Vibra Energia aposta na expansão do mercado de biometano

Diretor da Vibra Energia falou sobre a importância estratégica do biometano para a empresa.

Vibra Energia aposta na expansão do mercado de biometano
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entrevista

Vibra Energia

Com o foco na transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis a Vibra Energia objetiva fomentar o crescimento do mercado de biometano no Brasil.
Em entrevista ao Portal Energia e Biogás, Marcelo Bragança, diretor de Operações, Logística e Sourcing da Vibra Energia, destacou as motivações, os desafios e o comprometimento da Vibra Energia rumo ao processo de transição energética.
Durante a entrevista, abordamos diversos pontos como: a transição energética, a expansão do mercado de biometano, certificados de redução de emissão de carbono, entre outros.

Por que a Vibra Energia optou por desenvolver negócios com objetivo de acelerar a introdução do biogás/biometano no mercado?

A Vibra vem se preparando para ser a melhor parceira de seus clientes no processo de transição energética para uma economia de baixo carbono.

Essa é uma demanda da sociedade, preocupada com mudanças climáticas que afetam o planeta. Nós queremos oferecer aos nossos clientes soluções energéticas oriundas de fontes limpas e sustentáveis.

Nossa missão é apoiar com tecnologia e inovação, levando as melhores práticas e soluções para os nossos clientes e consumidores. Estaremos sempre a postos para levar a molécula de combustível ou o elétron até onde o cliente precisar.

Tendo isso em vista, sabemos que a mudança no consumo começa agora e é em longo prazo, para os próximos 20 ou 30 anos. No entanto, muitas indústrias já estão começando este movimento e pretendem substituir o uso de óleo combustível por gás natural em poucos anos.

O biometano é a evolução desse caminho, um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis. Este é o nosso papel no caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis.

Vemos um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país, alinhado à implementação de uma forte agenda ESG.

Qual a importância estratégica do biometano para a empresa?

Primeiramente, temos que ter em mente que o Brasil possui um potencial viável anual de produção de pelo menos 10 bilhões m³ de biometano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país, sendo aproximadamente 30% dele oriundo da vinhaça da cana-de-açúcar.

Desta forma, nosso objetivo é fomentar o crescimento do mercado de biometano no país e, junto da ZEG Biogás, podermos explorar essa fonte energética pensando já em um movimento de substituição de combustíveis fósseis, como o diesel, gás natural e GLP.

No mercado de biogás e biometano, quais os planos da Vibra Energia para os próximos 5 anos no Brasil?

Ainda estamos construindo esse plano de médio e longo prazo, mas certamente seremos protagonistas nesse mercado e teremos um papel de liderança em biogás e biometano, como nos demais segmentos em que atuamos.

O foco prioritário da geração de biogás ou biometano será geração de energia elétrica (para geração distribuída ou mercado livre), uso como  combustível veicular (GNL) ou outro destino?

O principal objetivo é a produção de combustível, mas há a possibilidade de uso para geração de eletricidade.

Qual é a previsão do volume de produção de biometano esperada a partir dos projetos de vinhaça na cooperação Vibra Energia e ZEG Biogás?

Junto da ZEG Biogás, temos a meta de produzir 3 milhões de m³ por dia de gás até 2030, além de fomentar o nascente mercado de biometano no país.

Podemos esperar uma transição energética na própria empresa, na logística de distribuição de combustíveis poderá ser substituída por uma nova frota de caminhões a GNV/Biometano?

Com certeza. Em um futuro próximo, esperamos poder contar com frotas rodando a biometano.

Além de ser um projeto fortemente alinhado com a agenda ESG, também há possibilidade da obtenção de certificados de redução de emissão de carbono, entre eles temos o CBIOS do Renovabio. Como essas certificações poderão contribuir para a expansão da empresa em um mercado cada vez mais exigente?

Consideramos, em nossa estratégia, a ideia de um futuro baseado em economia de baixo carbono. 

Estamos comprometidos com o processo de transição rumo a esse entendimento e contribuímos de diferentes formas nesse sentido, seja reduzindo a intensidade de nossas emissões de Gases do Efeito Estufa, seja desenvolvendo negócios em energias renováveis e atuando em conjunto com fornecedores, clientes e parceiros. 

Defendemos a importância dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, o que garante ao país uma posição de destaque na medida em que valoriza a diversidade de fontes energéticas, sendo importante para o setor e para a sustentabilidade da sociedade de um modo geral. 

Adquirimos mais de mais de 4 milhões de créditos de descarbonização (CBios) em 2020 e devemos adquirir outros 6,5 milhões de CBios em 2021, o nos coloca na condição de maior compradora entre as distribuidoras que atuam no país.

Sobre a Vibra Energia

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes e uma das maiores empresas de energia do país, a Vibra Energia caminha para a transição energética. A companhia entrou em novos mercados e vem investindo na melhoria dos seus padrões de governança e nos temas ESG. No mercado de energia, a Vibra atua por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio. 

Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca top of mind Lubrax, que possui mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+.

Mais informações em: www.vibraenergia.com.br

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.