de energia elétrica, e até mesmo para biometano” – Rodrigo Zawadzki (Gerente Comercial da CHP Brasil).

Sistema de monitoramento inovador para produção de biogás.

SISTEMA DE MONITORAMENTO PIONEIRO E INOVADOR

A parceria entre a CHP Brasil e o projeto GEF Biogás Brasil está elevando os padrões no monitoramento de plantas de biogás, estabelecendo um novo marco para a eficiência e sustentabilidade no setor. Essa inovação não apenas aprimora as operações das Unidades de Demonstração de produção de Biogás, mas também sinaliza um passo significativo em direção a um futuro mais verde e energeticamente eficiente. O projeto que está viabilizando o desenvolvimento do sistema de monitoramento de plantas de biogás certamente irá liderar o caminho para soluções sustentáveis e tecnológicas no setor de biogás possibilitando perspectivas promissoras para o meio ambiente e para a economia.

O QUE É UM SISTEMA DE MONITORAMENTO?

Sistemas de monitoramento e supervisão desempenham um papel crucial na operação eficiente e segura de plantas de produção de biogás. Esses sistemas fornecem informações em tempo real sobre diversos parâmetros do processo, permitindo que os operadores otimizem o desempenho, identifiquem problemas rapidamente e tomem decisões informadas.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE MONITORAMENTO?

A implementação de sistemas de monitoramento em plantas de biogás oferece uma série de benefícios, contribuindo para a eficiência operacional com a otimização do desempenho da planta, redução de custos operacionais, segurança operacional aprimorada, assim como com cumprimento de regulamentações ambientais e a maximização dos benefícios econômicos. Tudo isso a partir de um supervisório que possibilita a gestão remota dos principais parâmetros da planta.

SAIBA MAIS:

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?



Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.

AVISO! O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.