Vibra Energia e ZEG Biogás se unem para fomentar o mercado de biometano no Brasil

Acordo de Cooperação permitirá que as empresas ofereçam soluções integradas de produção de biometano ao setor de açúcar e etanol

Vibra Energia e ZEG Biogás se unem para fomentar o mercado de biometano no Brasil
Vibra Energia e ZEG Biogás se unem para fomentar o mercado de biometano no Brasil
Brasil
Assessoria de Imprensa

Vibra Energia e ZEG Biogás se unem para fomentar o mercado de biometano no Brasil

A Vibra Energia e a ZEG Biogás assinaram nesta segunda-feira, dia 30 de agosto de 2021, um Acordo de Cooperação para oferecerem aos fornecedores de etanol da Vibra uma solução integrada de produção de biometano.

O objetivo é fomentar o crescimento do mercado de biometano no país. Segundo projeções das empresas parceiras, o Brasil possui potencial viável anual de produção de 10 bilhões m³ de biometano, o que equivale a um terço da demanda atual por gás natural no país, sendo aproximadamente 30% dele oriundo da vinhaça da cana-de-açúcar. A substituição de combustíveis fósseis pela exploração de todo potencial de vinhaça poderia evitar as emissões de até 10 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por ano – o equivalente a 70 milhões de árvores plantadas. O biometano é um combustível totalmente renovável e que pode substituir diversos combustíveis fósseis como o gás natural, diesel e GLP. 

Para as mais de 300 usinas de etanol pertencentes aos 60 grupos industriais fornecedores de etanol da Vibra, essa é a oportunidade de viabilizar uma solução ambientalmente adequada para a vinhaça e efluentes de seus processos produtivos, o que também contribui para melhoria na produtividade do solo, com a consequente melhora dos resultados operacionais da usina. 

"Com esta parceria, a Vibra e a ZEG aliam a expertise da ZEG na produção de biometano com a capacidade da Vibra de acessar os principais produtores de açúcar e etanol do Brasil", afirma Marcelo Bragança, Diretor Executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, que completa:

"A parceria com a ZEG foi certeira. Eles possuem uma tecnologia própria que conta com a melhor solução em biodigestor para vinhaça do mundo, além de ser altamente eficiente em custos".

A ZEG Biogás é uma empresa especializada na produção e comercialização de biogás e biometano, possuindo know-how na estruturação de projetos para destinação de biogás de aterros sanitários e agroindústrias, incentivando o mercado de energia renovável e biocombustíveis no Brasil. No setor de açúcar e etanol, a ZEG tem a expertise na utilização do subproduto vinhaça para geração de energia e biocombustível.

"Há diversos ganhos para as usinas de etanol, como a diversificação do seu portfólio de combustíveis, destinação adequada dos resíduos e redução da pegada ambiental com utilização do combustível limpo em suas frotas e maquinário agrícola", destaca Daniel Rossi, acionista e CEO da ZEG, empresa do Grupo Capitale Energia.

"Já do ponto de vista do consumidor, o biometano é um combustível renovável totalmente intercambiável com o gás natural convencional e inclusive utiliza-se da infraestrutura de distribuição já existente, sendo um vetor importante para acelerar a transição energética no país", complementa o executivo. 

Já a Vibra, como maior distribuidora de combustível do país, traz para o negócio seu amplo relacionamento com os produtores de açúcar e etanol. A companhia está construindo seu caminho rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis e vê um enorme potencial no desenvolvimento do mercado de biometano no país, alinhado à implementação de uma forte agenda ESG¹

¹Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG) traduzido do inglês-são as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

O trabalho conjunto busca aproveitar a sólida rede de relacionamento que a VIBRA detém com as usinas de etanol para propor a realização dos estudos e o fomento à produção do GasBio, como é denominado o biometano da ZEG, por meio da tecnologia e expertise da ZEG Biogás.

A partir do acordo, as duas empresas traçarão planos de trabalho detalhados junto a cada fornecedor de etanol que se interesse pela solução do biometano. O suporte começa nas definições de capacidade de produção e identificação de potencial de consumo interno e na região, passando por projetos de engenharia para implantação e elaboração de estudo de viabilidade econômico-financeira do projeto. As empresas também ajudarão a definir o modelo de negócios que será utilizado para explorar a oportunidade.

Sobre a Vibra Energia

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes e uma das maiores empresas de energia do país, a Vibra Energia caminha para a transição energética. A companhia entrou em novos mercados e vem investindo na melhoria dos seus padrões de governança e nos temas ESG. No mercado de energia, a Vibra atua por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, comércio, indústrias, produtos químicos, mineração e agronegócio. 

Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca top of mind Lubrax, que possui mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Com a marca BR Aviation, a companhia abastece aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. No mercado automotivo, a Vibra é licenciada da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o País. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Mais informações em: www.vibraenergia.com.br

 

 

Sobre a ZEG Biogás

A ZEG Biogás, empresa do Grupo Capitale, tropicalizou equipamentos já consolidados no mundo e desenvolveu tecnologias exclusivas de produção e distribuição de biogás e biometano, que permitem a eficiência de custos e escalabilidade de seus empreendimentos. Esse know-how em diversos segmentos da cadeia a credencia a oferecer uma solução completa aos seus parceiros, desde a produção da molécula até o fornecimento ao mercado. 

Trabalhando em favor do crescimento sustentável, com o propósito de alcançar a transição energética para uma economia de baixo carbono, a ZEG Biogás é uma empresa alinhada com as práticas da agenda ESG (Meio ambiente, Sociedade e Governança), oferecendo soluções integradas que buscam promover descarbonização, digitalização, descentralização e democratização de recursos.

A ZEG – Zero Emission Generation – é uma empresa que reúne quatro unidades de negócios: ZEG Hidro, ZEG Biogás, ZEG Solar e ZEG Ambiental. Cada uma atua, de modo descentralizado, no seu nicho científico e de tecnologias para produção de energia renovável e limpa. Todavia, as quatro convergem para o desenvolvimento de aplicações práticas capazes de contribuir para alcançar a neutralidade em emissões de gases do efeito estufa, reduzindo os impactos negativos causados pelo uso de combustíveis fósseis na matriz energética. Mais informações em: www.zeg.com.br

Para saber mais sobre Acordo de Cooperação entre Vibra Energia e ZEG Biogás:

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Fonte: Release - SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ZEG.

Publicado em:  31 de setembro de 2021.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da Assessoria de Impressa.